Renan Filho defende federação entre MDB e Republicanos e diz que sigla pode ir à ‘série b da política’
Segundo ministro dos Transportes, união dos partidos é essencial para evitar encolhimento da bancada na Câmara e no Senado
Divulgação / Esfera Brasil
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), defendeu, nesta sexta-feira (6), a formação de uma federação entre o MDB e o Republicanos. Segundo ele, a união dos partidos é essencial para evitar o encolhimento da bancada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.
Durante participação no 4º Fórum Esfera, em São Paulo, o ministro afirmou que a formação da federação poderia aproximar os dois partidos de quase 100 deputados federais, consolidando a maior bancada no Senado.
“Defendo que nós façamos uma federação por um motivo muito simples e objetivo. Eu digo ao MDB e ao Republicanos que, ou a gente forma uma federação, e vamos para próximo de 100 deputados na Câmara e a maior bancada no Senado Federal, ou então vamos para a série B da política”.
O ministro também enfatizou que “não combina com o MDB” ficar na “série B”. “Ficar pequenininho, enquanto outros partidos estão crescendo“, declarou.
Como exemplo, o ministro citou a federação Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, que conta com cerca de 100 deputados, e a Federação União Progressista entre União Brasil e Progressistas (PP).
“Porque o centro democrático é grande, traz clareza e decisões acertadas para não permitir que os extremos, ou de direita ou de esquerda, levem o Brasil para um equivocado. Então por isso eu defendo a federação”, disse.
Jerônimo admite ajustes na Bahia diante de possível federação ente MDB e Republicanos: ‘vamos adaptar’
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), declarou que uma eventual federação entre o MDB e o Republicanos, articulada em âmbito nacional, será ajustada de acordo com a realidade política do estado. A afirmação foi feita na última quinta-feira (5), durante a entrega das obras de reforma e ampliação do Hospital Especializado Octávio Mangabeira, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador.
“A unidade que é feita entre os partidos políticos lá em Brasília, vamos ter que adaptar aqui. É uma força política, eu entendo isso. Os partidos pensam de uma forma no Congresso, a quantidade de deputados. A gente dialoga sobre isso, quais são os nossos interesses, botamos em conta”, afirmou o governador.
A federação entre MDB e Republicanos ainda é considerada embrionária, sem definições oficiais sobre sua viabilidade ou formato. Nos bastidores, o movimento é acompanhado com atenção por lideranças estaduais, já que mudanças no cenário nacional podem impactar a composição política regional.
PSDB aprova incorporação com Podemos
O PSDB aprovou, nesta quinta-feira (5), a incorporação com o Podemos, em votação realizada pela Executiva Nacional. A medida visa ampliar a relevância da legenda no cenário político e garantir o cumprimento da cláusula de desempenho nas próximas eleições. A proposta foi aprovada por 201 votos a 2 e autoriza a negociação de um novo estatuto e programa partidário conjunto.
Apesar da formalização do processo, ainda não há consenso sobre a presidência da nova sigla. O Podemos, que atualmente possui maior representatividade, defende o nome da deputada Renata Abreu (Podemos-SP) para o comando. Já os tucanos propõem um rodízio na liderança, com alternância a cada seis meses até as eleições municipais.
A aproximação entre as siglas foi antecipada pela Coluna Vixe em 30 de abril, após o fracasso nas negociações entre PSDB e PSD.
A incorporação tem como objetivo principal a superação da chamada cláusula de barreira. De acordo com a regra eleitoral, para que partidos possam ter acesso aos recursos do Fundo Partidário — verbas para a manutenção mensal de cada agremiação — e ao tempo de TV e rádio.
Para tanto, nas eleições de 2026, quando serão realizadas as próximas eleições nacionais, cada sigla precisará conquistar 2,5% dos votos válidos em todo o território nacional — sendo 1,5% distribuídos por nove estados ou mais — ou eleger um mínimo de treze deputados por nove unidades da federação. Atualmente, o PSDB tem treze deputados federais e três senadores e o Podemos, quinze deputados e quatro senadores.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão