Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, determinou, nesta terça-feira (1º), a suspensão do pagamento de emendas parlamentares destinadas a universidades públicas nos estados do Acre, Alagoas, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Sergipe. A decisão também afeta as fundações de apoio responsáveis pela captação de recursos para essas instituições. As informações são da Agência Brasil.
Ao justificar a decisão, Dino defendeu a necessidade de regulamentação sobre o recebimento e a destinação das emendas parlamentares em instituições de ensino superior. Segundo a decisão, os estados afetados não cumpriram essa exigência, o que levou à suspensão dos repasses.
“Desde logo, advirto que a não prestação de contas, no prazo fixado, implicará a configuração de impedimento de ordem técnica para execução de emendas parlamentares, a teor da Lei Complementar nº. 210/2024 (art. 10, incisos XXII e XXIII), sem prejuízo da necessária apuração da responsabilidade dos agentes omissos“, afirmou o ministro.
Prestação de contas
A decisão também determina que estados e municípios prestem contas sobre 6.247 emendas Pix pagas entre 2020 e 2023, cujos planos de trabalho não foram cadastrados. Caso a determinação não seja cumprida, agentes públicos envolvidos na liberação dos pagamentos podem ser penalizados.
Desde 2024, Dino tem adotado decisões que condicionam a liberação de emendas parlamentares à implementação de regras para ampliar a transparência no uso dos recursos. A medida gerou atritos com o Congresso, uma vez que as emendas são utilizadas para financiar projetos em bases eleitorais dos parlamentares.
Em 26 de fevereiro, o ministro homologou o Plano de Trabalho apresentado pelo Executivo e Legislativo para garantir mais transparência na execução das emendas. A decisão liberou os pagamentos, mas Dino advertiu que novas suspensões poderiam ser aplicadas em caso de descumprimento das regras acordadas.
Dino cobra explicações a ministérios sobre ‘emendas Pix’
Na última semana, Dino deu um prazo de 30 dias para que os ministérios do Turismo, da Fazenda e da Saúde forneçam informações detalhadas sobre as chamadas “emendas Pix” direcionadas ao setor de eventos e ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Dino alegou que as informações apresentadas até agora estão incompletas e solicitou complementações. No caso dos ministérios do Turismo e da Fazenda, Dino exige, por exemplo, a quantidade de emendas Pix cadastradas até 17 de março com a finalidade de “Turismo” e qual a execução dessas emendas.
Ele também quer saber quantas dessas emendas foram direcionadas para empresas beneficiadas pelo Programa Emergencial da Retomada do Setor de Eventos (Perse). O ministro ainda questionou se alguma dessas empresas foi multada ou desclassificada pela Receita Federal.
“A importância da apresentação de informações objetivas, precisas e completas sobre os itens questionados é reforçada com a publicação do relatório de acompanhamento do Perse pelo Ministério da Fazenda em novembro de 2024. Tal relatório indica um total de 11.877 empresas habilitadas no Perse, entre janeiro e setembro de 2024, e um volume de isenção fiscal na ordem de R$ 11,3 bilhões“, disse Dino.
Quanto às emendas destinadas à Saúde, o ministro cobrou a apresentação de um procedimento que assegure o cumprimento dos critérios técnicos definidos pelo gestor federal do SUS, conforme decisão proferida no ano passado.
Mais Lidas
Política
João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Últimas Notícias

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira; Confira as prioridades
Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa dia 7/04. Prioridade para crianças, idosos, gestantes e outros grupos de risco

Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, afirmam conselheiros de Trump
Mais de 50 países buscam negociar tarifas com os EUA, enquanto Trump mantém sua postura sobre mudanças no comércio global.

Eridan de Bonifácio é eleita prefeita de Ruy Barbosa após eleição suplementar
Vereadora é eleita prefeita de Ruy Barbosa após vencer a eleição suplementar com 51,57% dos votos válidos

Preta Gil desmente viagem ao exterior e segue tratamento contra câncer em São Paulo
Artista compartilhou momento da viagem nas redes sociais e apareceu ao lado da irmã e de uma amiga

Papa Francisco saúda fiéis no Vaticano após 38 dias hospitalizado
Após internação, Papa Francisco surge em público no Jubileu dos Enfermos

Carro invade supermercado na Pituba e deixa funcionária ferida em Salvador
Motorista perdeu controle no estacionamento e atingiu caixa do estabelecimento; caso ocorreu na tarde de sábado (5)

João Roma reforça pauta de anistia em ato com Bolsonaro na Avenida Paulista
Presidente do PL na Bahia e bolsonaristas baianos participam da manifestação em São Paulo neste domingo

Gilberto Gil e Anitta emocionam público no Rio em show da turnê de despedida
Cantor recebeu Anitta no palco e cantou “Aquele Abraço” diante de uma plateia repleta de celebridades na Farmasi Arena

Bahia tenta aproveitar pressão sobre o Santos para surpreender na Vila Belmiro
Equipe paulista quer se recuperar após derrota na estreia contra o Vasco, enquanto tricolor busca primeiro triunfo no Brasileirão

Gleisi Hoffmann sai em defesa de Janja após AGU definir regras para viagens e funções da primeira-dama
Texto afirma que papel do cônjuge não deve ser remunerado e deve haver prestação de contas dos recursos públicos