Após vídeo com PMs chutando eleitores do UB, Jerônimo diz que ‘polícia fez seu papel’ no 2º turno em Camaçari
Governador também agradeceu aos serviços prestados pelos agentes de segurança neste domingo

A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), contou com a corrida eleitoral mais acirrada da Bahia, em um cenário de violência, guerra e ameaças políticas. Na disputa do 2º turno com a vitória do ex-prefeito Luiz Caetano (PT) vcontra o vereador Flávio Matos (União Brasil) neste domingo (27), chamou atenção o vídeo compartilhado pelo vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, no qual PMs aparecem chutando eleitores vestidos de azul.
Mesmo depois de uma realidade conturbada na única cidade da Bahia que teve o 2º turno, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) elogiou, na noite deste domingo, a atuação das forças policiais em Camaçari. Segundo o petista, “a polícia fez o seu papel”. Ele ainda apontou a ausência de partidarismo por parte da força de segurança estadual, mesmo com as ocorrências da oposição durante toda a campanha eleitoral.
“O que a polícia fez aqui foi um papel que eu sempre pedi para fazer. Polícia não pode ficar usando estrelinha ou marca de candidato nenhum. Fazer o seu papel e, hoje, a polícia fez. Vi pessoas de azul e vermelho serem chamadas e abordadas. Não foi só de um time, como eles dizem. Quero agradecer à toda força policial e às denúncias todas contra Caetano e contra Neto, isso a Justiça vai cuidar”, declarou.
O ex-prefeito de Salvador questionou a conduta dos policiais militares e disse que a ação se trata de um “ataque frontal à democracia”. Além disso, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, também condenou a atuação das autoridades de segurança, ao apontar que o Governo do Estado estaria beneficiando a campanha de seu adversário, diante das frequentes perseguições aos seus eleitores.
Apesar das agressões e ocorrências na cidade da Região Metropolitana, Jerônimo ainda destacou que o reforço das autoridades de segurança foi crucial para garantir uma eleição tranquila no 2º turno. Na primeira etapa, o cenário em Camaçari foi ainda mais caótico, já que o município atrasou a apuração dos votos e foi a última cidade do Brasil a divulgar o resultado final.
“Foi importante sim a presença da polícia. O TRE me pediu essa presença da Polícia Federal, 30 homens, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Foi Importante. Nós vimos aqui cenas de uma mesária praticar atos contra a lei eleitoral. A gente viu o prefeito [Elinaldo Araújo], inclusive, ser chamado a responsabilidade porque pessoas dele estavam distribuindo coisas que eram proibidas. Tudo isso foi recebido, informado e entregue à Justiça. Eu espero que a Justiça Eleitoral faça um bom julgamento”, concluiu o governador.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 1.250 policiais militares, 128 policiais civis e 30 policiais federais marcaram presença na cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) neste domingo. Além disso, 50 bombeiros militares, dez peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), 13 Agentes de Polícia Judicial do TRE-BA, quatro do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e quatro da Justiça Federal estiveram presentes.
Caetano vence Matos
O ex-prefeito Caetano saiu vencedor em disputa contra Flávio Matos, ao computar 80.626 votos válidos (50,92%), contra 77.724 (49,08%) de seu adversário. Portanto, o gestor municipal se encaminha para o seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Camaçari, depois de se eleger em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias

Nova fábrica da Unipar promete transformar saneamento na Bahia com tecnologia de ponta
Segundo Rodrigo Cannaval, unidade no Polo Petroquímico de Camaçari promete inovação e sustentabilidade no setor

Exportadores em alerta: setor avalia novas taxas de Trump sobre carne bovina e suco de laranja brasileiros
Apesar do aumento tarifário, a Abiec acredita que a parceria comercial entre Brasil e Estados Unidos pode se fortalecer

Centro de Salvador em perigo: prédio tombado ameaça ruir e interdita via movimentada
Imóvel tombado apresenta danos estruturais e mudanças afetam transporte público

Carlos Falcão critica alta carga tributária, defende redução de impostos e alerta sobre impactos ao empresariado
Líder do Grupo Business Bahia disse ainda que 'empresariado não pode ser demonizado'

Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR
Proposta pode beneficiar milhões de brasileiros e enfrenta desafios no Parlamento

Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase
Falecimento da jornalista foi confirmado nas primeiras horas desta quinta-feira

Overclean: PF cumpre mandados contra organização envolvida em fraudes públicas
Empresário 'Rei do Lixo' e Bruno Barral, atual secretário de Educação de BH e ex-gestor da pasta em Salvador, estão entre alvos da operação

Resumo BBB 25 de quarta-feira (2/04): Brothers criticam gêmeos, enquanto Maike segue investindo em flerte com sister
Participantes demonstram insatisfação com comportamento dentro da casa, enquanto noite também teve nostalgia, música e reflexões

Lula lidera cenários de 2º turno em 2026, mas rejeição dispara e acende alerta
Pesquisa também revelou que 62% dos brasileiros acham que presidente não deveria se candidatar à reeleição no próximo ano

Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador
Velório e sepultamento acontece, no próximo sábado, no Cemitério Campo Santo, na capital baiana