Chocolat Festival Ilhéus fortalece turismo, educação e economia solidária
Evento prossegue até domingo (21), reunindo cerca de 200 produtores e mais de 100 marcas de chocolates de origem do Sul da Bahia
O Chocolat Festival Ilhéus, que prossegue até domingo (21), no Centro de Convenções, reúne cerca de 200 produtores e mais de 100 marcas de chocolates de origem do Sul da Bahia, que a cada ano conquistam consumidores do Brasil e do exterior.
O Governo da Bahia marca presença no evento com uma série de atividades. A educação profissional para a produção de chocolate é um dos destaques do Chocolat Festival Ilhéus.
A Secretaria de Educação instalou um estande com professores e estudantes das fábricas-escolas dos centros estaduais e territoriais de educação profissional do chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus; do Cacau e do Chocolate Milton Santos, em Arataca; do Baixo Sul, em Gandu; e do Médio Rio das Contas, em Ipiaú.
Além de demonstrarem como é o processo de produção de chocolates, os estudantes também apresentam derivados de cacau, confeccionados como parte do processo de ensino aprendizagem que portas para um mercado de trabalho cada vez mais promissor.
No Empório da Agricultura Familiar, são comercializados produtos de 27 territórios de identidade da Bahia. São mais de 60 itens como doces, geléias, licores, cerveja, iogurtes, queijos, cafés e bombons, mostrando toda a diversidade do estado.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, disse que 70% dos produtores de cacau são agricultores familiares. “Estamos apoiando uma cultura que gera emprego e renda e garante uma vida digna para milhares de pessoas. Além disso, o cultivo de cacau cabruca é único no mundo e contribuiu para a conservação do meio ambiente”, ressalta.
Uma das novidades desta edição foi a ampliação de espaços de órgãos governamentais, que expõem seu trabalho. Um exemplo foi o Conjunto Penal de Itabuna, que montou um estande para mostrar o artesanato produzido pelos internos na unidade, além de todos os programas e projetos voltados para a reinserção social dos apenados por meio da educação e das atividades laborativas.
Turismo e empreendedorismo no Chocolat Festival Ilhéus
Um dos espaços do governo no festival é o estande da Economia Solidária, coordenado pelo Cesol-Litoral Sul, com produtos de associações regionais, que recebem apoio para capacitação e comercialização.
O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Davidson Magalhães, afirma que esse é um evento de divulgação da região e se tornou um espaço importante para comercialização de produtos da economia solidária. “O Sul da Bahia deixou de ser apenas produtor de amêndoas, para produzir chocolates de qualidade, reconhecidos no Brasil e no Exterior”, completou.
O artesanato e o turismo da Bahia também estão presentes, no Chocolat Festival Ilhéus, em estandes onde os expositores comercializam obras e são divulgadas as atrações turísticas do Sul da Bahia e das demais regiões do estado.
O secretário de Turismo, Maurício Bacelar, ressalta que “o Chocolat Festival é também um grande divulgador do turismo, atraindo pessoas do Brasil e do exterior e mostrando as imensas belezas naturais e a rica cultura do Sul da Bahia”.
Bacelar lembra que a Estrada do Chocolate, uma iniciativa do governo, é a primeira rodovia temática da Bahia, com fazendas centenárias e hoje focadas também na sustentabilidade, tem impulsionado a economia regional.
Durante os dias do Chocolat Festival Ilhéus, acontecem atividades como Fórum do Cacau, Choco Day, Cozinha Show, Cozinha Kids, Rodadas de Negócios, Atelier do Chocolate e apresentação de artistas regionais. O acesso ao festival é feito através de um Túnel Sensorial, que remete os visitantes à sensação de entrar numa fazenda de cacau cabruca.
Marco Lessa, coordenador do Chocolat Festival, afirma que, em 13 anos, o evento contribuiu para a criação de cerca de 200 marcas de chocolates de origem. “Além de incentivar a adoção de novas tecnologias, o empreendedorismo e um modelo de produção sustentável no Sul da Bahia. O nosso chocolate de origem não é apenas um produto para ser degustado, mas também remete a uma história celebrizada mundialmente por Jorge Amado”, disse, referindo-se aos romances do escritor baiano focados no ciclo do cacau, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do sem fim.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Criadora do método Financeirar, Raquel Santos dá dicas para empreender
Cidades
Nadadora de 69 anos morre durante prova da Travessia Itaparica-Salvador
Verão em Salvador tem previsão de temperatura recorde
Saiba como as religiões encaram o Natal
Polícia Militar da Bahia forma mais de 1.600 soldados para reforçar o Estado
Últimas Notícias
Nadadora de 69 anos morre durante prova da Travessia Itaparica-Salvador
Brasil é eleito para novo mandato no Comitê de Consolidação da Paz da ONU
Senado aprova projeto que aumenta arrecadação em R$ 16,8 bilhões em 2025
Pacheco diz que pretende continuar no Senado e nega plano de ser ministro de Lula
Ida de Pacheco para o governo é vista como uma alavanca para sua candidatura ao governo de Minas Gerais em 2026
Preta Gil segue internada, está estável e continuará na UTI nos próximos dias, diz boletim
Operação realizada na quinta-feira (19) teve duração de 21 horas, e foi realizada para a remoção de tumores no intestino
Lula lamenta mortes ocorridas durante acidente em MG e diz que Executivo está à disposição de autoridades locais
Até o momento, número de mortes confirmadas chegam a 38
Daniela Mercury confirma realização do ‘Pôr do Som’ em 1º de janeiro, no Farol da Barra
Evento, que contará com patrocínio do Governo do Estado, terá início às 16h30
Dois suspeitos da morte do ex-ator mirim João Rebello morrem em confronto com a polícia
Irmã do ex-ator mirim João Rebello usou suas redes sociais para lamentar a morte dos homens suspeitos
Ivete Sangalo puxará trio sem cordas no último dia do Carnaval de Salvador em 2025
Cantora também comandará o Bloco Coruja e fará apresentações em um camarote na capital baiana
PGR defende manutenção da prisão preventiva de Braga Netto por obstrução de investigação
Militar está detido desde sábado (14) sob suspeita de tentar obstruir as investigações sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado
Ano novo com bem-estar: ‘Autocuidado é prioridade e exige consciência corporal’, diz Cyça Lopes
Fisioterapeuta destaca o pilates e hábitos simples listados no seu programa 'Pérolas de Saúde'
Maduro anuncia reforma constitucional para ‘consolidar a soberania popular’ em novo mandato
Anúncio foi transmitido em rede nacional de TV
Em confraternização com ministros, Lula sinaliza alterações no primeiro escalão do governo
Reestruturação é vista como uma resposta às pressões de aliados no Congresso