Tarcísio de Freitas muda posição sobre câmeras corporais na Polícia Militar de SP: ‘Tinha uma visão equivocada’
Governador de SP se diz ‘completamente convencido’ de que a tecnologia é fundamental para proteger tanto a sociedade quanto os agentes
Após recentes casos de violência policial, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quinta-feira (5) que tinha “uma visão equivocada” sobre o uso de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares. Hoje, ele diz estar “completamente convencido” de que a tecnologia é fundamental para proteger tanto a sociedade quanto os agentes. Tarcísio garantiu que não apenas manterá o programa, mas também irá ampliá-lo. As informações são do G1.
“Eu era uma pessoa que estava completamente errada nessa questão. Tinha uma visão equivocada, fruto da experiência pretérita que eu tive. Não tem nada a ver com a questão da segurança pública. Hoje, estou completamente convencido de que é um instrumento de proteção da sociedade e do policial. E nós vamos não apenas manter, mas ampliar o programa. E tentar trazer o que tem de melhor em termos de tecnologia”, disse o governador.
Novo modelo de câmeras
Atualmente, os policiais militares em São Paulo utilizam câmeras corporais que fazem gravações automaticamente. A partir de 17 de dezembro, um novo modelo será introduzido, permitindo que a gravação seja acionada pelo policial ou remotamente. Tarcísio garantiu que os novos equipamentos serão implementados somente após testes rigorosos para garantir sua funcionalidade.
“Se ele [o PM] esquecer de acionar [a gravação da câmera], tem o acionamento remoto. E a gente vai testar todas as funcionalidades, porque elas não entram em operação até que todas essas funcionalidades deem segurança pra nós”, afirmou.
Enquanto isso, o uso das câmeras atuais será prorrogado. “Até que a gente forme convicção de que estamos com um produto nas mãos que vai atingir a finalidade a que se destina”, completou.
Histórico de críticas
Durante a campanha eleitoral de 2022, Tarcísio criticou as câmeras corporais e sugeriu que seu uso fosse reavaliado. Em janeiro deste ano, ele declarou que os equipamentos não ofereciam segurança efetiva e que sua gestão não investiria em novos dispositivos. “Os contratos permanecem, mas qual a efetividade das câmeras corporais na segurança do cidadão? Nenhuma”, afirmou na época.
Comando da SPP
Apesar da crise na segurança pública, o governador descartou alterações no comando da Secretaria da Segurança Pública (SSP) ou na Polícia Militar. Ele reafirmou a confiança em Guilherme Derrite, atual secretário da SSP.
“É hora de ter humildade e dizer: ‘pô, tem alguma coisa que não tá funcionando’. Mas vou confiar no meu time”, declarou.
Tarcísio reforçou que o combate ao crime deve ser firme, mas sem tolerar abusos. “Quando a gente começa a ver reiterados descumprimentos desses procedimentos, a gente vê que há de fato transgressão disciplinar, falta de treinamento. São coisas que chocam todo mundo, chocam a gente também”, lamentou.
Mudança de tom
O discurso do governador nesta quinta-feira (05) contrasta com declarações feitas no início da semana, quando defendeu a atuação de sua gestão. Na terça-feira (03), ao ser questionado sobre o desempenho de Derrite, Tarcísio disse: “Olha os números que você vai ver que está [fazendo um bom trabalho]”.
Em março, após uma operação policial na Baixada Santista que resultou em 56 mortes, Tarcísio minimizou denúncias de irregularidades. Na ocasião, afirmou: “Nós temos muita tranquilidade com o que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, pode ir na Liga da Justiça, no raio que o parta, que eu não tô nem aí”.
Mais Lidas
Bruno Reis volta a dizer que não há datas para anúncio de novo secretariado
Política
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Últimas Notícias
Sandro Filho participa de cerimônia da Marinha em Salvador
PGR pede arquivamento de investigação contra Renan Calheiros por propina
Diego e Daniele Hypolito vencem segunda Prova do Anjo do BBB 25
Base de Neto sofre mais uma baixa e prefeito de Brejões anuncia apoio a Jerônimo
Investida acontece 3 dias após prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), também se reunir com governador petista
Putin apoia visão de Trump e sugere que guerra na Ucrânia seria evitada com republicano no poder
Líder russo elogia presidente dos EUA como pragmático e destaca possível negociação para dar fim ao conflito
Parceria: Gordinho da Favela e instituto beneficente restauram moradias em Salvador
Iniciativa aconteceu, desta vez, no bairro de Campinas de Pirajá
‘100 Dias sem Fila’: José Ronaldo acompanha mutirões de saúde em Feira de Santana
Projeto busca eliminar filas para consultas e exames médicos com ações integradas e parcerias estratégicas
Parlamentares acionam TCU e pedem revisão de bloqueio de bilionário do programa ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares argumentam que a suspensão pode agravar a evasão escolar e excluir milhares de jovens do sistema educacional
Salvador é capital mais violenta para LGBTQIAPN+ no Brasil; saiba o que fazer caso se torne vítima
De acordo com GGB, São Paulo, Bahia e Mato Grosso lideram ranking dos estados com mais casos contra comunidade; veja números
Gêmeos do BBB 25 criticam Anitta e funk carioca durante festa: ‘Isso não é música’
Após polêmica, contas oficiais dos brothers foram derrubadas na rede social X
Lula apoia oficialmente Rio e Niterói para os Jogos Pan-Americanos de 2031
Presidente destaca legado esportivo e infraestrutura já existente em carta enviada à Panam Sports
Chuva histórica atinge São Paulo com volume recorde em 64 anos
Em único dia, foram registrados 125 mm de precipitação, 43,4% do volume esperado para todo mês de janeiro
Aeronave americana com brasileiros deportados passa por problemas técnicos em Manaus
Governo Trump intensifica políticas anti-imigração; inicialmente, voo teria como destino final Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte