Após bloqueio no Brasil, X recua e indica advogada como representante legal
Demanda ocorreu após Moraes determinar que o aplicativo não poderia funcionar em território brasileiro sem um responsável

A advogada Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição foi indicada, nesta sexta-feira (20), como a representante legal do X (ex-Twitter) no Brasil, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, exigir a comprovação do vínculo com a plataforma. Além da nomeação, procurações e documentos foram apresentados para a verificação do processo.
Depois de ter o acesso bloqueado em território brasileiro por falta de um representante legal, Moraes justificou que o aplicativo só poderia operar no país com a presença de um responsável para responder as demandas judiciais impostas. Essa determinação gerou polêmica ao redor do Brasil, com muitos protestos e posicionamento a favor, inclusive do presidente Lula.
Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição já ocupava o cargo de representante legal do X, mesmo antes da rede social cair em território nacional. Os advogados Sérgio Rosenthal e André Zonaro Giacchetta são os responsáveis por assumir a defesa do X no processo jurídico que acarretou no bloqueio do aplicativo. Dessa forma, a advogada responde efetivamente por qualquer processo que envolva a empresa acerca dos Poderes.
Indicação da representante legal do X
Os advogados de Rachel comunicaram ao STF a sua indicação como representante legal do X no Brasil. O documento alega que ela já teria ocupado o cargo anteriormente e mostra a intenção da plataforma de atender as ordens do Supremo.
Nesse contexto, a indicação sinaliza o recuo do aplicativo em continuar batendo de frente com a legislação brasileira. Inclusive, Elon Musk fechou o escritório do X no Brasil depois de atacar Moraes e pedir o impeachment do ministro, em protesto contra a censura.
No total, o aplicativo acumulou mais R$ 18 milhões em multas por descumprir decisões judiciais. Desse modo, os recursos do antigo Twitter e da Starlink, empresa de internet via satélite que também é controlada pelo bilionário, foram confiscados para pagar os valores em aberto.
Bloqueio do X
O bloqueio do X foi decretado por Alexandre de Moraes, no dia 30 de agosto. Logo depois, a decisão foi confirmada pela Primeira Turma do STF. A rede social não saiu do ar de imediato, já que a sua suspensão também contou com o envolvimento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) junto a provedores de internet.
Ainda nesta semana, o aplicativo voltou ao ar, segundo o relato de alguns usuários do Brasil. Porém, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), representante do setor, destacou que estas pessoas estariam burlando a ordem judicial através do uso de IPs dinâmicos, algo que dificulta o rastreio e bloqueio pelos provedores.
Leia também:
‘Ordens ilegais de Moraes censuraram também brasileiros comuns’, diz Musk no ‘X’
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Política
Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais
Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Lula sanciona Lei da Reciprocidade como resposta ao ‘tarifaço’ de Trump
Últimas Notícias

Caixa destina mais R$ 15 bilhões à faixa 4 do Minha Casa Minha Vida

Haddad aponta estabilidade do Brasil diante de incertezas internacionais

STF mantém penas de condenados pela tragédia da Boate Kiss e encerra disputa judicial
Ministros rejeitam recursos e confirmam decisão que restabeleceu sentenças após anulação feita pelo STJ

Chuvas intensas causam alagamentos e deixam famílias desalojadas no interior da Bahia
Municípios do sul, sudoeste e norte do estado registraram danos estruturais, enquanto Salvador segue em alerta para novos temporais

César Borges elogia gestão de Jerônimo Rodrigues: ‘difícil encontrar uma pessoa tão cortês como o senhor’
Ex-governador se declara admirado com postura do atual chefe do Executivo em evento que também marcou anúncio de obras e apoio à Expo Jequié 2025

BBB 25: Parciais apontam paredão acirrado entre Renata e Vinicius
Renata e Vinícius lideram as rejeições segundo enquetes

Bolsonaro será submetido à cirurgia no intestino após chegar a Brasília
Ex-presidente será transferido para Brasília em UTI aérea por recomendação médica; quadro clínico é estável

Veja onde assistir Paixão de Cristo em Salvador e RMS: espetáculos gratuitos e ações solidárias
Eventos devem atrair centenas de pessoas nos dias que antecedem Semana Santa

Robinson Almeida denuncia novo apagão em Capim Grosso e cobra Coelba: ‘Recorrência é inadmissível’
Segundo relatos, blecaute provocou prejuízos significativos a moradores e comerciantes locais

Presidente de Comissão projeta votação novo IR e critica sistema tributário: ‘injusto, regressivo e burro’
Previsão foi feita durante um evento realizado na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos

Via Sacra no Centro Histórico de Salvador recria Paixão de Cristo com 14 estações
Celebração reunirá fiéis e representantes de irmandades, neste sábado (12), a partir das 16 horas, com percurso por igrejas históricas

Bolsonaro tem noite estável em hospital de Natal e será transferido para Brasília por precaução
Ex-presidente passou mal na noite de sexta-feira, durante uma agenda política em Santa Cruz, no interior do Rio Grande do Norte