Aparelhos eletrônicos explodem no Líbano e governo aponto ataque de Israel contra Hezbollah
Walkie-talkies e pagers explodem em Beirute e sul do Líbano, matando 12 pessoas e ferindo milhares
Vários walkie-talkies explodiram, nesta quarta-feira (18), em Beirute e no sul do Líbano. As explosões com os aparelhos de comunicação via rádio acontecem um dia após pagers, modelo AR-924, também explodirem. Ambos os ataques foram destinados contra o grupo xiita Hezbollah, segundo informações da agência de informações estatal libanesa, que também confirmou a morte de três pessoas, além de outras dezenas feridas, no ataque de hoje.
Ainda de acordo com as informações a imprensa libanesa, houveram várias explosões em diversos pontos da capital, Beirute, algumas delas ocorrendo até mesmo em velórios das vítimas das explosões da terça-feira (17). O governo do Líbano afirmou que ambos os aparelhos foram adquiridos na mesma época, da mesma empresa, BAC Consulting KFT, que tem sede na Hungria.
O governo libanês afirmou também que, até o momento, as explosões já deixaram 12 pessoas mortas, entre elas, uma menina de 4 anos. Já os números de feridos chegam a 3 mil pessoas.
Segundo informações publicadas pelo jornal norte-americano ‘The New York Times’ o governo libanês e o Hezbollah acusaram Israel de colocar os explosivos dentro dos aparelhos antes mesmo de terem sido comprados pelo grupo extremista. Israel não se posicionou sobre as acusações. Entretanto, a imprensa estadunidense conta ainda que há informações, confirmadas por diferentes fontes de outros governos, que o ataque foi orquestrado e executado pelo Mossad, agência israelense de inteligência.
Ainda em meio a troca de acusações, sobre a responsabilidade dos ataques, a empresa taiwanesa Gold Apollo, fabricante dos aparelhos eletrônicos, afirmou que todos os aparelhos comprados pelo grupo xiita foram fabricados na Hungria, pela BAC, acusando-os de estarem relacionados com as explosões. “Autorizamos a BAC a usar nossa marca registrada para vendas de produtos em regiões designadas, mas o design e a fabricação dos produtos são de responsabilidade exclusiva da BAC”, contou Hsu Ching-kuang, presidente da Gold Apollo.
Em resposta às declarações do taiwanês, representantes da BAC disseram não temrem responsabilidade com a fabricação dos equipamentos, apenas a comercialização. “Eu não faço os pagers. Eu sou apenas a intermediária. Acho que você entendeu errado”, declarou a chefe-executiva para a BBC News.
Presidente do Irã acusa EUA
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, acusou os Estados Unidos de terem conhecimento dos ataques e, juntamente com seus aliados, apoiarem o ataque. “Usar dispositivos, feitos para o bem-estar dos seres humanos, como uma ferramenta para assassinato e aniquilação daqueles que não têm as mesmas visões dos EUA, Israel e do Ocidente é uma indicação do colapso da humanidade, bem como da dominação da selvageria e da barbárie”, declarou.
O presidente Iraniano continuou afirmando que as nações ocidentais e os americanos apoiam crimes e assassinatos. Vale lembrar que o Irã é o maior apoiador do Hezbollah, que é visto por Israel como sua principal ameaça.
Leia também:
Hezbollah ataca Israel em “resposta inicial” a assassinato de líder do Hamas
Presidente do México promulga reforma para eleição popular de juízes
Mais Lidas
Herzbollah ataca Israel durante visita do secretário de Estado dos EUA
Internacional
Xi Jinping faz promessa sobre Trump em encontro com Biden
Joe Biden anuncia investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Rússia nega que Putin tenha discutido guerra na Ucrânia com Trump
Colômbia declara situação de desastre por inundações e seca
Últimas Notícias
Desemprego diminui em sete estados no terceiro trimestre, revela IBGE
Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais
Fachin ressalta gravidade em indiciamentos por tentativa de golpe: ‘Democracia é maior do que tudo’
Para o ministro, as investigações não afetaram a estabilidade institucional do país
Maioria do STF mantém prisão de Robinho, condenado por estupro na Itália
Até o momento, apenas o ministro Gilmar Mendes votou pela soltura do ex-jogador
Margareth Menezes relança disco Naturalmente nas plataformas digitais
Em outubro, ministra da cultura celebrou seu aniversário com o lançamento de dois álbuns históricos em plataformas de streaming
Desemprego em Salvador recua para 11% no terceiro trimestre, aponta IBGE
Redução de 4 pontos percentuais é a maior registrada entre todas as capitais brasileiras analisadas
Estados enfrentam desabastecimento de vacinas e ministério nega escassez
Secretarias estaduais de saúde relataram dificuldades na obtenção de imunizantes, incluindo os contra covid-19, catapora, febre amarela, tríplice viral e DTP
Oposição na AL-BA cobra execução de emendas impositivas com governo
Uma nova reunião está agendada para terça-feira (26), envolvendo toda a bancada de oposição e representantes do governo
Antonio Brito e Elmar Nascimento se juntam a Boulos em projeto contra supersalários
Baianos assinaram um requerimento de urgência para que a proposta seja votada diretamente no plenário da Câmara
Prazo para clientes da 123Milhas solicitarem ressarcimento termina na terça-feira
De acordo com edital do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, todos os pedidos de ressarcimento devem ser enviados pelo site indicado pela Justiça
Mpox ainda é emergência de saúde pública, alerta OMS
Classificação representa o mais alto nível de alerta
Lídice rechaça possibilidade de anistia a envolvidos em tramas golpistas: ‘Já assinei uma solicitação de devolução do projeto’
Na avaliação da deputada, é 'decepcionante para os brasileiros', ver o envolvimento de militares das Forças Armadas na tentativa de golpe