Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano
Thuane Maria/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (26), do lançamento oficial da 19ª edição da Bahia Farm Show 2025, que acontecerá entre os dias 9 e 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Durante o evento, o petista destacou a importância da feira para o desenvolvimento do agronegócio, setor que representa 22,5% da economia baiana em 2024, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
“É um espaço estratégico para inovação, desenvolvimento sustentável e todos os anos movimenta diferentes setores, gerando empregos e fortalecendo tanto o agronegócio, quanto a agricultura familiar”, afirmou ao Portal M!.
Agronegócio baiano: inovação no centro das discussões
A Bahia Farm Show, uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, já comercializou 95% dos espaços para expositores em sua 19ª edição, que será realizada de 9 a 14 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia. Com o tema “Agro Inteligente, Futuro Sustentável”, o evento busca impulsionar a inovação no agronegócio e fortalecer parcerias entre produtores rurais, empresas e instituições financeiras. Em 2024, a feira movimentou R$ 10,9 bilhões em negócios, consolidando-se como um dos principais eventos do setor no país e uma plataforma estratégica para a disseminação de novas tecnologias e boas práticas agrícolas.
Em entrevista para o Portal M!, o governador abordou os avanços tecnológicos que transformaram a produção agrícola baiana, citando o exemplo da soja e do cacau, que ganharam novas possibilidades graças à inovação.
“Tem tecnologia ali dentro e não é pouca não. Dentro de uma produção de cacau, que ninguém acreditava que o Oeste poderia ter uma vez. Nosso conceito ‘Cacau não aguenta o sol’, estava equivocado. A tecnologia apresentou isso”, afirmou Jerônimo ao Portal M!.
A Bahia Farm Show 2025 reunirá startups e empresas do setor, trazendo soluções em inteligência artificial, automação, energia renovável e agricultura de precisão, áreas que, segundo Jerônimo Rodrigues, são essenciais para o futuro do agronegócio no Estado.
“A feira reforça seu papel como um espaço de inovação, trazendo tecnologias que aumentam a produtividade e reduzem impactos ambientais”, disse o gestor.
Infraestrutura e desafio da logística
De acordo com Jerônimo Rodrigues, a importância de melhorar a infraestrutura para garantir a competitividade do agronegócio baiano precisa ser destacada, especialmente no que diz respeito ao transporte de produtos para exportação. “Você pega uma soja produzida no Oeste, você anda 800 quilômetros com essa carga dentro de um caminhão até chegar em um porto. Olha o que está acontecendo para exportar”, lamentou.
No entanto, o petista afirmou que está trabalhando para melhorar a infraestrutura rodoviária e ferroviária, além de investir na construção de pontes e estradas para facilitar o escoamento da produção. “Estamos buscando fazer o transporte mais barato, mais rápido”, disse.
Agricultura familiar
Além do agronegócio, a agricultura familiar também terá um destaque especial na Bahia Farm Show 2025. Um estande de 750m² reunirá produtores de diversas regiões da Bahia, promovendo a comercialização de produtos pelo mercado virtual da Mercaf. O Empório da Agricultura Familiar, consolidado como um dos espaços mais visitados na edição anterior, retorna com 28 boxes de produtos típicos, como chocolates, queijos, mel, carnes, embutidos, doces regionais e artesanato.
De acordo com Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a agricultura familiar é um dos grandes motores do desenvolvimento sustentável na Bahia. “Neste espaço, reunimos produtores de diversas regiões para mostrar a força e a diversidade da nossa produção, promovendo novos negócios”.
Desafios e perspectivas do mercado internacional
Durante a cerimônia, o governador também abordou os desafios do agronegócio baiano no mercado internacional. Ele reconheceu que a exportação e a importação de produtos agrícolas enfrentam complexidades, principalmente relacionadas ao valor do dólar e às exigências de rastreabilidade e sustentabilidade ambiental.
“O mercado importador, cada vez mais exige de um produto que tenha rastreabilidade, que a gente sabe de onde é que foi aquele produto produzido”, afirmou ao Portal M!.
Além disso, Jerônimo Rodrigues mencionou as dificuldades enfrentadas pelos produtores de frutas, que não podem estocar suas colheitas e dependem de prazos rigorosos de transporte para garantir a qualidade. “Se você tiver contrato, está feito. Se você não tiver, você ainda aguenta guardar a produção, estocar a produção por um período. Se você for pra parte de frutas, não tem como. Se chegou na época da colheita, você colhe”, disse Jerônimo.
Segurança jurídica e conflitos fundiários
Outro tema abordado pelo governador foi a questão da segurança jurídica e da regularização fundiária, especialmente no que diz respeito às terras indígenas e aos conflitos fundiários no Extremo-Sul no Estado. “Esse é um tema que é recorrente”, segundo Rodrigues, destacando que o governo estadual, junto ao governo federal, busca uma solução equilibrada para esses problemas.
“Nós temos que, enquanto empresários, governo federal, governo do Estado, deputados federais e estaduais que ajudar nisso, temos que encontrar saídas reais, firmes, porque senão fica inseguro. As comunidades tradicionais ficam inseguras. Os empresários e o Estado não conseguem responder. Acaba tendo que ficar respondendo a vocês sobre a violência, morte de um ou de outro”, pontuou o gestor ao Portal M!.
De acordo com o governador, a presença da Polícia Civil, Militar e Federal tem sido fundamental para garantir a segurança nas regiões afetadas por conflitos, como o Extremo-sul da Bahia. “Nós não estamos dando mole. A presença da Polícia Civil, Militar e Federal tem um comitê articulado para que a gente possa fazer o que estava previsto acontecer na Chapada. Nós montamos, negociamos medianamente, mas é preciso que depois haja uma saída consistente, que é do governo federal, que é a regularização fundiária para essas grandes áreas”, concluiu.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva