Senado avança em regulação da inteligência artificial no Brasil
O texto, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), será votado no plenário principal da Casa na próxima terça-feira (10)

A comissão do Senado responsável por regulamentar a inteligência artificial (IA) aprovou nesta quinta-feira (5) um projeto que estabelece diretrizes para o uso da tecnologia no Brasil. O texto, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL-TO), será votado no plenário principal da Casa na próxima terça-feira (10). As informações são do G1.
Impasses adiaram votação no plenário
Embora o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), esperasse que o projeto fosse analisado ainda nesta quinta, lideranças partidárias afirmaram que não houve consenso para a votação.
Senadores citaram a baixa presença de parlamentares e o desconhecimento do conteúdo do projeto, aprovado minutos antes pela comissão. Em razão disso, o texto foi retirado de pauta, e o plenário aprovou apenas um requerimento que garante urgência à discussão.
Rodrigo Pacheco e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), definiram a regulação da IA como prioridade no Congresso em 2024.
Próximos passos para o projeto virar lei
Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pelo plenário do Senado e, posteriormente, pela Câmara dos Deputados. Caso não haja alterações, o texto seguirá para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Principais pontos do projeto:
- Regulação de sistemas de IA: o projeto estabelece balizas para o desenvolvimento e a exploração de sistemas de inteligência artificial no Brasil.
- Responsabilização de empresas: empresas poderão ser responsabilizadas na Justiça por danos causados por IA a terceiros.
- Direitos e punições: o texto define violações e punições para os responsáveis pela tecnologia, além de assegurar direitos autorais para conteúdos utilizados em bancos de dados de IA.
- Fiscalização pela SIA: a fiscalização será conduzida pelo Sistema Nacional de Regulação e Governança de Inteligência Artificial (SIA), coordenado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
- Princípios e supervisão humana: a proposta exige o respeito a princípios como proteção de grupos vulneráveis, democracia, e integridade da informação. Também estabelece mecanismos contra discriminação e supervisionados por humanos.
- Identificação de sistemas de IA: ferramentas de IA deverão ser identificadas com um símbolo, garantindo que os usuários saibam quando estão interagindo com uma inteligência artificial.
- Remuneração de autores: desenvolvedoras de IA terão que pagar aos autores pelos conteúdos utilizados em seus bancos de dados.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Brasil volta a exigir visto para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Decisão entra em vigor nesta quinta-feira (10) e segue o princípio da reciprocidade diplomática; Japão está fora da lista

Marinho reage à saída de Juscelino, pressiona ifood e anuncia nova unidade do Sine na Bahia
Declarações ocorreram durante inauguração da primeira unidade do novo modelo 'Casa do Trabalhador', em Salvador

Fórum 50+ agita Salvador com debates sobre carreira, inovação e futuro dos profissionais maduros
Evento reúne especialistas e promove debates sobre inclusão, inovação e valorização da experiência no mercado atual

Polêmica: governador sugere investigação milionária sobre contratos de lixo após CPI do MST; oposição reage
Declaração foi imediatamente rebatida pelo deputado Sandro Régis ao afirmar que AL-BA deveria instalar CPI dos Respiradores

Taxa para entrar no Reino Unido fica 60% mais cara e pega brasileiros de surpresa
Documento eletrônico obrigatório tem novo valor; sistema já emite mais de 1 milhão de autorizações desde 2023

Resumo BBB 25 de quarta-feira (10/4): Vinícius revela bissexualidade em noite marcada por reconciliação e clima de romance
Baiano enfrenta paredão contra Maike e Renata e resultado será divulgado na noite desta quinta-feira (10)

Jerônimo defende união por investimentos e desenvolvimento sustentável durante assembleia do Consórcio Nordeste
Agenda envolveu temas como infraestrutura, saúde, educação, agricultura familiar, economia solidária, segurança pública e seca

Concurso seleciona filarmônicas para desfile do Dois de Julho em Salvador
Bandas de até 41 integrantes serão escolhidas para integrar cortejo cívico da Independência da Bahia, com premiação de R$ 12 mil

Teatro Gregório de Mattos recebe peça sobre violência contra a mulher nesta quinta e sexta; saiba como assistir
Peça discute violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar

Oportunidade de emprego: Simm abre 98 vagas de trabalho e estágio em Salvador nesta quinta
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho