Principais candidatos à prefeitura de Salvador apresentam planos para Saúde, Educação e Sustentabilidade
Portal M! reúne as ideias que norteiam os programas de governo de Bruno Reis (UB), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL)
Os três principais candidatos à prefeitura de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL), têm planos distintos para as áreas de Saúde, Sustentabilidade e Educação.
O prefeito Bruno Reis quer aprimorar a gestão, ampliar serviços e fortalecer o atendimento à população, enquanto Geraldo foca na expansão da atenção primária, através do aumento das equipes de Saúde da Família. Já o candidato do PSOL, pretende priorizar a atenção primária à saúde com ênfase em prevenção, ampliando a cobertura de atenção básica para 80% até 2028.
Saúde
Bruno: modernização da atenção primária, mais multicentros e policlínicas
As propostas de Bruno Reis para a saúde visam ainda descentralizar a Sala de Situação, criar o Núcleo de Economia da Saúde e modernizar a atenção primária com novas unidades, mais equipamentos e foco em doenças crônicas e populações vulneráveis.
O programa Salvador TE Acolhe atenderá pessoas com deficiência intelectual, incluindo TEA. Para atenção especializada, planeja mais multicentros, policlínicas e exames, além de fortalecer a saúde mental. Também propõe expandir a saúde digital e cuidados veterinários, incluindo controle populacional de animais.
Geraldo: valorização do SUS e cuidados preventivos
Geraldo Jr. se compromete com a defesa contínua do SUS e a promoção de cuidados integrados e preventivos, focando na saúde geral e não apenas no tratamento de doenças. As principais ações incluem, além da expansão e qualificação da atenção primária e da saúde bucal, com a meta de alcançar 100% de cobertura das equipes de Saúde da Família, a modernização das Unidades Básicas de Saúde, e ampliação dos serviços de saúde bucal e vacinal.
A atenção psicossocial será reforçada com a criação e expansão de CAPs e Unidades de Acolhimento, enquanto a atenção especializada em reabilitação também será ampliada. Além disso, a gestão integrará ações de vigilância à saúde com outras políticas públicas e garantirá acesso a medicamentos por meio de um sistema de farmácias distribuídas pela cidade, visando um sistema de saúde mais acessível e eficiente.
Kleber: valorização de agentes comunitários e melhoria das UPAs
O psolista, por sua vez, pretende garantir um número adequado de agentes comunitários de saúde, implementar exames laboratoriais e melhorar o atendimento em urgências e emergências nas UBSs. A proposta inclui fortalecer as redes de saúde com prontuário eletrônico único, descentralizar o tratamento de HIV, e criar um Centro de Referência Municipal em Saúde da População Negra.
Kleber também planeja garantir em cada distrito sanitarial um Multicentro de Especialidades e ampliar a gestão pública para reduzir a terceirização, aumentar a aplicação de recursos próprios em saúde e valorizar servidores públicos.
Sustentabilidade
Bruno: Corredores Verdes, energia solar e recuperação de fontes hídricas
No campo da Sustentabilidade, o prefeito Bruno Reis propõe iniciativas focando na qualidade de vida em Salvador. Destacam-se a criação dos Corredores Verdes para arborização da cidade e a renaturalização do Rio Camarajipe, visando combater a poluição.
Além disso, ele planeja aumentar a área verde, promover a energia solar e proteger áreas de restinga e a Baía de Todos-os-Santos. Outras ações incluem a recuperação de fontes hídricas, a promoção da agroecologia urbana, a modernização do licenciamento ambiental e o estímulo à economia circular.
Bruno Reis também busca incentivar a participação cidadã e a transparência, com a criação de um Centro de Referência em Mudanças Climáticas.
Geraldo: programa de reflorestamento, jardins comunitários e ônibus elétricos
O candidato do MDB também apresenta propostas para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida em Salvador. Entre eles, destacam-se o desenvolvimento de um programa de reflorestamento e a criação de novos parques e jardins comunitários.
Além disso, planeja reduzir o IPTU para imóveis que promovam a preservação ambiental e implementar o Salvador + Verde, que visa plantar árvores nativas e revitalizar áreas verdes. Outras ações incluem a recomposição das matas ciliares dos rios urbanos, a criação do Programa Parques da Paz em áreas periféricas, e incentivos fiscais para painéis solares.
Ele também pretende expandir a coleta seletiva, promover o uso de bicicletas e transporte público elétrico, e estabelecer hortas urbanas. Outras propostas são fortalecer o gerenciamento dos rios urbanos, regulamentar áreas de valor ambiental e cultural, e criar a UPA Veterinária para a proteção dos animais.
Kleber: corredores ecológicos, proteção de nascentes e proibição de ‘espigões’
Kleber Rosa, do PSOL, apresenta um conjunto de propostas voltadas para a sustentabilidade e a proteção ambiental em Salvador. Ele planeja atualizar o Plano Diretor de Drenagem para mitigar enchentes e proteger recursos hídricos, fortalecer os Centros de Referência de Proteção e Defesa Civil, e revisar o Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima, incluindo a oneração de empreendimentos lucrativos para custear projetos ambientais.
No âmbito urbano, propõe a criação de corredores ecológicos, reflorestamento de áreas urbanas, e a proteção de nascentes e áreas verdes. Em relação ao desenvolvimento urbano, quer revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano para priorizar a proteção ambiental, melhorar a coleta de esgoto e expandir a coleta seletiva de lixo.
Também pretende proibir construções de ‘espigões’ na orla, promover a pesca legalizada, e estimular o turismo sustentável, com foco em esportes aquáticos.
Educação
Bruno: elevação do Ideb, construção de creches e capacitação de professores
O candidato à reeleição do União Brasil propõe melhorias na educação em Salvador com foco em elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e garantir a alfabetização até o 2º ano do Fundamental.
As iniciativas incluem capacitação de professores, acompanhamento contínuo dos alunos e turmas de reforço. O programa de inclusão visa expandir o Atendimento Educacional Especializado e criar salas sensoriais. Para reduzir a evasão escolar, será intensificado o programa Agente da Educação.
A expansão do ensino inclui construção de creches e transformação de escolas em tempo integral, com oferta de idiomas. A valorização dos educadores será promovida com capacitação contínua e um plano de carreira que reconheça o mérito.
A gestão escolar buscará fortalecer a participação familiar e descentralizar recursos. A infraestrutura das escolas será modernizada, com climatização, conectividade e melhorias em alimentação e manutenção.
Geraldo: escolas de tempo integral, internet gratuita e educação inclusiva
Já o emedebista lista propostas em prol da transformação da educação municipal através da criação de um modelo inovador com escolas de tempo integral que ofereçam aprendizado, alimentação saudável e atividades de cultura, esporte e lazer.
Geraldo pretende ampliar a cobertura de creches, dobrando a oferta atual e ajustando horários para atender às necessidades das famílias. Outras propostas incluem a criação de um programa de poupança para estudantes, a implementação de internet gratuita em todas as escolas, e a valorização da educação inclusiva com formação continuada para professores e a expansão de salas de Atendimento Educacional Especializado.
Além disso, planeja melhorar a infraestrutura escolar com ambientes climatizados, requalificar o currículo com novos conteúdos e retomar as Olimpíadas da Primavera. O candidato também busca aumentar a aplicação de recursos em educação, fortalecer o controle social e garantir o pagamento integral do piso do Magistério.
Kleber: cobertura integral na infância, valorização dos educadores e programa de merenda escolar
O psolista propõe erradicar a lista de espera por creches em Salvador por meio da expansão e reconstrução de Centros Municipais de Educação Infantil (CMIs), garantindo cobertura integral em todas as fases da infância. Ele também visa valorizar os educadores com o pagamento do piso salarial nacional, redução da carga horária docente e fortalecimento das carreiras, além de promover concursos públicos para diversas funções escolares e implantar equipes multidisciplinares em todas as escolas.
Para combater a evasão escolar e promover a permanência, pretende criar um programa de merenda escolar com alimentos de cooperativas locais e implementar ações de busca ativa para estudantes com baixa frequência.
Rosa defende a participação popular e transparência na gestão escolar, através de conferências anuais, incentivo ao material didático local e prestação de contas comunitária.
Planos de governo
Confira o plano de governo de Bruno Reis (UB), candidato à reeleição, na íntegra: clique AQUI.
Confira o plano de governo de Geraldo Júnior, candidato do MDB, na íntegra: clique AQUI.
Confira o plano de governo de Kleber Rosa, candidato do PSOL, na íntegra: clique AQUI.
Leia também:
Em nova pesquisa Quaest, Bruno Reis aparece com 74% das intenções de voto, enquanto Geraldo possui 6%
54% dos eleitores de Salvador ainda estão indecisos sobre voto para vereador, revela pesquisa Quaest
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Vereador Leandro Guerrilha recebe título de cidadão de Pé de Serra
Honraria destaca contribuições sociais e laços familiares do vereador com o município baiano
Preços do etanol variam em todo o Brasil, com alta em 9 Estados e queda em 11, diz ANP
Média nacional do etanol ficou em R$ 4,12 o litro, sem alteração em relação à semana anterior
Polícia Militar da Bahia forma mais de 1.600 soldados para reforçar o Estado
Em Salvador, 976 formandos participaram de uma cerimônia na Vila Policial Militar do Bonfim
Lula reforça autonomia do Banco Central e garante que não vai interferir na gestão de Galípolo
Gabriel Galípolo assumirá a presidência da instituição em 1º de janeiro, com mandato de quatro anos
Bahia registra R$ 40,9 bilhões em investimentos desde 2015, atrás apenas de São Paulo
Conforme o Governo do Estado, investimentos têm como foco as áreas sociais e de infraestrutura
Dólar fecha em queda e atinge R$ 6,07 após leilões do Banco Central
Intervenções do BC e cenário internacional impulsionam baixa na moeda americana
Líderes da Câmara cobram reforma ministerial e maior articulação do governo Lula
Pacote de corte de gastos expõe tensões entre o governo e sua base no Congresso Nacional
Claudio Tinoco critica possível aprovação automática de alunos da rede estadual na Bahia
Segundo o vereador, medida foi uma tentativa de melhorar os índices educacionais do estado
CNI minimiza impacto fiscal e critica desvalorização do câmbio e alta dos juros
Entidade aponta exageros no mercado financeiro e propõe contingenciamento do orçamento
Arthur Lira deixa a presidência da Câmara com pautas prioritárias pendentes
Propostas como a reformulação do CNMP e a regulamentação das redes sociais não avançaram durante o mandato do atual presidente