Quem é Wolney Queiroz, ex-deputado e braço direito de Lupi que assume a Previdência
Queiroz atuava como secretário-executivo da pasta, e já figurava como principal nome cotado para assumir ministério
Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu, nesta sexta-feira (2), o nome de Wolney Queiroz (PDT-PE) como novo titular do Ministério da Previdência Social. A nomeação será oficializada em edição extra do Diário Oficial da União, conforme informou o Palácio do Planalto. A escolha ocorre após Carlos Lupi entregar o cargo, em meio ao escândalo de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Queiroz atuava como secretário-executivo da pasta, e já figurava como o principal nome cotado para assumir o ministério, tendo sido indicado ao cargo de número dois pelo próprio Lupi no início do governo Lula. A permanência do PDT à frente da Previdência integra a estratégia do Executivo para manter a coesão da base aliada, mesmo com a saída de um de seus ministros mais próximos.
A substituição ocorre em meio à crise provocada pela descoberta de descontos indevidos aplicados a milhões de beneficiários do INSS, revelados por investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU). Estima-se que as perdas cheguem a R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, envolvendo convênios com entidades suspeitas de fraudes.
Perfil do novo ministro
Wolney Queiroz Maciel é natural de Caruaru (PE) e possui longa trajetória política. Foi eleito deputado federal pelo PDT por seis mandatos consecutivos, entre 1995 e 2023. No último período legislativo, liderou a oposição ao então presidente Jair Bolsonaro na Câmara, representando partidos do campo de centro-esquerda.
Sem lograr reeleição em 2022, Queiroz manteve protagonismo dentro do partido e assumiu, no terceiro governo Lula, o posto de secretário-executivo da Previdência. Sua atuação o manteve próximo ao núcleo de decisões da pasta, o que pesou para sua escolha como novo ministro em um momento de reestruturação.
A nomeação é interpretada como uma medida para evitar novos desgastes políticos e manter a continuidade de projetos estratégicos da Previdência, além de fortalecer o controle sobre fraudes e ampliar a fiscalização nas parcerias do INSS com entidades privadas.
A permanência do PDT no comando da pasta também atende ao esforço do governo para preservar o apoio parlamentar da legenda, ao mesmo tempo em que sinaliza disposição para promover mudanças internas.
Lupi pede demissão
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), pediu demissão nesta sexta-feira (2) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o desgaste político causado pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF). A ação apura fraudes em descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A operação, deflagrada em 24 de abril, afastou membros da cúpula do INSS e levou à exoneração do então presidente do órgão, Alessandro Stefanutto, indicado por Lupi. Com o aumento da pressão política, o ministro decidiu deixar o cargo. Lula aceitou o pedido.
“Entrego a função ao presidente Lula, a quem agradeço pela confiança e pela oportunidade. Tomo esta decisão com a certeza de que meu nome não foi citado em nenhum momento nas investigações em curso, que apuram possíveis irregularidades no INSS. Faço questão de destacar que todas as apurações foram apoiadas, desde o início, por todas as áreas da Previdência, por mim e pelos órgãos de controle do governo Lula”, declarou Lupi pelas redes sociais.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lula afirma que 2025 teve o menor desemprego e alta da renda no país
Prefeitos defendem controle de gastos com bandas nos festejos juninos
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]