Tarcísio de Freitas defende sistema eleitoral em evento com tribunais regionais: ‘referência’
Declaração contraria o discurso do ex-presidente, que frequentemente questionou a confiabilidade das urnas e do processo eleitoral brasileiro

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o sistema eleitoral brasileiro é uma “referência” em tecnologia e apuração de votos. A declaração foi feita durante evento no Palácio da Justiça do Estado, na noite desta sexta-feira (21), na abertura do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
“O Brasil veio se tornando referência no que diz respeito, em termos de velocidade, de apuração, de tecnologia. Ou seja, muitos países têm que olhar para o Brasil e ver o que está sendo feito aqui“, declarou o governador.
A declaração contraria o discurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), padrinho político de Tarcísio, que frequentemente questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral brasileiro.
Bolsonaro e as urnas eletrônicas
Durante seu governo, Bolsonaro colocou em dúvida a segurança das urnas eletrônicas. Em julho de 2022, reuniu embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada para afirmar que a Justiça Eleitoral se recusava a dar transparência ao processo.
As acusações sem provas levaram à sua condenação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), resultando em sua inelegibilidade até 2030. O episódio foi citado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, na acusação formal sobre o plano de golpe em 2022.
Segundo a investigação, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, afirmou que o ex-presidente pressionou o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, para divulgar supostas fraudes eleitorais.
Tarcísio valoriza trabalho da Justiça Eleitoral
Ao lado de representantes da Justiça Eleitoral, Tarcísio destacou a eficiência do sistema brasileiro.
“Em pouco tempo, os dados (dos votos) são contabilizados, a gente tem a proclamação de um resultado, a diplomacão, e é isso de fato o que garante a representatividade“, disse.
Ele também ressaltou a importância da Justiça Eleitoral para a democracia. “A gente tem que fazer o agradecimento à Justiça Eleitoral por todo esse trabalho, por todo esse empenho como garantidora da democracia brasileira“.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, elogiou a Justiça Eleitoral e o sistema de votação do Brasil. A declaração foi feita em um evento com representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais na quinta-feira (20). "O Brasil tem se tornado referência no que diz respeito à… pic.twitter.com/C1tziXR6SI
— GloboNews (@GloboNews) March 21, 2025
As falas de Tarcísio foram feitas dias após sua participação em um ato no Rio de Janeiro, no último domingo (17), em defesa da anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. No evento, o governador criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo Lula.
“Os caras que assaltaram o Brasil, os caras que assaltaram a Petrobras, voltaram para a cena do crime, voltaram para a política, foram reabilitados. Tá certo isso? Parece haver justiça nisso? Então é correto que a gente garanta a anistia daqueles inocentes que nada fizeram“, disse.
Pressão de aliados bolsonaristas
Mesmo com suas declarações a favor da anistia, Tarcísio enfrenta pressão de aliados bolsonaristas. Nesta semana, o pastor Silas Malafaia criticou o presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP), por se opor ao projeto de anistia dos envolvidos no 8 de Janeiro.
Em entrevista à CNN Brasil, Pereira afirmou que a proposta “não só contamina o debate da eleição presidencial como também a própria governabilidade e a própria atuação da Câmara e do Senado“.
Malafaia cobra posicionamento
Em vídeo divulgado nas redes sociais, Malafaia direcionou sua crítica a Tarcísio, à senadora Damares Alves (DF), ao senador Hamilton Mourão (RS) e ao deputado Silas Câmara (AM), chamando-os de “gente expoente” do Republicanos.
“Essas pessoas ou saem desse partido ou se posicionem veementemente contra ele“, afirmou o pastor, que é um dos principais aliados de Bolsonaro.
Redação
Mais Lidas
Política
Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais
Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Lula sanciona Lei da Reciprocidade como resposta ao ‘tarifaço’ de Trump
Últimas Notícias

Caixa destina mais R$ 15 bilhões à faixa 4 do Minha Casa Minha Vida

Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais

STF mantém penas de condenados pela tragédia da Boate Kiss e encerra disputa judicial
Ministros rejeitam recursos e confirmam decisão que restabeleceu sentenças após anulação feita pelo STJ

Chuvas intensas causam alagamentos e deixam famílias desalojadas no interior da Bahia
Municípios do sul, sudoeste e norte do estado registraram danos estruturais, enquanto Salvador segue em alerta para novos temporais

César Borges elogia gestão de Jerônimo Rodrigues: ‘difícil encontrar uma pessoa tão cortês como o senhor’
Ex-governador se declara admirado com postura do atual chefe do Executivo em evento que também marcou anúncio de obras e apoio à Expo Jequié 2025

BBB 25: Parciais apontam paredão acirrado entre Renata e Vinicius
Renata e Vinícius lideram as rejeições segundo enquetes

Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Ex-presidente será transferido para Brasília em UTI aérea por recomendação médica; quadro clínico é estável

Veja onde assistir Paixão de Cristo em Salvador e RMS: espetáculos gratuitos e ações solidárias
Eventos devem atrair centenas de pessoas nos dias que antecedem Semana Santa

Robinson Almeida denuncia novo apagão em Capim Grosso e cobra Coelba: ‘Recorrência é inadmissível’
Segundo relatos, blecaute provocou prejuízos significativos a moradores e comerciantes locais

Presidente de Comissão projeta votação novo IR e critica sistema tributário: ‘injusto, regressivo e burro’
Previsão foi feita durante um evento realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

Via Sacra no Centro Histórico de Salvador recria Paixão de Cristo com 14 estações
Celebração reunirá fiéis e representantes de irmandades, neste sábado (12), a partir das 16 horas, com percurso por igrejas históricas

Bolsonaro tem noite estável em hospital de Natal e será transferido para Brasília por precaução
Ex-presidente passou mal na noite de sexta-feira, durante uma agenda política em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte