Evento na Globo celebra igualdade racial e tem baianos entre grandes destaques de 2025
Evento reconhece trajetórias negras e indígenas com foco em Cultura, Educação e Empregabilidade

A Bahia ocupa posição de destaque na oitava edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, que será exibido pela TV Globo, neste domingo (25), após o programa “Fantástico”. O evento celebra agentes de transformação nas pautas negras e indígenas e foi gravado no dia 7 de maio, no Qualistage, no Rio de Janeiro.
A direção e o roteiro ficaram sob responsabilidade dos baianos Gil Alves e Dimas Novais. A premiação terá atrações musicais como Kaê Guajajara e Djonga, prometendo apresentar histórias de impacto individual e coletivo.
Prêmio
O Instituto Identidades do Brasil (ID-BR) idealizou o prêmio, que destaca iniciativas que ampliam direitos das populações negras e originárias. O evento homenageia pessoas, projetos e organizações em 11 categorias, reforçando a importância da cultura, educação e empregabilidade na promoção da igualdade racial.
“É uma noite de reflexão e exaltação às nossas raízes, um momento de enaltecer quem faz a diferença nesse País e de vislumbrar horizontes de mais esperança com o que está vindo aí”, disse Dimas Novais, roteirista do Prêmio Sim, que também atua no Festival Negritudes Globo e integra a equipe da série “Os Outros”.
No palco, o Ilê Aiyê e a cantora Majur reverenciam o legado do bloco afro. Os indicados baianos incluem nomes como o escritor Itamar Vieira Júnior, a liderança indígena Alice Pataxó, a cacica Maria Valdelice (Jamopoty Tupinambá) e os coletivos Batekoo e Acervo da Laje.
Carisma como força motriz e celebração de raízes
Gil Alves destacou a essência do tema central desta edição. “Ao estruturar artisticamente o Prêmio Sim sobre a potência do tema Carisma, procurei evidenciar e enobrecer as trocas culturais, espirituais e ancestrais que permeiam a formação das identidades afro e indígenas”, relatou.
Entre temporadas no Brasil e em Nova York, Gil também dirige o Festival Afropunk Brasil e o Club Renaissance Salvador, que marcou a passagem da artista Beyoncé pela capital baiana.
Participações especiais e júri de votação
A cerimônia tem apresentação de Kenya Sade e mestres de cerimônia David Junior e Zahy Tentehar. O evento contará com personalidades como a atriz Gi Fernandes, a apresentadora baiana Rita Batista e o criador de conteúdo Raphael Vicente, que anunciarão os premiados. Também se apresentam nomes como Belo, Altay Veloso, Djuena Tikuna, Jota.pê, Sandra Sá, Os Garotin, Dom Filó, além de participações de Kaê Guajajara, Djonga, Gabz e Maria Preta.
A edição deste ano encerra a noite com homenagem ao Norte do país, reunindo os bois Garantido e Caprichoso, além de Gaby Amarantos, Zaynara e o tradicional Boi de Maracanã, do Maranhão.
Pilares e categorias destacam força da representatividade
O ID-BR organiza a premiação com três pilares: Cultura, Educação e Empregabilidade. “Este momento é um espaço sólido, potente e acolhedor para gerar impacto por meio das causas sociais, econômicas, culturais e ambientais. Para nós, é muito importante formar essas novas conexões, enaltecer esses talentos e compartilhar as experiências”, disse Luana Génot, CEO e fundadora do ID-BR.
Entre os finalistas em Cultura, estão nomes como Kaê Guajajara, Daiara Tukano, Denilson Baniwa, Acervo da Laje e Festa Batekoo na categoria Arte em Movimento. Na categoria Destaque Publicitário, figuram Amores Pretos – Vivo e Galeria Ag, Respeita meu Capelo – Vult e Gut, e Gavião Kyikatêjê FC. A categoria Influência e Representatividade Digital tem finalistas como Adalberto Neto, Afrofuturas, Alice Pataxó, Cristian Wariu, Raphael Vicente e Thais Kokama.
O pilar Educação conta com a categoria Educação e Oportunidade, que inclui EMEF Quilombola Altina Ana, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e Instituto Socioambiental (Isa). Na categoria Intelectualidade, concorrem Itamar Vieira Junior e Fernanda Kaingáng.
Em Empregabilidade, a categoria Comprometimento Racial destaca empresas como Unilever, Mondelez, L’Oréal Brasil, Assaí Atacadista, Ambev e PepsiCo. Já em Lideranças Diversas, figuram nomes como Cida Bento, Claudionor Alves e Edivan Guajajara. Na Trajetória Empreendedora, estão Nathália Rodrigues, Almir Suruí e o festival Psica.
Dinâmica de votação e transmissão completa
A votação teve início com indicações do público via internet, seguidas por curadoria externa e deliberação de um júri especializado, que contou com Xamã, Milton Cunha, Rita Batista, Samela Sateré Mawé e Vitória Bueno.
A direção geral do evento é de Tom Mendes, que também atua como diretor institucional do ID_BR. “O Prêmio Sim à Igualdade Racial celebra todos que fazem do carisma uma ferramenta de justiça racial, transformando afeto em ação e a influência que possuem em uma forma de romper as desigualdades. O Carisma que celebramos em 2025 é a potência que inspira mudanças”, afirmou.
O especial na TV Globo terá produção de Valéria Amaral, direção de gênero de Joana Thimóteo e direção geral de Tom Mendes. A versão completa do evento, com apresentações, homenagens e discursos, será disponibilizada no canal do YouTube do ID-BR no domingo (25), a partir das 18h.
Mais Lidas
Cultura
Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Flow Festival: final do mundial, shows de FBC e Afrocidade em Salvador
Vaquejada de Serrinha anuncia Unha Pintada e Toque Dez entre novas atrações
Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador
Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo
Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe