Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Daniel Freitas
Daniel Freitas 03/02/2026 13:40 • Política
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O senador Otto Alencar (PSD) desmentiu, na manhã desta terça-feira (3), qualquer articulação política envolvendo o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, e o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, com foco na construção de uma candidatura alternativa ao governo da Bahia ou na formação de um palanque da direita para as eleições de 2026. Segundo o parlamentar, não houve contato com o ex-prefeito de Salvador nem tratativas que indiquem mudança de rumo do partido no Estado.

A declaração ocorre em meio ao rearranjo do cenário político baiano após o anúncio da saída do senador Angelo Coronel do PSD e sua aproximação com a oposição. Coronel foi excluído da composição da chapa majoritária governista, apelidada de “puro-sangue” ou “puro ex-governadores”, que deve reunir o governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT) — ambos candidatos à reeleição — e o atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), que deve disputar a vaga antes ocupada pelo senador.

“O PSD na Bahia tem uma linha clara, construída ao longo dos últimos anos, e não há qualquer movimento interno para romper essa aliança”, afirmou o senador, ao reforçar que o partido seguirá integrado à base governista estadual e federal em 2026.

Otto nega reunião envolvendo ACM Neto e classifica informação como fake news

Segundo Otto, a informação não procede e não reflete a realidade dos fatos. O senador afirmou que o PSD mantém posição consolidada no Estado, que não há qualquer movimento interno para romper a aliança dos últimos anos e reafirmou o apoio do partido à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Não será fake news, fofoca política ou plantação de bastidores que vai desestabilizar a unidade do PSD Bahia. Aqui tem lado, tem responsabilidade e tem compromisso com a Bahia”, escreveu Otto.

Ao detalhar o episódio, o presidente estadual do PSD foi enfático ao negar que tenha ocorrido qualquer reunião entre ACM Neto e Gilberto Kassab com o intuito de interferir nas decisões da legenda na Bahia. O senador classificou a publicação como fake news e afirmou que a posição do partido segue inalterada.

“Hoje pela manhã eu li no site Bahia Notícias uma informação que não é verídica, que não aconteceu, de que o ex-prefeito de Salvador, a ACM Neto, teve uma reunião com Gilberto Kassab na tentativa de mudar os rumos e a minha decisão e a decisão dos deputados estaduais, federais e prefeitos na reeleição do governador Jeronimo Rodrigues e na reeleição também do presidente Lula”, disse Otto em vídeo publicado em sua conta oficial do Instagram.

Otto ressaltou que sua atuação política é respaldada por toda a estrutura partidária no Rstado, incluindo parlamentares e gestores municipais. Ele destacou ainda sua agenda recente com o presidente Lula, reforçando o alinhamento nacional do PSD baiano.

“Ontem à noite eu estive com o presidente Lula no Palácio do Planalto, ele vai para Salvador sexta-feira. O PSD continua firme na decisão que nós todos tomamos para continuar esse trabalho, essa aliança que nós temos que ter dado certo para a Bahia”, afirmou.

De acordo com o senador, não há qualquer possibilidade de mudança de rumo diante de informações que não correspondem aos fatos.

Unidade partidária e reação a especulações

O senador voltou a criticar a disseminação de boatos no ambiente político e alertou para os efeitos desse tipo de conteúdo no debate público. De acordo com ele, a informação equivocada chegou a provocar contatos diretos com a cúpula nacional do partido, exigindo esclarecimentos imediatos.

“O próprio jornalista me ligou e eu desmenti essa possibilidade. Interessante que na mesma hora, logo depois, ligou Gilberto Kassab, dizendo que ontem conversou com o governador Jerônimo, reafirmando a nossa posição, portanto, não será a conspiração, não será a mentira, até porque nada resiste ao trabalho. E trabalho ninguém esquece. É pelo trabalho que o PSD vai se firmar e vencer na eleição de 2026”, pontuou.

Otto também reafirmou, de forma oficial, que não existe qualquer negociação envolvendo ACM Neto e que o PSD da Bahia segue com posição política clara, unidade interna e compromisso com o projeto atualmente em curso no Estado.

“É falsa e mal-intencionada a informação de que ACM Neto teria se reunido com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para tentar se filiar ao partido. Eu, como presidente do PSD Bahia, afirmo: essa informação não procede. Trata-se de mais uma tentativa de criar confusão onde existe unidade. O PSD Bahia segue firme, com posição definida, compromisso com o povo baiano e apoio à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues, assim como à reeleição do presidente Lula”, concluiu o senador.

Kassab banca Otto no comando do PSD e descarta movimento para acomodar ACM Neto

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, também se posicionou publicamente e reforçou a liderança de Otto Alencar à frente do partido na Bahia. Ele negou qualquer discussão sobre mudança no comando estadual da legenda e descartou especulações sobre a filiação de ACM Neto.

“O PSD continuará sob a liderança do senador Otto Alencar. O Otto é fundador do partido. Desde o início faz um trabalho extraordinário pela Bahia. A executiva nacional é clara: o partido aí segue sob o comando dele. As diretrizes são dele”, afirmou Kassab.

O dirigente nacional negou ainda qualquer reunião com ACM Neto, com o senador Angelo Coronel ou com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e esclareceu que não esteve em Brasília nos dias citados, permanecendo em São Paulo. Kassab também destacou que o PSD mantém liberdade para alianças regionais e que, na Bahia, a legenda seguirá alinhada ao PT e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mesmo diante de uma eventual candidatura própria da sigla à Presidência da República.

“Nossas decisões são tomadas no plano da coerência, não apenas no plano eleitoral. Não tem sentido mudar a diretriz estabelecida. O comando do Otto é tranquilo e vai continuar sendo dele”, disse o Kassab.

Questionado sobre uma eventual entrada de ACM Neto no partido, Kassab afirmou que qualquer movimento precisaria respeitar a liderança já estabelecida no estado e sinalizou que, no cenário atual, não há convergência política.

“Se ele quiser vir para o partido, tem que saber que existe um comando, que é o de Otto Alencar. E, pelo que conheço da Bahia, vejo certa incompatibilidade nesse momento”, concluiu.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado


Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr -
Política 03/02/2026 às 12:07

Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr

Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas


AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político -
Política 03/02/2026 às 11:36

AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político

Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026


Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia -
Cidades 03/02/2026 às 11:05

Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia

Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades


Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março


Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Vixe