Preta Gil segue internada, está estável e continuará na UTI nos próximos dias, diz boletim
Operação realizada na quinta-feira (19) teve duração de 21 horas, e foi realizada para a remoção de tumores no intestino

A cantora Preta Gil continua internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês após uma cirurgia realizada na quinta-feira (19). O boletim médico divulgado na tarde deste sábado (21) confirma que a artista está estável, mas continuará monitorada nos próximos dias. A operação, que teve duração de 21 horas, foi realizada para a remoção de tumores no intestino, como parte do tratamento contra um câncer diagnosticado no início de 2023.
De acordo com a assessoria de Preta, a cantora foi sedada após a longa duração do procedimento, e a previsão é que a sedação seja removida no sábado (21). “A cirurgia de Preta Gil foi realizada com sucesso, e a cantora está bem. Por conta da duração do procedimento e para controle da dor, ela permanece sedada”, informou a assessoria.
Histórico
Preta Gil revelou seu diagnóstico de câncer de intestino em janeiro de 2023 e iniciou imediatamente o tratamento. No mesmo ano, a cantora passou por uma cirurgia de 14 horas para retirar o tumor e o útero, e em setembro de 2023, ela comemorou sua alta após 28 dias de internação. “Eu sou toda gratidão, sou grata à oportunidade de me tratar no melhor hospital do Brasil”, afirmou na ocasião. Ela também declarou que a cura definitiva só viria após cinco anos de tratamento contínuo.
Em dezembro de 2023, durante uma participação no programa “Encontro”, Preta anunciou que havia recebido alta médica, mas enfatizou que o processo de cura seria gradual. “Essa etapa eu venci e vou vencer as próximas que vierem”, disse. No entanto, em agosto de 2024, a cantora comunicou que o câncer havia retornado, afetando dois linfonodos na pelve, e que precisaria retomar o tratamento, incluindo novas sessões de quimioterapia e a amputação do reto.
Retorno ao tratamento
Em uma entrevista ao “Fantástico”, Preta Gil compartilhou detalhes sobre a nova fase do tratamento. A cantora explicou que, em seis meses, quatro tumores haviam crescido e, por isso, ela precisaria passar por uma cirurgia de remoção. “Eu amputei o reto e não posso ter vergonha, porque é a minha realidade”, afirmou. A cantora também revelou que consultou uma oncologista nos Estados Unidos para buscar novas alternativas de tratamento.
Antes da cirurgia recente, Preta havia viajado aos Estados Unidos para uma consulta com uma especialista nos tipos de tumor que ela tem no corpo. O médico que a acompanha sugeriu uma segunda opinião após a recidiva, e Preta concordou em explorar alternativas, incluindo ensaios clínicos e medicamentos que não estão disponíveis no Brasil. “Existe uma possibilidade real que eu faça quimioterapia depois [da cirurgia]. A quimio que fiz no Brasil não foi tão eficaz”, explicou.
A operação se estendeu até a madrugada de sexta-feira (20), e segundo informações de sua amiga, Malu Barbosa, a recuperação está ocorrendo conforme o esperado. “Por aqui tudo bem. Tudo como programado. Obrigada pelas mensagens e pela energia positiva. Preta é muito forte”, afirmou Malu nos Stories.
Sobrinha se declara
A sobrinha de Preta Gil, Flor Gil, usou seu perfil no Instagram para se declarar à cantora, após a recente cirurgia realizada para a remoção de tumores. A filha de Bela Gil, de 16 anos, destacou a força da tia e enviou mensagens de apoio. “Meu grude favorito. Ando com você no coração por todo canto, rezando e mandando energias positivas! Você é uma guerreira, uma amadora da vida e agora a parte mais longa já passou, você vai descansar e recuperar o mundo que você merece!”.
Flor também compartilhou um vídeo em que aparece ao lado de Preta, relembrando momentos juntas. Ela falou sobre a admiração que sente pela cantora: “Achei esse vídeo pra relembrar o nosso lugar favorito e a sua força, sua luz e energia! Eu te olho com muita admiração e não é de hoje, não vejo a hora de estar ao seu lado!”, disse a jovem. Flor finalizou a postagem com uma mensagem de otimismo: “Isso vai passar, estamos vibrando pra sua recuperação ser a mais leve possível com muito amor e carinho de todos nós! Preta Gil, te amo”.
Confira o boletim médico:
Mais Lidas
Marcos Veras celebra primeira vez no Carnaval de Salvador: ‘Estou em êxtase’
Coluna Ohh!
Cauã Reymond compartilha mudança de hábitos após perda da mãe
Netinho é diagnosticado com câncer linfático após internação em Salvador
Cantor de arrocha morre aos 23 anos após se afogar no Rio São Francisco
Datena recusa pedido de sequestrador ao vivo: ‘Não é meu papel negociar’
Últimas Notícias

Bolsonaro acusa STF de manobras para garantir julgamento na Primeira Turma

Jerônimo sanciona reajuste de professores da rede estadual e garante piso acima do nacional; pagamento inicia em maio
Texto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) em 18 de março

Moraes diz que narrativa de que condenados são ‘velhinhas com a bíblia na mão’ é ‘mentirosa’
Ministro refutou tese levantada por Bolsonaro e aliados, que tentam contestar competência da Primeira Turma do STF para julgar caso

OAB cobra explicações ao STF após detenção de advogado por gritos durante julgamento de Bolsonaro
Desembargador aposentado foi detido pela Polícia Judicial do STF por desacato após discutir com seguranças

Irmãos Hypolito criticam gêmeos no BBB 25 e Diego emociona ao falar de Gracyanne: ‘Eu a amo’
Em conversa com Daniele Hypolito, o ginasta revela sentimentos sobre ex-sister e analisa a dinâmica do jogo

Após rejeitar recursos da defesa, STF decide nesta quarta se Bolsonaro vira réu por tentativa de golpe
PGR aponta ex-presidente e sete aliados como 'núcleo crucial' da trama golpista

Moura Dubeux registra lucro de R$ 251 milhões em 2024, expande atuação e projeta novos investimentos
Segundo a empresa, os números refletem a estratégia de diversificação de produtos e expansão geográfica

Advogado de ex-assessor de Bolsonaro causa tumulto no STF e é detido por desacato
Confusão começou quando advogados e deputados que não se credenciaram para acompanhar sessão tentaram acessar espaço do julgamento

Empresas de patinetes elétricos devem fornecer capacetes aos usuários, sugere projeto de lei
Para Hassan, exigência do fornecimento e uso do acessório de segurança, visa proteção da integridade física dos usuários dos patinetes

Governador nega exclusão de indígenas para tratar conflitos agrários no Extremo-Sul da Bahia
Segundo Jerônimo, novo encontro será marcado ainda nesta semana com movimentos indígenas e sem terra

Bruno Reis diz que aumento da rejeição de Jerônimo reflete ‘sentimento das ruas’
Reis também negou a possibilidade de ocupar um eventual cargo na federação entre PP e União Brasil