CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária

Eduardo Braga destaca proteção à Zona Franca de Manaus e trava para carga tributária


Vixe d-flex me-2
Redação 23/10/2024 18:00 Política
CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária - Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado deu um importante passo nesta quarta-feira (23) ao aprovar o plano de trabalho para o Projeto de Lei Complementar 68/2024, que regulamenta a reforma tributária. O relator da matéria, senador Eduardo Braga (MDB-AM), apresentou o cronograma, e os debates sobre o projeto terão início na próxima semana.

Encaminhado ao Senado em agosto, o projeto aguardava o término do calendário das eleições municipais, conforme acordo entre os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da CCJ, Davi Alcolumbre (União-AP). Agora, a proposta que regulamenta a Emenda Constitucional 132/2023, fruto da PEC 45/2019, avança no Congresso.

Enquanto aguardava a tramitação, Eduardo Braga realizou uma série de reuniões com cerca de 550 representantes de diversos setores da sociedade civil, que trouxeram contribuições técnicas ao projeto. “A expectativa é de que possamos viabilizar a votação da matéria da forma mais breve possível, sem açodamentos ou atropelos, com a ampla participação de todos que se dispuserem a participar da construção de um consenso em torno do projeto”, afirmou o senador.

Audiências públicas e temas centrais

O plano de trabalho prevê a realização de 11 audiências públicas para discutir temas como os novos tributos sobre o consumo — o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) —, além dos impactos da reforma no Produto Interno Bruto (PIB), nos setores produtivos e nas áreas de saúde e educação.

Também serão abordados os regimes diferenciados com forte impacto social, como a cesta básica nacional e o cashback, além dos efeitos da reforma em segmentos de infraestrutura, como energia, saneamento e telecomunicações, e no setor imobiliário. O senador destacou ainda que temas como o imposto seletivo, o Simples Nacional e a Zona Franca de Manaus estarão no centro dos debates.

Proteção à Zona Franca e trava para carga tributária

Eduardo Braga reforçou que não haverá retrocessos em áreas estratégicas, como a Zona Franca de Manaus e as políticas de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste. “Não admitiremos retrocessos, sejam nas políticas de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste ou na proteção ao Simples Nacional e à Zona Franca de Manaus. Também faremos valer a trava para a carga tributária, incluída pelo Senado Federal no texto constitucional, com o objetivo de impedir aumentos futuros de impostos e assegurar a neutralidade da futura carga tributária do consumo”, destacou o relator.

Debates com governadores e prefeitos

O senador Eduardo Braga também incluiu no plano de trabalho a realização de duas sessões temáticas no plenário do Senado para ouvir governadores e prefeitos, visando discutir os efeitos da reforma tributária nos estados e municípios. A expectativa é que os debates sejam finalizados até 14 de novembro.

Tramitação e apelo por mais celeridade

Durante a reunião, o senador Izalci Lucas (PL-DF) solicitou ao presidente da CCJ que o texto também fosse apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), argumentando que a matéria possui caráter econômico. Contudo, Braga lembrou que a CAE já havia contribuído durante a tramitação da PEC da reforma tributária e que suas contribuições foram incluídas no relatório. “A competência é inequívoca e exclusiva da CCJ. Mas nem por ser competência exclusiva, a CCJ excluiu a CAE ou as outras comissões temáticas do Senado da participação no debate e as suas contribuições”, defendeu.

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apoiou a tramitação exclusivamente na CCJ, enfatizando a necessidade de agilidade. “Temos que ter responsabilidade com o tempo. Esse tema da reforma tributária já foi exaustivamente debatido. Temos que dar uma resposta à população e à economia brasileira”, afirmou.

Com mais de 1.400 emendas ao texto, parte delas deverá ser incorporada, o que poderá exigir o retorno da proposta à Câmara dos Deputados. A expectativa é que a votação ocorra nas duas casas até o fim do ano.

“Ainda precisaremos de alguns dias para construirmos um consenso entre os líderes da Câmara, do Senado, o presidente Arthur Lira e o presidente Rodrigo Pacheco, além do Executivo”, finalizou Braga.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Geddel rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito vibra com problemas da população: ‘Não tem nada na cabeça’ -
Política 23/10/2024 às 19:40

Geddel rebate ACM Neto e diz que ex-prefeito vibra com problemas da população: ‘Não tem nada na cabeça’

Ex-prefeito tem intensificado as críticas ao governador do estado, principalmente diante da situação da segurança pública


Relator do Orçamento 2025, Angelo Coronel promete transparência em projeto sobre emendas parlamentares -
Política 23/10/2024 às 19:20

Relator do Orçamento 2025, Angelo Coronel promete transparência em projeto sobre emendas parlamentares

PL visa atender às demandas do ministro do STF, Flávio Dino, que pediu maior rastreabilidade dos recursos enviados via emendas


ACM Neto responde a ameaça de processo de Jerônimo: ‘Não pensem que vão me calar’ -
Política 23/10/2024 às 19:00

ACM Neto responde a ameaça de processo de Jerônimo: ‘Não pensem que vão me calar’

Ex-prefeito de Salvador critica foco do governo em ações judiciais enquanto a criminalidade aumenta na Bahia


Enem 2024: provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro com segurança reforçada -
Cidades 23/10/2024 às 18:57

Enem 2024: provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro com segurança reforçada

Inep confirma mais de 5 milhões de inscritos e disponibiliza recursos de acessibilidade


Juazeiro, Jaguarari e Casa Nova firmam acordos com o MP-BA para melhorar segurança pública -
Cidades 23/10/2024 às 18:33

Juazeiro, Jaguarari e Casa Nova firmam acordos com o MP-BA para melhorar segurança pública

Os municípios de Juazeiro, Jaguarari e Casa Nova assinaram Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) nesta quarta-feira (23), em um evento promovido pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) durante o projeto PGJ Itinerante. A programação, que teve início às 10h, transformou Juazeiro na sede administrativa do MPBA, com foco na segurança pública. Os […]


Saúde de Maiara gera polêmica nas redes sociais: assessoria se pronuncia -
Coluna Ohh! 23/10/2024 às 18:24

Saúde de Maiara gera polêmica nas redes sociais: assessoria se pronuncia

Artista reafirma que está vivendo sua “melhor fase” e se sente saudável


Rússia abre mão de comandar banco do Brics e defende recondução de Dilma Roussef no NDB -
Internacional 23/10/2024 às 18:21

Rússia abre mão de comandar banco do Brics e defende recondução de Dilma Roussef no NDB

Declaração russa ocorreu durante a Cúpula dos Brics, realizada nesta semana em Kazan, Rússia.


CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária -
Política 23/10/2024 às 18:00

CCJ do Senado aprova plano de trabalho da reforma tributária

Eduardo Braga destaca proteção à Zona Franca de Manaus e trava para carga tributária


STF rejeita recurso e nega cobrança de Imposto de Renda sobre doações de herança -
Cidades 23/10/2024 às 17:29

STF rejeita recurso e nega cobrança de Imposto de Renda sobre doações de herança

Primeira Turma do Supremo decidiu rejeitar recurso da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional