Caso Marielle: MP recorre para aumentar penas de Ronnie e Élcio
Em 31 de outubro, a Justiça condenou Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pela morte de Marielle Franco

A Força-Tarefa do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado para o caso Marielle Franco e Anderson Gomes (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) apresentou recursos de apelação para aumentar as penas de Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz, condenados pelo duplo homicídio da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O crime ocorreu em 14 de março de 2018.
No recurso, o Gaeco requer pena máxima para os crimes: 30 anos para Anderson, 30 para Marielle, 20 para Fernanda Chaves, que também estava no carro, somando 80 anos e mais dois anos pela receptação do carro Cobalt utilizado no dia do crime.
Em 31 de outubro, a Justiça condenou Ronnie Lessa a 78 anos, 9 meses e 30 dias de prisão e Élcio Queiroz a 59 anos, 8 meses e 10 dias. Eles também devem pagar R$ 706 mil de indenização para os parentes de Anderson e Marielle.
No documento encaminhado ao 4º Tribunal do Júri, o Ministério Público destaca a necessidade de revisão das penas, sob o argumento de que aspectos fundamentais relacionados à gravidade dos crimes, como a repercussão internacional e o modus operandi, não foram considerados adequadamente na sentença de primeira instância.
Entre os pontos apresentados pela força-tarefa estão, o uso de arma automática e silenciador, a emboscada planejada no Centro do Rio e a destruição de provas pelos acusados. No pedido, os promotores de Justiça ressaltaram a comoção global gerada pelo caso, que impactou negativamente a imagem do Brasil no cenário internacional.
A apelação também pede maior rigor na dosimetria das penas, incluindo a revisão da tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao ataque, e a ampliação da punição pelo crime de receptação do veículo utilizado no crime.
Repercussão
Na apelação, a força-tarefa destaca a violência do ataque, incluindo a emboscada planejada no Centro do Rio, e a destruição de provas pelos réus. Esses elementos são vistos como agravantes que não foram suficientemente considerados na decisão anterior. Além disso, o impacto do crime na imagem do Brasil no cenário internacional é um ponto importante no pedido de revisão da pena.
Mais Lidas
Política
AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Juscelino Filho retorna à Câmara após escândalo e suplente perde mandato
Últimas Notícias

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar

Brasil registra estagnação nas matrículas da educação infantil entre 2023 e 2024, aponta Inep
Em 2023, foram registradas 9,461 milhões de matrículas na creche e pré-escola. Já neste ano, número teve aumento de apenas 30 mil alunos

Em Jequié, Jerônimo reforça laços com Zé Cocá e lança série de ações para o município
Cronograma envolve entregas de equipamentos públicos, vistorias em obras, reuniões com lideranças locais e anúncios de novos investimentos

Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Iniciativa busca proporcionar vivência prática e formação complementar para quem está matriculado em cursos 'lato' ou 'stricto sensu'

Alta inesperada: comércio atinge maior nível desde 2000 e mostra força da recuperação
Segundo IBGE, avanço de 0,5% no mês consolida retomada do setor e coloca varejo 9,1% acima do nível pré-pandemia

Após multa de Moraes, defesa de Filipe Martins fala em perseguição e ameaça buscar ação internacional
Penalidade foi aplicada após ex-assessor de Bolsonaro descumprir medida cautelar

Marco temporal em xeque: Gilmar Mendes reacende debate com indígenas em meio a impasse histórico
Ministro do STF garante continuidade das demarcações e busca consenso institucional após divergências sobre direitos indígenas

Ator de ‘Malhação’ traz para Salvador novo curta que mistura afeto e sobrenatural
João Pedro Oliveira participa da sessão do curta 'E seu corpo é belo' no Cinema Glauber Rocha, às 15h45, nesta quarta-feira (9)

AGU aciona PF e PGR por fala de deputado que desejou morte de Lula
Declarações foram feitas pelo parlamentar durante sessão da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados

Descubra como acessar 133 mil livros de graça nas bibliotecas estaduais da Bahia
Nos primeiros quatro meses de 2025, 2.159 usuários retiraram livros nas unidades espalhadas em Salvador e Itaparica