Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) divulgou, nesta terça-feira (3), um relatório crítico sobre a atuação da Neoenergia Coelba, responsável pela distribuição de energia elétrica no estado. O documento, elaborado pela Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato da Coelba, se opõe à renovação do contrato da empresa, solicitado até 2057, considerando que os impactos negativos sobre o desenvolvimento econômico e social da Bahia tornam essa renovação insustentável.
O relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, como Procon/Ba e “Reclame Aqui”.
Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam mais de 44 mil processos judiciais contra a empresa, revelando insatisfações com a qualidade do serviço prestado. Além disso, a falta de infraestrutura adequada, como redes modernizadas e subestações, limita o crescimento de setores importantes, como a agricultura e a indústria.
O documento menciona ainda os impactos negativos para a economia local. “Setores econômicos importantes, como a indústria de laticínios, relatam prejuízos consideráveis devido à falta de energia ou falhas no fornecimento. Um exemplo citado foi o caso de produtores de leite na região de Itabuna, que perderam toda a produção devido à falta de energia elétrica por vários dias”, detalha o relatório.
“No oeste da Bahia, há produtores que precisam utilizar óleo diesel para garantir a continuidade da produção”, completou o deputado Robinson Almeida (PT).
A situação é ainda mais crítica em regiões agrícolas como o oeste baiano e o território de Irecê, que enfrentam dificuldades para se desenvolver devido à insuficiência de infraestrutura elétrica. Indústrias em regiões urbanas com polos industriais consolidados, como Camaçari e Feira de Santana, também relatam dificuldades de expansão das suas atividades devido aos problemas com o fornecimento de energia.
Outro ponto levantado no relatório é o aumento das tarifas de energia elétrica. Entre 2020 e 2024, a Coelba aplicou reajustes de 45,59%, colocando a Bahia entre os estados com as tarifas mais caras do Brasil. Apesar de a empresa ter adotado maior transparência em 2024, o relatório questiona a eficiência da comunicação da empresa, especialmente no que diz respeito à divulgação de informações sobre os investimentos realizados ao longo da concessão.
O relatório também critica a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), acusando-a de ser “excessivamente leniente” com as distribuidoras de energia. Além disso, a agência não teria levado em conta as particularidades locais da Bahia, como a falta de energia em regiões mais isoladas e de difícil acesso, o que agrava a situação de muitos consumidores.
Ao longo da análise, o documento expressa sérias preocupações sobre a capacidade do grupo Neoenergia em garantir a qualidade e continuidade dos serviços no estado da Bahia. A falta de investimentos e a falha em atender às necessidades da população tornam insustentável a continuidade da concessão.
O documento conclui que a renovação do contrato da Coelba não é justificável diante dos problemas apontados. “A análise dos problemas no período de concessão da Coelba demonstra que a empresa do grupo Neoenergia tem falhado em vários aspectos operacionais e de planejamento”, destacou o deputado. O relatório sugere que o processo de concessão seja revisado e propõe a possibilidade de uma nova licitação do serviço, além de questionar o modelo de privatização do setor elétrico no Brasil.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
CPI da Venda de Sentenças empaca na Câmara, apesar de apoio de 108 deputados
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Últimas Notícias
Projeto da reforma tributária avança no Senado: leitura é marcada para segunda na CCJ
Previsão é que proposta seja votada em reunião da próxima quarta-feira
Vixe! A incógnita nas mudanças do secretariado de Bruno. Jerônimo recua sobre candidatura de auxiliares. A grosseria de Rosemberg a Wagner e a pressão de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira'nos bastidores
Muniz aguarda definição do secretariado de Bruno Reis para definir Mesa Diretora da Câmara
Eleição para presidência da Casa serão realizadas no dia 2 de janeiro; tucano já tem apoio de 40 dos 43 vereadores
Galeria Mercado e Casa das Histórias ampliam horários e prorrogam ingresso único para alta temporada
Desde inauguração em janeiro deste ano, espaços geridos pela Prefeitura de Salvador em parceria com a OEI já receberam mais de 230 mil visitantes
Operação Verão é lançada em Salvador com reforço na segurança e investimento de R$ 30 milhões
Segundo Marcelo Werner, novos equipamentos atenderão tanto Salvador quanto o interior, priorizando áreas como Chapada, Extremo-sul e Baixo-sul
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Declaração foi dada nesta quarta-feira, durante lançamento da Operação Verão, na orla de Salvador
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
Jerônimo tem reunião com conselho político nesta quarta-feira para discutir reforma de sua equipe
Bahia planeja linha de crédito para carros elétricos e ônibus sustentáveis
Segundo governador, programa incluirá linha de crédito específica para que prefeituras renovem frotas de coletivos
Jerônimo lamenta morte de jovem em Ondina, mas evita comentar sobre liberação de PM
Gabriel Santos Costa, de 17 anos, foi morto na madrugada do último domingo, a poucos metros do Palácio de Ondina, em Salvador
Embasa suspende abastecimento de água em Feira de Santana e outras cinco cidades nesta quarta-feira
Falta de água deve impactar mais de 700 mil pessoas