Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome
Lula Marques/ Agência Brasil
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (9), o parecer que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ). A votação teve 13 votos a favor e 5 contrários, mas a decisão ainda depende de deliberação do plenário. São necessários ao menos 257 votos favoráveis para que a cassação seja efetivada. As informações são do G1.
O processo contra o parlamentar foi motivado por um episódio ocorrido em abril de 2024, quando Braga agrediu o youtuber Gabriel Costenaro, ligado ao Movimento Brasil Livre (MBL), dentro da Câmara.
Glauber alega que o relator do caso, deputado Paulo Magalhães (PSD-BA), articulou o parecer com o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), a quem o psolista acusa de perseguição política.
Em resposta ao avanço do processo, Glauber Braga iniciou uma greve de fome e anunciou que permanecerá em quarentena dentro do Conselho de Ética até a conclusão da tramitação.
“Tomei, sim, a decisão de utilizar a tática mais radical do ponto de vista político que um militante pode fazê-lo. Eu hoje tomo a decisão de que vou permanecer aqui nesta sala, permanecer no Congresso Nacional, até a finalização do processo. No dia de hoje, eu já iniciei, porque eu estou o dia inteiro em jejum e eu, a partir de agora, não vou, até o fechamento desse processo, me alimentar”, afirmou.
Sessão marcada por confrontos
A sessão do Conselho foi marcada por confrontos entre parlamentares da esquerda e da direita. A reunião, que começou em tom moderado, rapidamente escalou após os deputados Marcos Pollon (PL-MS) e Delegado Fábio Costa (PP-AL) proporem o encerramento da discussão antes da votação. O requerimento foi rejeitado, o que permitiu a continuidade do debate e, em seguida, a deliberação do parecer.
Aliados de Glauber criticaram a tentativa de encerramento e acusaram o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), de atuar politicamente para enfraquecer o deputado do Psol. Motta é considerado próximo de Arthur Lira, adversário político de Glauber.
Glauber Braga já havia se posicionado contra Lira em diversas ocasiões. Em 2024, afirmou que o então presidente da Câmara se apropriava do orçamento da União por meio da distribuição de emendas parlamentares.
“Quem articula o sequestro de bilhões do orçamento público brasileiro, como tem feito o senhor Arthur Lira, é um bandido. Eu não vou poder mais dizer a verdade? São bilhões”, disse Glauber na época.
Relatório destaca críticas a Lira
No parecer apresentado, o relator Paulo Magalhães utilizou as críticas feitas por Glauber a Arthur Lira como parte da argumentação favorável à cassação.
“O desrespeito ao [ex-]presidente [da Câmara] configura afronta não apenas à pessoa do ocupante do cargo, mas à própria Casa Legislativa e aos demais Deputados que a integram, pois trata-se do representante máximo deste Parlamento, responsável por garantir o seu funcionamento regular e a higidez de suas deliberações”, escreveu o relator.
Durante a sessão, deputados do Psol alegaram incoerência na condução de processos disciplinares pela Câmara. Compararam o caso de Glauber ao de Chiquinho Brazão (sem partido-RJ), que teve a cassação aprovada em agosto de 2024. Brazão foi acusado de ser o mandante do assassinato da vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), em 2018.
Para os aliados de Braga, a tramitação do caso do deputado carioca está sendo tratada com mais rigidez do que a de outros parlamentares acusados de crimes mais graves. A bancada do Psol afirma que há motivação política na condução do processo.
Relembre o episódio de agressão
O caso que motivou o pedido de cassação ocorreu em abril de 2024. Glauber Braga foi acusado de agredir fisicamente o youtuber Gabriel Costenaro nas dependências da Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, ele reagiu após ser provocado e se sentir intimidado. Já o youtuber declarou que foi abordado enquanto almoçava e expulso da Casa aos pontapés.
O partido Novo encaminhou o pedido de cassação à Mesa Diretora da Câmara logo após o ocorrido. Arthur Lira acatou a solicitação e encaminhou o processo ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Com a aprovação do parecer, o processo segue para o plenário da Câmara. Não há data definida para a votação, mas a expectativa é de que ocorra ainda no primeiro semestre de 2025.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral