Reunião entre prefeito e secretários discute medidas emergenciais para enfrentar chuvas em Salvador
Contenção de encosta será construída entre Pernambués e Saramandaia
Acompanhado de secretários e gestores municipais, o prefeito Bruno Reis se reuniu nesta quinta-feira (28) com o Sistema de Proteção e Defesa Civil de Salvador para discutir ações emergenciais e novas medidas preventivas contra os efeitos das chuvas na cidade.
Entre as principais intervenções, destacam-se a construção de uma contenção de encosta na Rua Amargosa, entre Pernambués e Saramandaia, e mais duas outras na região. Além disso, será iniciada a segunda etapa das obras de drenagem no bairro, que já demonstraram eficácia ao impedir alagamentos na Rua Santo Antônio de Pádua.
Durante a reunião, o prefeito enfatizou a importância do apoio às famílias afetadas pelas chuvas. “O mais importante neste momento é o apoio às famílias, àquelas que estão nas nossas unidades de acolhimento, que agora vão para o aluguel social. As que sofreram com alagamentos vão receber auxílio emergencial para readquirir todos os seus pertences”, afirmou Bruno Reis.
O auxílio emergencial criado pela Prefeitura pode chegar a até três salários mínimos. O prefeito também apresentou um balanço das ocorrências causadas pelos temporais que atingiram Salvador desde o último final de semana. Em San Martin, o acumulado de chuvas alcançou 464,6 mm, mais de quatro vezes o previsto para o mês, que era de 108,2 mm.
A Defesa Civil (Codesal) recebeu mais de 600 solicitações de urgência e emergência pelo número 199 nos últimos cinco dias. O volume de chuvas registrado em novembro foi o maior dos últimos 61 anos, conforme dados da Prefeitura.
Bruno Reis destacou os esforços contínuos para melhorar a infraestrutura e aumentar a segurança da cidade. “Sabemos que há problemas, temos diversos projetos para serem elaborados nesse momento, diversas obras em execução e vamos seguir investindo mais recursos para que nossa cidade seja cada vez mais segura”, afirmou.
Ele frisou ainda que nos últimos dez anos, a Prefeitura tem investido em proteção de encostas em 541 áreas de risco e na construção de mais de 3 mil escadarias drenantes, além da urbanização de canais em várias regiões da cidade.
O diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, também explicou as ações do órgão em resposta à situação. Segundo ele, protocolos de investidas de campo foram definidos, com equipes designadas para vistorias de situações emergenciais e de risco ordinário.
Além disso, grupos especializados realizarão inspeções geotécnicas nos 14 pontos da cidade com Sistema de Alerta e Alarme, além de Saramandaia, que sofreu grande impacto das chuvas na quarta-feira (27).
A Codesal, responsável pelas vistorias e atendimentos emergenciais, conta com equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, agrônomos, geólogos, meteorologistas, arquitetos, urbanistas, e outros profissionais.
“Desconheço qualquer outra estrutura de Defesa Civil, em qualquer local do Brasil, que tenha uma equipe multidisciplinar com tantas áreas de atuação para construir os resultados que a gente precisa”, afirmou Sosthenes.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos