Donald Trump é eleito presidente dos EUA pela segunda vez
Republicano tem 78 anos e se torna primeiro condenado pela Justiça a assumir o cargo presidencial no país
Donald Trump foi eleito, pela segunda vez, presidente dos Estados Unidos. A confirmação da vitória do republicano aconteceu após o candidato conseguir vencer no estado chave de Wisconsin, na manhã desta quarta-feira (6), conseguindo ultrapassar a margem de 270 delegados. Apesar da contagem dos votos ainda não ter sido encerrada, a apuração já definiu que a principal opositora de Trump, a vice-presidente Kamala Harris, não conseguirá alcançar o opositor, tendo conquistado 224 delegados até o momento.
Além de Wisconsin, o presidente eleito venceu também em estados decisivos, como Carolina do Norte, Geórgia e Pensilvânia, estando à frente nas apurações do Michigan, Nevada e Arizona. Antes mesmo de ser anunciado oficialmente como o novo presidente, Trump fez um discurso da vitória, por volta das 2h30 da manhã (horário local), no estado da Flórida, onde mora. Em sua fala, o republicano citou a imigração ilegal e outras promessas de campanha, afirmando que “promessas serão cumpridas”.
O republicano continuou seu discurso dizendo que os americanos deram a ele um novo mandato, no que chamou de “maior movimento político de todos os tempos”, e prometeu trabalhar para fazer a América grande de novo. “Eu não vou descansar até devolver uma América segura e próspera que merecemos. Essa vai ser a era de ouro da América. Nós vamos começar a colocar a América em primeiro lugar. Juntos, podemos fazer com que a América seja grande novamente. Eu não vou decepcioná-los”, declarou.
Ainda no discurso da vitória, Trump prometeu o corte de impostos e a redução do déficit, afirmou que fechará as fronteiras e pregou a união entre todos os americanos. Ele aproveitou ainda para agradecer seu vice-presidente, J. D. Vance, e citou o bilionário e dono do X, Elon Musk, afirmando que o amava.
Até o momento, a vice-presidente a candidata derrotada, Kamala Harris, ainda não reconheceu a vitória do opositor. A expectativa é que ela faça o discurso ainda nesta quarta.
Novo mandato
Donald Trump tem 78 anos e se torna o 47º presidente norte-americano, sendo o segundo presidente dos EUA a não ter dois mandatos não consecutivos. O republicano também será o primeiro condenado pela Justiça a assumir o cargo presidencial. Ele foi setenciado por fraude contábil, em maio, ao declarar como gasto de campanha um pagamento feito a uma ex-atriz pornô.
O próximo presidente dos Estados Unidos declarou que já no primeiro dia de mandato passará a consertar tudo que, de acordo com ele, está errado nos EUA, começando com o fechamento de fronteiras e uma deportação em massa dos imigrantes ilegais. Trump esclareceu ainda que qualquer imigrante que deseja ir para os Estados Unidos deverá fazê-lo de forma legal.
Ainda falando sobre imigração, o republicano acusou países da América Central e da América do Sul de enviarem criminosos para o território norte-americano. Ele ainda relacionou a imigração ilegal como a principal causa do aumento da criminalidade no Estados Unidos.
Ao falar sobre a economia do país, Trump assegurou que os EUA irão dar a ‘volta por cima’ cortando impostos e o déficit. Além disso, sugeriu que Robert Kennedy Jr. que foi candidato a presidente de forma independente, poderá assumir a gestão da saúde no país.
“Jovens, velhos, urbanos, rurais. Todos nos ajudaram hoje. Eu peço a cada cidadão em todo o país que se junte a mim na minha jornada. É hora de unir nosso país. O sucesso vai nos unir. Deus salvou minha vida por uma razão: para salvar nosso país e restaurar a América em sua grandeza. Vamos seguir essa missão juntos. Essa tarefa não será fácil, mas trarei toda a minha energia e minha alma para conseguir”, concluiu Trump.
Mais Lidas
Desabamento de passarela nos EUA deixa sete mortos e vários feridos
Internacional
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Donald Trump afirma que vai incluir Elon Musk em nova administração
Últimas Notícias
Prefeito e presidente da Câmara lamentam falecimento de filho da vereadora Marta Rodrigues
Marcelo, de 41 anos, estava internado e faleceu nesta quarta. Velório ocorrerá na quinta (14), a partir das 9h, na Capela C do Cemitério Jardim da Saudade
Policiais civis e técnicos da Bahia rejeitam proposta de reajuste do Governo do Estado
Após a votação, os policiais realizaram uma manifestação no bairro Costa Azul, com carro de som, faixas e apitos, o que causou congestionamento no trânsito da área
Praça dos Três Poderes é isolada após explosões próximas ao STF; uma pessoa morreu
Em nota, o STF informou que foram ouvidos 'dois fortes estrondos ao final da sessão, e os ministros foram retirados do prédio em segurança'
Em carta a Jerônimo, servidores baianos cobram melhorias e aumento no financiamento do Planserv
Envio do documento está previsto para esta semana
Bloco Happy anuncia mudança para o circuito Osmar no Carnaval 2025
Mudança foi motivada pela reestruturação realizada pela prefeitura de Salvador após o aumento de público no circuito Dodô (Barra-Ondina)
Feirense participa de reality que definirá melhores palestrantes do Brasil
Luiza Moura avançou para a terceira etapa do 'The Best Speaker Brasil', ficando entre os 100 melhores candidatos dos 19 mil inscritos
Prefeitura de Salvador entrega academia e áreas para comerciantes informais em Narandiba
A nova academia, com 200 metros quadrados, é a 14ª unidade implantada pela Sempre na cidade
Protesto interrompe trânsito e causa congestionamento na Av. Tancredo Neves
A ação, que começou por volta das 16h35, causou um congestionamento significativo na região e foi encerrada por volta das 17h
Estudantes da UFBA vencem competição de aeronáutica e buscam apoio para disputar etapa mundial nos EUA
Equipe Axé Fly conquistou, no dia 3 de novembro, o tricampeonato nacional na competição SAE Brasil AeroDesign
Com mais de 27 milhões de seguidores, jornal The Guardian abandona o X/Twitter: ‘Plataforma perturbadora’
Desde a chegada de Musk, a política de "liberdade de expressão" permitiu o aumento de discursos de ódio e desinformação na plataforma