João Roma aponta atuação do crime organizado em invasões no Extremo-sul da Bahia
Segundo ex-ministro, grupos criminosos utilizam pauta da reforma agrária e da demarcação de territórios indígenas para manipular populações vulneráveis

O presidente do PL na Bahia, João Roma, afirmou, nesta quarta-feira (2), que há envolvimento do crime organizado nas invasões de terras no Extremo-sul da Bahia. Segundo Roma, já está “muito claro que existe participação crucial nessas invasões ilegais do crime organizado“. A afirmação ocorreu durante entrevista à Rádio Eldorado FM, de Itamaraju.
Segundo Roma, grupos criminosos utilizam a pauta da reforma agrária e da demarcação de territórios indígenas para manipular populações vulneráveis. Ele apontou a falta de presença do Estado como fator que facilita essas ações, mas frisou que isso não justifica a inoperância estatal.
“A ausência do estado nestas regiões ermas propicia esse tipo de ação criminosa; mas nada justifica a ausência do Estado“, declarou.
O dirigente do PL declarou ainda que uma pauta legítima tem sido desviada para atividades criminosas, como roubo de mercadorias e extorsão de proprietários rurais.
“É o crime organizado tentando se aproveitar dessa questão agrária. Tudo faz parte de estratégia do crime organizado buscando esses novos caminhos de dinheiro“.
Denúncia de insegurança na região
João Roma destacou a atuação da deputada federal Roberta Roma (PL), que denunciou a situação enfrentada por produtores da região na Frente Parlamentar da Agropecuária. Durante reunião em Brasília, na terça-feira (1º), foram discutidos os problemas legislativos que geram insegurança aos produtores rurais e estimulam disputas sociais.
“Ao invés de titular pessoas assentadas e dar segurança jurídica, querem utilizar pessoas como massa de manobra“, disse Roma.
O ex-ministro também abordou a necessidade de medidas que garantam segurança jurídica aos produtores e impeçam o avanço do crime organizado sobre a questão agrária. Ele ressaltou que a situação tem sido acompanhada e cobrada por parlamentares ligados ao setor agropecuário.
Eleições de 2026 e alianças políticas
Questionado sobre as eleições de 2026, Roma reafirmou sua pré-candidatura ao governo da Bahia e defendeu a construção de alianças para enfrentar o PT.
“Nessa caminhada, estamos buscando um entendimento, caminhando por toda a Bahia, também estruturando o partido“.
Ele citou a experiência do PL em Itamaraju nas eleições de 2024 como estratégia para 2026. O partido desistiu da candidatura de Lê da LR para apoiar Jorge Almeida (PSDB), que venceu a disputa.
“Tínhamos um importante candidato, que era Lê. Conseguimos superar divergências e fazer uma composição. Lê foi decisivo na eleição em Itamaraju e hoje é vice-prefeito. Da mesma forma temos que enxergar as eleições do próximo ano“.
João Roma critica decisão do STF
Na última quarta-feira (26), Roma manifestou indignação com a decisão do STF de tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe. Ele usou uma frase do filósofo grego Platão e declarou:
“O juiz não é nomeado para fazer favores com a justiça, mas para julgar segundo as leis“.
Ele apontou perseguição contra Bolsonaro e afirmou que o ex-presidente tem sido alvo de um esforço para condená-lo. “Não há constrangimento em violar a legislação em nome de um projeto ideológico para a manutenção do status quo“, afirmou.
Ele ressaltou que o ex-presidente, com “firmeza e coragem”, está enfrentando seus acusadores, com a convicção de que “a (in)justiça dos homens jamais será maior do que a Justiça de Deus“.
Mais Lidas
Política
João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Paulista
Últimas Notícias

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador
Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Paulista
Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida
Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro
Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama
Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos

Bahia tem 65 cidades em situação de emergência por estiagem reconhecida pelo Governo Federal
Com novas inclusões, municípios podem acessar recursos para ações de defesa civil e abastecimento emergencial

Brasileirão: Vitória busca reação contra o Flamengo após derrota na estreia e pressão da torcida
Confronto acontece neste domingo, às 18h30, no Barradão, pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro

Datafolha: 67% dos brasileiros querem que Bolsonaro desista da candidatura para eleição de 2026
Apenas 28% dos entrevistados defendem que o ex-presidente mantenha sua candidatura, enquanto 5% afirmaram não saber

Resumo BBB 25 de sábado (5/04): festa tem beijo inédito de Maike e Renata, polêmica com Diego Hypolito e medo de eliminação
Noite foi marcada por flerte, declarações polêmicas e receio de eliminação entre os brothers

Desafios do autismo no Brasil: o que você precisa saber sobre diagnóstico e inclusão escolar
Entenda o que precisa mudar para uma sociedade mais inclusiva