TSE investigará causas e soluções para alta abstenção de 29,26% no 2º turno
Na Bahia, 38.414 pessoas não votaram em Camaçari, onde ex-prefeito Luiz Caetano (PT) venceu vereador Flávio Matos (União Brasil)

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, anunciou que o TSE investigará as causas do alto índice de abstenção no 2º turno das eleições municipais, que atingiu 29,26% dos eleitores. O estudo buscará entender os fatores que afastaram eleitores das urnas e examinará medidas para reduzir o índice em futuras eleições.
Na Bahia, 38.414 pessoas não votaram em Camaçari, onde o ex-prefeito Luiz Caetano (PT) venceu o vereador Flávio Matos (União Brasil), presidente da Câmara Municipal e aliado do atual prefeito Elinaldo Araújo (União Brasil). O 2º turno no quarto maior colégio eleitoral baiano aconteceu pela primeira vez no município na Região Metropolitana de Salvador (RMS), após ultrapassar 200 mil eleitores.
Em coletiva de imprensa realizada neste domingo (27), a ministra destacou que os contextos regionais serão levados em conta. “Há um aumento de abstenção no segundo turno. Tivemos casos climáticos, outros problemas. Vamos verificar e ver o que podemos aperfeiçoar. Vamos ter que apurar em cada local e trabalhar com os dados”, afirmou.
Apesar de ter ficado ligeiramente abaixo da abstenção de 2020 – em plena pandemia de covid-19, com 29,53% de ausências no 2º turno -, a ministra destacou a preocupação com a tendência de crescimento entre as duas etapas. O TSE observará casos específicos, como o de Manaus, onde a abstenção foi de quase 24%, bem abaixo da média nacional. Já em Porto Velho, a chuva intensa no dia da eleição pode ter contribuído para a abstenção de quase 31% no segundo turno, um aumento em relação aos 19% do 1º turno.
As investigações serão conduzidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais e posteriormente apresentadas à Corte Federal. A ministra enfatizou a importância de compreender e adaptar o processo eleitoral às realidades regionais, na tentativa de estimular a participação nas urnas e reduzir os índices de abstenção.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então