Em nota, Carrefour envia pedido de desculpas e diz buscar normalizar abastecimento de carnes
Em comunicado enviado ao ministro Carlos Fávaro, rede destaca qualidade do produto brasileiro

O Grupo Carrefour divulgou, nesta terça-feira (26), um comunicado esclarecendo as recentes controvérsias com o setor agropecuário brasileiro. O impasse surgiu após o CEO global da empresa, Alexandre Bompard, anunciar que a varejista deixaria de comercializar carnes do Mercosul na França. A declaração gerou forte reação no Brasil, levando frigoríficos a suspenderem o fornecimento de carne ao Carrefour no país e condicionarem a retomada ao pedido de retratação pública do Executivo.
No comunicado enviado ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Carrefour lamentou a “confusão gerada pela comunicação na França” e reforçou seu compromisso com a qualidade da carne brasileira, que, segundo a empresa, atende rigorosamente às normas internacionais e se destaca pelo sabor. “Nunca opomos a agricultura francesa à brasileira, pois nossos dois países compartilham o amor à terra, à cultura e à boa alimentação”, diz o texto.
A nota ainda destacou que a decisão de priorizar o abastecimento local na França não representa uma crítica à pecuária brasileira, mas uma resposta à crise enfrentada pelos agricultores franceses. No Brasil, o Carrefour reafirmou que continuará adquirindo carne nacional, como tem feito há cinco décadas, em uma relação pautada pela valorização dos produtores locais e pelo desenvolvimento sustentável.
Impactos no Brasil
O Carrefour Brasil enfrenta, desde a última quinta-feira (21), desabastecimento de alguns cortes de carne bovina nas lojas da bandeira Atacadão em determinadas regiões, conforme comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Apesar disso, a empresa informou que o impacto nas operações de vendas é limitado, graças aos estoques existentes, e que as lojas do segmento de varejo e do Sams Club seguem operando normalmente.
A carne bovina representa menos de 5% das vendas brutas do Carrefour Brasil, com ainda menor relevância no Atacadão. A empresa reconheceu, no entanto, que os principais fornecedores do segmento estão concentrados, o que pode gerar desafios logísticos.
O Carrefour assegurou que está trabalhando intensamente para resolver o problema junto aos fornecedores e espera normalizar o abastecimento no curto prazo, minimizando impactos para os consumidores. O grupo também segue avaliando eventuais reflexos na movimentação de clientes, ressaltando que as análises são complexas e não lineares.
No comunicado, o Grupo Carrefour reiterou ainda seu compromisso global com uma agricultura sustentável e inclusiva, alinhada à sua missão de promover uma transição alimentar para todos. Esse objetivo permeia tanto suas operações na França quanto no Brasil, reforçando sua busca por parcerias construtivas e de longo prazo com os setores agrícolas de ambos os países.
Redação
Mais Lidas
Negócios
Exportações brasileiras têm alívio com isenção parcial de tarifa dos EUA
Últimas Notícias

Reconhecimento facial da SSP localiza 700° foragido em 2025 na Bahia
Desde sua implementação, sistema já auxiliou na captura de 3.086 foragidos da Justiça

Teto de escola desaba em Itaparica e deixa 17 feridos, entre eles 13 crianças
Prédio escolar segue interditado até que os órgãos competentes concluam vistorias técnicas

Nova faixa do Minha Casa, Minha Vida vai beneficiar famílias com renda de até R$ 12 mil
Estimativa apresentada ao Conselho Curador do FGTS é de que até 120 mil famílias sejam contempladas com nova faixa

STF forma maioria e rejeita afastamento de Moraes, Dino e Zanin de julgamento sobre tentativa de golpe
Corte também negou impedimento do procurador-geral da República, Paulo Gonet

Kleber Rosa cobra Jerônimo por uso de câmeras em PMs e critica política de segurança na Bahia: ‘Tragédia anunciada’
Para Rosa, morte de Ana Luíza evidencia urgência de uma reformulação no modelo de enfrentamento da violência

Roberto Carlos recebe título de cidadão soteropolitano na Câmara e diz que vai ampliar atuação em Salvador
Deputado estadual recebeu honraria das mãos do filho, vereador Randerson Leal (Podemos)

Jantar do Bem celebra 60 anos do Martagão Gesteira com Banda Mel, chefs premiados e arte de Vik Muniz
Evento beneficente acontece em 22 de maio, com show acústico da Banda Mel e renda revertida para o Hospital Martagão Gesteira

Gleisi chama de ‘absurdo’ apoio de aliados do governo à anistia dos presos pelo 8 de Janeiro
Ministra reforçou que não se trata de retaliação por parte do governo, mas de uma tentativa de esclarecer gravidade política e institucional da proposta

BBB 25: paredão desta terça entre Guilherme, Joselma e Renata decide quem entra no top 5
17ª paredão foi formado no último domingo (13), após a eliminação do baiano Vinícius

Fátima Nunes é eleita 1º vice-presidente da AL-BA após disputa interna no PT
Petista recebeu 41 votos dos 52 deputados estaduais presentes. Também foram registrados dois votos nulos e nove votos em branco