Rui Costa detalha novas regras para o BPC e defende isenção de IR para baixa renda
A partir de 2025, beneficiários serão submetidos a perícia médica para verificar se mantêm o direito ao benefício
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, abordou, nesta quinta-feira (28), a mudança nas regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação e reduzir a judicialização do programa. Ele explicou que, de 3 milhões de beneficiários com deficiência, 1 milhão não está registrado no sistema do Código Internacional de Doenças (CID), sendo que 75% das concessões ocorreram por decisão judicial. “Se um programa está na lei, que é para pessoa com deficiência, você precisa saber qual é a deficiência da pessoa”, afirmou o ministro.
A partir de 2025, os beneficiários do BPC passarão a ser submetidos a uma perícia médica para verificar se mantêm o direito ao benefício. “Para garantir que quem tem direito continue recebendo e, eventualmente, quem foi incluído que não tem direito não receba”, completou Rui Costa.
Atualmente, o programa atende mais de 6,02 milhões de pessoas de baixa renda, incluindo idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, com um pagamento mensal de um salário mínimo. As mudanças nas condições de acesso ao BPC, junto com ajustes no Bolsa Família, fazem parte de um pacote de corte de gastos obrigatórios, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite de quarta-feira (27) e detalhado nesta quinta-feira (28).
Rui Costa também comentou sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que desde 2016 é exigido para o recebimento do BPC. O ministro destacou que mais de 500 mil pessoas não estavam inscritas no CadÚnico, a maioria delas inclusas no programa durante a gestão anterior. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem notificado esses beneficiários, sendo que mais de 300 mil precisam regularizar sua situação para continuar recebendo o benefício.
O prazo para regularização do cadastro é de 45 a 90 dias, dependendo do município de residência, após a notificação oficial. A atualização cadastral deve ser feita na rede de assistência social do município, e o sistema é operacionalizado pelas prefeituras por meio do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
Na coletiva, Rui Costa também se posicionou em defesa da isenção do Imposto de Renda para contribuintes que ganham até R$ 5 mil mensais a partir de 2026, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro criticou especulações do mercado financeiro e reiterou que a medida foi legitimada pelo voto popular: “O povo brasileiro votou neste programa. E, portanto, ele foi legitimado pelas urnas”. Ele ainda afirmou que o anúncio não deve ser visto como surpresa para a sociedade e os agentes econômicos.
A especulação sobre o pacote de corte de gastos causou um dia de nervosismo no mercado financeiro, com o dólar superando R$ 5,90 e a Bolsa de Valores caindo mais de 1,5%. O ministro também comentou que não foi o presidente Lula quem criou a expectativa de que a isenção seria anunciada em janeiro, e sim um equívoco por parte do mercado financeiro.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Lula prega equilíbrio fiscal após aumento na cotação do dólar
Rui Costa garante que ajustes no orçamento não comprometeram o Novo PAC
Entenda a tramitação das propostas do governo para corte de gastos
Daniel Alves destaca aumento de 7% no orçamento de Salvador para 2025
Últimas Notícias
Lula prega equilíbrio fiscal após aumento na cotação do dólar
Rui Costa garante que ajustes no orçamento não comprometeram o Novo PAC
Jerônimo Rodrigues defende diálogo entre governadores durante Fórum Nacional em Brasília
Encontro discutiu estratégias de cooperação entre os entes federados
Investigadores e escrivães da Bahia aprovam reajuste salarial de 22%
Além do reajuste, servidores decidiram pela manutenção da "Mesa de Negociação" com o governo estadual para assegurar a implementação da reestruturação salarial
Secretária de Saúde da Bahia defende esforço conjunto no combate ao Aedes aegypti
Durante reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília, Roberta Santana enfatizou a necessidade de planejamento diante do aumento das chuvas de verão
Entenda a tramitação das propostas do governo para corte de gastos
Apesar do anúncio, as mudanças dependem da aprovação do Congresso Nacional, o que pode atrasar sua implementação
Reunião entre prefeito e secretários discute medidas emergenciais para enfrentar chuvas em Salvador
Contenção de encosta será construída entre Pernambués e Saramandaia
Rui Costa detalha novas regras para o BPC e defende isenção de IR para baixa renda
A partir de 2025, beneficiários serão submetidos a perícia médica para verificar se mantêm o direito ao benefício
Marta Rodrigues questiona redução de 10% no Orçamento da Codesal para 2025: ‘Tem que ter uma projeção maior’
Ao Portal M!, vice-líder da Oposição na Câmara também cobrou execução eficiente da LOA 2025, além de planejamento urbano pelo PDDU
Festival de Samba de Roda celebra 20 anos de resistência no Centro Histórico de Salvador
Mestras e mestres se reúnem para celebrar a cultura e a resistência do samba de roda na Bahia
Cheiro de Amor celebra 45 anos com show especial em Salvador
Raquel Tombesi, Alinne Rosa e Vina Calmon se encontram em uma noite que promete muita emoção
Daniel Alves destaca aumento de 7% no orçamento de Salvador para 2025
Apresentação foi presidida pelo vereador Daniel Alves