CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária

Eduardo Braga destaca proteção à Zona Franca de Manaus e trava para carga tributária


Vixe d-flex me-2
Redação 23/10/2024 18:00 Política
CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária - Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu um importante passo nesta quarta-feira (23) ao aprovar o plano de trabalho para o Projeto de Lei Complementar 68/2024, que regulamenta a reforma tributária. O relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou o cronograma, e os debates sobre o projeto terão início na próxima semana.

Encaminhado ao Senado em agosto, o projeto aguardava o término do calendário das eleições municipais, conforme acordo entre os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP). Agora, a proposta que regulamenta a Emenda Constitucional 132/2023, fruto da PEC 45/2019, avança no Congresso.

Enquanto aguardava a tramitação, Eduardo Braga realizou uma série de reuniões com cerca de 550 representantes de diversos setores da sociedade civil, que trouxeram contribuições técnicas ao projeto. “A expectativa é de que possamos viabilizar a votação da matéria da forma mais breve possível, sem açodamentos ou atropelos, com a ampla participação de todos que se dispuserem a participar da construção de um consenso em torno do projeto”, afirmou o senador.

Audiências públicas e temas centrais

O plano de trabalho prevê a realização de 11 audiências públicas para discutir temas como os novos tributos sobre o consumo — o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) —, além dos impactos da reforma no Produto Interno Bruto (PIB), nos setores produtivos e nas áreas de saúde e educação.

Também serão abordados os regimes diferenciados com forte impacto social, como a cesta básica nacional e o cashback, além dos efeitos da reforma em segmentos de infraestrutura, como energia, saneamento e telecomunicações, e no setor imobiliário. O senador destacou ainda que temas como o imposto seletivo, o Simples Nacional e a Zona Franca de Manaus estarão no centro dos debates.

Proteção à Zona Franca e trava para carga tributária

Eduardo Braga reforçou que não haverá retrocessos em áreas estratégicas, como a Zona Franca de Manaus e as políticas de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. “Não admitiremos retrocessos, sejam nas políticas de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste ou na proteção ao Simples Nacional e à Zona Franca de Manaus. Também faremos valer a trava para a carga tributária, incluída pelo Senado Federal no texto constitucional, com o objetivo de impedir aumentos futuros de impostos e assegurar a neutralidade da futura carga tributária do consumo”, destacou o relator.

Debates com governadores e prefeitos

O senador Eduardo Braga também incluiu no plano de trabalho a realização de duas sessões temáticas no plenário do Senado para ouvir governadores e prefeitos, visando discutir os efeitos da reforma tributária nos estados e municípios. A expectativa é que os debates sejam finalizados até 14 de novembro.

Tramitação e apelo por mais celeridade

Durante a reunião, o senador Izalci Lucas (PL-DF) solicitou ao presidente da CCJ que o texto também fosse apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), argumentando que a matéria possui caráter econômico. Contudo, Braga lembrou que a CAE já havia contribuído durante a tramitação da PEC da reforma tributária e que suas contribuições foram incluídas no relatório. “A competência é inequívoca e exclusiva da CCJ. Mas nem por ser competência exclusiva, a CCJ excluiu a CAE ou as outras comissões temáticas do Senado da participação no debate e as suas contribuições”, defendeu.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apoiou a tramitação exclusivamente na CCJ, enfatizando a necessidade de agilidade. “Temos que ter responsabilidade com o tempo. Esse tema da reforma tributária já foi exaustivamente debatido. Temos que dar uma resposta à população e à economia brasileira”, afirmou.

Com mais de 1.400 emendas ao texto, parte delas deverá ser incorporada, o que poderá exigir o retorno da proposta à Câmara dos Deputados. A expectativa é que a votação ocorra nas duas casas até o fim do ano.

“Ainda precisaremos de alguns dias para construirmos um consenso entre os líderes da Câmara, do Senado, o presidente Arthur Lira e o presidente Rodrigo Pacheco, além do Executivo”, finalizou Braga.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20 -
Negócios 21/11/2024 às 08:41

Bazar Plus Size promove inclusão de corpos ‘fora do padrão’ com peças a partir de R$ 20

Diversidade e consumo consciente marcam evento neste sábado, que promove ainda doações para lar de idosos


Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador -
Cidades 21/11/2024 às 08:20

Prefeitura amplia Dog Parks em Salvador

Capital baiana possui 45 espaços de lazer exclusivos para pets em praças 


Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João -
Cidades 21/11/2024 às 08:00

Pré-matrícula da educação infantil ocorre até 29 de novembro em Mata de São João

Inscrições são destinadas a alunos de 2 anos de idade


Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs -
Negócios 21/11/2024 às 07:00

Universidade oferece atendimento gratuito para MEIs

Ação contará com orientações para estratégias de negócios e regularização de pendências


Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora -
Cidades 20/11/2024 às 23:00

Redes sociais podem ser aliadas no combate ao desperdício de alimentos, diz influenciadora

Surthany Hejeij faz sucesso na internet ao preparar refeições com produtos que seriam jogados no lixo


Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem -
Cidades 20/11/2024 às 22:10

Dados do governo e da CNT sobre rodovias divergem

Levantamento da União mostra melhor marca histórica da estrutura viária federal, enquanto o da entidade indica que 77,3% da malha está em patamar regular, ruim ou péssimo


Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira -
Saúde 20/11/2024 às 21:20

Combate ao Aedes aegypti é reforçado na Bahia até esta sexta-feira

Servidores estaduais serão capacitados nesta quinta para formar brigadas anti-mosquito


Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico -
Cultura 20/11/2024 às 20:30

Festival Música Viva traz artistas independentes em shows gratuitos no Centro Histórico

Evento, que acontece nos próximos dias 29 e 30, promove diversidade musical, formação profissional e produção de renda para jovens


Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador -
Saúde 20/11/2024 às 19:40

Semana Brasileira do Aparelho Digestivo começa nesta quinta-feira em Salvador

Programação se estende até o próximo domingo (24); especialista fala sobre importância de conhecer doenças e atuar na prevenção


Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping -
Política 20/11/2024 às 19:00

Brasil e China firmam 37 acordos bilaterais durante visita de Xi Jinping

Pactos abrangem áreas estratégicas como agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura e energia