Lavagem do Bonfim: ABIH-BA prevê ocupação hoteleira acima de 70%
Para a entidade, os números refletem o fortalecimento do turismo na cidade, que vem registrando altos índices desde o segundo semestre de 2024

A Lavagem do Bonfim, uma das festas religiosas mais tradicionais do Brasil, deve seguir movimentando a rede hoteleira de Salvador. Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Seção Bahia (ABIH-BA), o período tem expectativa de ocupação superior a 70%, refletindo o fortalecimento do turismo na cidade, que vem registrando altos índices desde o segundo semestre de 2024.
Lavagem do Bonfim: uma festa estratégica
A Lavagem do Bonfim, realizada há mais de dois séculos, vai além da devoção religiosa. “Temos uma das maiores festas religiosas do Brasil, que todos os anos atrai centenas de milhares de turistas e baianos. Salvador não é só sol e praia, mas também um destino cultural, histórico e gastronômico”, afirmou Luciano Lopes, diretor de Comunicação e Marketing da ABIH-BA.
A festa, que combina procissão, celebração e um encontro de culturas, é um dos pontos altos do verão soteropolitano, colaborando para o aumento da taxa de ocupação hoteleira. Além disso, promove contratações temporárias na rede hoteleira e no trade turístico, ampliando o impacto econômico da temporada.
Desempenho hoteleiro alavancado
A hotelaria de Salvador fechou 2024 com números expressivos, atingindo uma ocupação média anual de 64,15%, superior a anos anteriores. A diária média também registrou alta, alcançando R$ 643,11, enquanto o Revpar foi de R$ 412,53. Segundo a ABIH-BA, os resultados são reflexos de uma maior procura em praticamente todas as regiões turísticas da Bahia durante o verão.
“O segmento hoteleiro é um grande empregador, funcionando em três turnos e demandando mão de obra variada. Porém, ainda enfrentamos desafios, como a alta competição com plataformas digitais e questões estruturais”, destacou Wilson Spagnol, presidente da ABIH-BA.
Além disso, os dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram um crescimento de 3,9% no número de passageiros no aeroporto de Salvador, atingindo 6,7 milhões entre janeiro e novembro de 2024. Os voos internacionais, por exemplo, registraram alta de 4,5% no mesmo período, um sinal positivo para o turismo internacional na região.
Conforme Spagnol, a disputa por rotas aéreas domésticas é intensa e fundamental para o desenvolvimento do turismo local.
“A disputa pelas rotas domésticas é intensa e de fundamental importância para o destino, e passa pela negociação de instrumentos e incentivos tributários. Nem sempre o movimento de aeronaves e passageiros reflete o potencial turístico da região, como mostra o caso de Recife nos primeiros 11 meses de 2024 (8,8 milhões) ter ultrapassado o número de passageiros de Salvador (6,7 milhões)”, enfatizou.
Projeções para 2025
De acordo com a vice-presidente da ABIH-BA, Liliane Pinheiro, a hotelaria está muito otimista para o ano de 2025, pois todos os polos turísticos da Bahia estão sendo muito procurados pelos viajantes que buscam o descanso de sol e praia, mas também à diversidade cultural e histórica que a Bahia oferece.
“O trade está muito confiante, pois Salvador e a Bahia como um todo têm se requalificado no que se refere a parte turística, tanto na questão corporativa, como na questão de lazer. Muita coisa nova está acontecendo. Na capital baiana temos os museus e centros culturais, enquanto que no interior temos diversas rotas turísticas, inclusive o enoturismo, que envolve as vinícolas, por exemplo em Mucugê. Então acreditamos que a força do produto turístico Bahia vai favorecer o aumento na demanda por viagens”, disse.
Com uma oferta cada vez mais diversificada, Salvador e outros polos turísticos da Bahia se consolidam como destinos que atendem aos mais variados perfis de viajantes, potencializando a economia do estado e criando oportunidades em diferentes setores.
Dados e desafios do setor
Os números de desempenho hoteleiro são baseados na Pesquisa Conjuntural de Desempenho (Taxinfo), realizada pela ABIH-BA e Brasil. No entanto, ainda há desafios a serem enfrentados, como a melhoria das conexões aéreas e a competitividade desleal com plataformas digitais que oferecem diárias sem a mesma carga tributária.
Redação
Mais Lidas
Negócios
Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Últimas Notícias

Morre papa Francisco, primeiro pontífice sul-americano, aos 88 anos

Baiano desaparecido há três anos é encontrado na Costa Rica e retorna ao Brasil
Jovem diagnosticado com esquizofrenia, foi localizado a mais de 5 mil quilômetros de sua casa, em Salvador, e deportação foi realizada na última semana

Classificação do GP da Arábia tem batida de Norris, pole apertada de Verstappen e drama para brasileiros
Vitória do piloto holandês da RBR na classificação foi marcada por resultado apertado e pela presença de alguns incidentes na pista

Morre Cristina Buarque aos 74 anos: sambista deixa legado como referência do gênero
Trabalho da artista foi essencial para preservação e divulgação de obras pouco conhecidas

Último dia de inscrições: 21k Salvador reúne 5 mil atletas e estreia no próximo sábado
Entre os nomes confirmados está o queniano Edward Wambua, que compõe o pelotão de elite ao lado de corredores de várias partes do Brasil

Pastor Isidório repercute nas redes após reclamar com esposa sobre abstinência sexual: ‘homem não é frangalho’
Esposa do parlamentar está em tratamento oncológico e passou por uma cirurgia recentemente

Hugo Calderano faz história e conquista título inédito para o Brasil no tênis de mesa
Brasileiro derrotou o chinês Lin Shidong, atual número 1 do ranking mundial, com um desempenho dominante: 4 sets a 1

ACM Neto reúne aliados e discute estratégias para eleições de 2026 na Bahia
Encontro teve como pauta central as articulações para o pleito e reuniu diversos prefeitos da região

BBB 25: último paredão define quem se junta a Guilherme na disputa por prêmio milionário
João Pedro, Renata e Vitória Strada disputam as duas vagas restantes na grande final do reality show

Bolsonaro completa sete dias de internação, tem boa evolução clínica e ainda não tem previsão de alta
Cirurgia teve como objetivo tratar bloqueio intestinal causado por aderências

Esnobado pela Time: Lula não entra na lista dos 100 mais influentes do mundo em 2025
Esta é a primeira vez, desde 2019, que Brasil não tem representantes na publicação, que é dividida em seis categorias