Após vídeo com PMs chutando eleitores do UB, Jerônimo diz que ‘polícia fez seu papel’ no 2º turno em Camaçari
Governador também agradeceu aos serviços prestados pelos agentes de segurança neste domingo
A cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), contou com a corrida eleitoral mais acirrada da Bahia, em um cenário de violência, guerra e ameaças políticas. Na disputa do 2º turno com a vitória do ex-prefeito Luiz Caetano (PT) vcontra o vereador Flávio Matos (União Brasil) neste domingo (27), chamou atenção o vídeo compartilhado pelo vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, no qual PMs aparecem chutando eleitores vestidos de azul.
Mesmo depois de uma realidade conturbada na única cidade da Bahia que teve o 2º turno, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) elogiou, na noite deste domingo, a atuação das forças policiais em Camaçari. Segundo o petista, “a polícia fez o seu papel”. Ele ainda apontou a ausência de partidarismo por parte da força de segurança estadual, mesmo com as ocorrências da oposição durante toda a campanha eleitoral.
“O que a polícia fez aqui foi um papel que eu sempre pedi para fazer. Polícia não pode ficar usando estrelinha ou marca de candidato nenhum. Fazer o seu papel e, hoje, a polícia fez. Vi pessoas de azul e vermelho serem chamadas e abordadas. Não foi só de um time, como eles dizem. Quero agradecer à toda força policial e às denúncias todas contra Caetano e contra Neto, isso a Justiça vai cuidar”, declarou.
O ex-prefeito de Salvador questionou a conduta dos policiais militares e disse que a ação se trata de um “ataque frontal à democracia”. Além disso, o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, vereador Flávio Matos, também condenou a atuação das autoridades de segurança, ao apontar que o Governo do Estado estaria beneficiando a campanha de seu adversário, diante das frequentes perseguições aos seus eleitores.
Apesar das agressões e ocorrências na cidade da Região Metropolitana, Jerônimo ainda destacou que o reforço das autoridades de segurança foi crucial para garantir uma eleição tranquila no 2º turno. Na primeira etapa, o cenário em Camaçari foi ainda mais caótico, já que o município atrasou a apuração dos votos e foi a última cidade do Brasil a divulgar o resultado final.
“Foi importante sim a presença da polícia. O TRE me pediu essa presença da Polícia Federal, 30 homens, a Polícia Militar e a Polícia Civil. Foi Importante. Nós vimos aqui cenas de uma mesária praticar atos contra a lei eleitoral. A gente viu o prefeito [Elinaldo Araújo], inclusive, ser chamado a responsabilidade porque pessoas dele estavam distribuindo coisas que eram proibidas. Tudo isso foi recebido, informado e entregue à Justiça. Eu espero que a Justiça Eleitoral faça um bom julgamento”, concluiu o governador.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), 1.250 policiais militares, 128 policiais civis e 30 policiais federais marcaram presença na cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) neste domingo. Além disso, 50 bombeiros militares, dez peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), 13 Agentes de Polícia Judicial do TRE-BA, quatro do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e quatro da Justiça Federal estiveram presentes.
Caetano vence Matos
O ex-prefeito Caetano saiu vencedor em disputa contra Flávio Matos, ao computar 80.626 votos válidos (50,92%), contra 77.724 (49,08%) de seu adversário. Portanto, o gestor municipal se encaminha para o seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Camaçari, depois de se eleger em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Senado deve votar projeto que legaliza cassinos, bingos e jogo do bicho nesta quarta-feira
Além disso, senadores vão discutir impacto das bets na população, como endividamento e uso irregular para lavagem de dinheiro
Disney anuncia fim de canais por assinatura no Brasil; saiba motivo
Canais ESPN, focados em esportes, continuarão no ar, transmitindo eventos como Copa, Libertadores, NBA e NFL
Júnior Magalhães desconversa sobre saída da Sempre e diz aguardar posicionamento do prefeito
Apesar dos rumores sobre nova função no governo, secretário diz estar focado em concluir sua missão na atual pasta
Fé e Aventura: Turismo religioso e esportivo agitam Salvador, Camaçari e Canavieiras
Programações seguem até próximo domingo, com missas diárias, programações pastorais e competições esportivas
Governo Lula envia PEC ao Congresso com ajustes fiscais e combate a supersalários
Proposta deve ser debatida nas próximas semanas
Erika Hilton será palestrante na Festa Literária de Cajazeiras
Atividades serão realizadas no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, em Salvador
Arquidiocese de Salvador promove concurso de presépios natalinos
Inscrições são gratuitas e vão até 13 de dezembro; saiba como se inscrever
Policial militar é suspeito de matar jovem e alvejar outro em Salvador; SSP-BA inicia investigação
Crime aconteceu no bairro de Ondina, em Salvador; jovem de 19 anos também foi baleado
Prefeitura de Salvador abre inscrições para organizações no programa de reciclagem
Programa tem como meta fortalecer coleta seletiva, triagem e destinação adequada de resíduos sólidos na capital baiana
Anatel anuncia liberação de sinal 5G em todos municípios do Brasil
Ativação só foi possível devido a retirada total das interferências, causadas pela faixa de frequência de 3,5 gigahertz (GHz)