Gilmar Mendes confirma competência do STF para julgar Eduardo Cunha por corrupção
Ele é acusado de ter atuado na apresentação de requerimentos na Câmara, com o objetivo de pressionar empresários de uma construtora a realizar pagamentos indevidos

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou nesta sexta-feira (20) a competência da Corte para julgar o ex-deputado federal Eduardo Cunha por um suposto crime de corrupção. Cunha é acusado de ter atuado na apresentação de requerimentos na Câmara dos Deputados com o objetivo de pressionar empresários da construtora Schahin a realizar pagamentos indevidos. As informações da Agência Brasil.
Caso Eduardo Cunha e a denúncia do MPF
O ex-deputado é réu em uma ação penal apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) à 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Em outubro deste ano, Cunha foi acusado formalmente por sua atuação durante o período em que era deputado federal. A denúncia detalha a participação do ex-parlamentar em manobras que visavam constranger empresários, configurando atos de corrupção.
Defesa alega foro privilegiado
A defesa de Cunha recorreu ao STF, argumentando que os fatos em questão ocorreram durante o mandato parlamentar. Com base nisso, os advogados solicitaram que o julgamento fosse realizado pelo STF e pediram a anulação da decisão que tornou o ex-deputado réu na primeira instância.
Decisão de Gilmar Mendes
Gilmar Mendes decidiu que o caso de Eduardo Cunha deve ser processado no STF devido ao novo entendimento da Corte sobre o foro privilegiado, mas rejeitou o pedido de anulação da decisão tomada pela primeira instância.
“Reputo válida a decisão de recebimento da denúncia proferida pelo magistrado de primeira instância, assim como atos de citação e cientificação eventualmente praticados em virtude dessa decisão”, afirmou o ministro.
Ele também destacou que o novo entendimento do Supremo, que ainda não teve o julgamento finalizado, pode ser aplicado para garantir segurança jurídica. “Mostra-se necessário o deslinde da questão suscitada à luz dessa tese endossada pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal, ainda que não concluído em definitivo o julgamento, de modo a garantir a segurança jurídica na condução do processo penal e preservar a competência do tribunal”, disse.
Mudança no entendimento sobre o foro privilegiado
Em setembro deste ano, o plenário do STF formou maioria de 6 votos a 2 para alterar as regras do foro privilegiado. Contudo, o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Nunes Marques.
A nova interpretação estabelece que parlamentares federais (deputados e senadores) mantêm foro privilegiado no STF se os crimes forem cometidos durante o exercício da função. Em casos de renúncia, não reeleição ou cassação, o processo também permanecerá na Corte.
A regra de transição definida pela maioria dos ministros prevê que os atos processuais já realizados em ações em andamento devem ser preservados.
Redação
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias

Feriado prolongado deve movimentar 570 mil veículos nas estradas da Bahia

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados

Wagner aponta falha na comunicação, reconhece desgaste do governo Lula, mas aposta na recuperação até 2026
Senador defende articulação com Estados para resolver crise na segurança

Escalada de violência em disputa por terra leva Força Nacional ao Extremo-sul da Bahia
Decisão atende recomendação do governo federal após episódios de violência e pressões por demarcações territoriais

Resumo BBB 25 de quarta-feira (16/4): Clima de despedida marca festa do Top 5 antes da eliminação no BBB 25
Jantar exclusivo, homenagens e desabafo de emparedados movimentaram madrugada na casa mais vigiada do país

Maria Milza tem processo de beatificação aprovado pelo Vaticano e pode se tornar segunda santa baiana
Fase diocesana será iniciada no dia 15 de agosto, data em que se completam 102 anos do nascimento da agricultora baiana

ProPatinhas: novo plano do governo quer acabar com abandono de pets no Brasil
RG animal, castração e rastreamento: conheça pacote federal para proteger cães e gatos que será lançado pelo presidente Lula

Salvador ganha 11 novos ônibus com ar-condicionado e reforça frota do BRT e do transporte convencional
Oito novos veículos serão integrados ao BRT Salvador, enquanto três atenderão à linha convencional