Rui Costa detalha novas regras para o BPC e defende isenção de IR para baixa renda
A partir de 2025, beneficiários serão submetidos a perícia médica para verificar se mantêm o direito ao benefício

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, abordou, nesta quinta-feira (28), a mudança nas regras de acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), com o objetivo de garantir o cumprimento da legislação e reduzir a judicialização do programa. Ele explicou que, de 3 milhões de beneficiários com deficiência, 1 milhão não está registrado no sistema do Código Internacional de Doenças (CID), sendo que 75% das concessões ocorreram por decisão judicial. “Se um programa está na lei, que é para pessoa com deficiência, você precisa saber qual é a deficiência da pessoa”, afirmou o ministro.
A partir de 2025, os beneficiários do BPC passarão a ser submetidos a uma perícia médica para verificar se mantêm o direito ao benefício. “Para garantir que quem tem direito continue recebendo e, eventualmente, quem foi incluído que não tem direito não receba”, completou Rui Costa.
Atualmente, o programa atende mais de 6,02 milhões de pessoas de baixa renda, incluindo idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, com um pagamento mensal de um salário mínimo. As mudanças nas condições de acesso ao BPC, junto com ajustes no Bolsa Família, fazem parte de um pacote de corte de gastos obrigatórios, anunciado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na noite de quarta-feira (27) e detalhado nesta quinta-feira (28).
Rui Costa também comentou sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que desde 2016 é exigido para o recebimento do BPC. O ministro destacou que mais de 500 mil pessoas não estavam inscritas no CadÚnico, a maioria delas inclusas no programa durante a gestão anterior. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) tem notificado esses beneficiários, sendo que mais de 300 mil precisam regularizar sua situação para continuar recebendo o benefício.
O prazo para regularização do cadastro é de 45 a 90 dias, dependendo do município de residência, após a notificação oficial. A atualização cadastral deve ser feita na rede de assistência social do município, e o sistema é operacionalizado pelas prefeituras por meio do Sistema Único da Assistência Social (Suas).
Na coletiva, Rui Costa também se posicionou em defesa da isenção do Imposto de Renda para contribuintes que ganham até R$ 5 mil mensais a partir de 2026, uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ministro criticou especulações do mercado financeiro e reiterou que a medida foi legitimada pelo voto popular: “O povo brasileiro votou neste programa. E, portanto, ele foi legitimado pelas urnas”. Ele ainda afirmou que o anúncio não deve ser visto como surpresa para a sociedade e os agentes econômicos.
A especulação sobre o pacote de corte de gastos causou um dia de nervosismo no mercado financeiro, com o dólar superando R$ 5,90 e a Bolsa de Valores caindo mais de 1,5%. O ministro também comentou que não foi o presidente Lula quem criou a expectativa de que a isenção seria anunciada em janeiro, e sim um equívoco por parte do mercado financeiro.
Mais Lidas
Política
Haddad defende economia forte como base para reeleição de Lula em 2026
Últimas Notícias

Trump retorna e Lula participa; conflitos no Oriente Médio e tarifas dominam a agenda do G7
A Cúpula do G7 iniciou neste domingo em Kananaskis, Alberta, Canadá, reunindo líderes das sete maiores economias do mundo para discutir questões globais críticas. O evento ocorre em meio a tensões elevadas devido ao agravamento do conflito entre Israel e Irã, além da iminente expiração da trégua tarifária dos EUA, que termina em menos de […]

Bahia Farm Show 2025 registra público recorde com 162 mil visitantes e inovações tecnológicas
Evento apresentou as últimas tecnologias do setor por meio de 434 expositores

Senado pede repatriação de caravana evangélica com brasileiros retidos em Israel devido conflito com Irã
Grupo integra uma caravana evangélica que visitava locais bíblicos na Galileia

Ivete Sangalo surpreende em festa junina escolar em Salvador e agita público com clássicos do forró
Antes, cantora havia realizado uma apresentação inédita no São João de Maracanaú, no Ceará

Pix automático para pagamentos recorrentes chega a todos os bancos nesta segunda; entenda como funciona
Banco do Brasil foi a primeira instituição a liberar a funcionalidade para pessoas físicas

Aves silvestres que seriam vendidas ilegalmente são resgatadas em Feira de Santana
Aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Hub Salvador lança programa de inovação aberta com foco em startups e parcerias estratégicas
Iniciativa será apresentada durante o evento 'Conexões que Inovam', que acontece nesta segunda-feira (16)

Trump celebra aniversário do Exército com desfile militar histórico enquanto protestos tomam os EUA
Evento incluiu exibição de tanques, mísseis e aeronaves, ocorrendo enquanto manifestantes em diferentes regiões do país protestavam contra o governo

Inema aponta 20 praias impróprias para banho em Salvador; confira a lista completa
Recomendação é evitar banho especialmente durante períodos chuvosos

Homicídios caem 6,3% no Brasil em 2024 e atingem menor número em cinco anos, diz governo federal
Dados fazem parte do Mapa da Segurança Pública de 2025, e foram apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski