Geraldo propõe incentivo fiscal para pequenos empreendedores de Salvador
Pré-candidato do MDB participou, nesta segunda (29), de reunião com representantes da Fieb, Fecomércio, Fetrabase e Faeb
O pré-candidato a prefeito de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), participou nesta segunda-feira (29), de um encontro com representantes do setor empresarial de Salvador a convite da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) e Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).
Na ocasião, Geraldo citou a falta de oportunidades de emprego, de estímulo a capacitação, entre outros problemas sociais como causas da migração da população de Salvador para municípios próximos. “Nós temos 36,8% da população que ganha metade do salário mínimo. Essa é uma dura e forte realidade aqui da capital”, afirmou.
“Nós perdemos 9,64% da população de Salvador. Isso é muito em função da migração associada ao desemprego, uma cidade que não dá para o trabalhador e a trabalhadora as oportunidades, uma cidade que não tem ainda estabelecido os distritos industriais criativos, polos, econômicos industriais criativos”, complementou o pré-candidato do MDB.
Ainda sobre o lugar de Salvador na esfera econômica, Geraldo alertou para o baixo desempenho da capital baiana levando em conta os municípios vizinhos. Segundo ele, a capital apresentou diminuição do PIB per capita e ocupa um lugar de baixo destaque no ranking estadual.
Os dados, segundo ele, refletem a falta de iniciativa nas áreas econômica e de desenvolvimento das últimas gestões municipais, resultando em dados preocupantes que não refletem o potencial criativo, desbravador e pioneiro do soteropolitano. “Vamos estabelecer a política de uma economia criativa, a política de um condomínio da economia criativa, a política dos polos industriais da economia criativa”, garantiu Geraldo, que também demonstrou preocupação com a revisão de taxas como a do IPTU, entre outras iniciativas fiscais, levando em conta os serviços oferecidos e o desenvolvimento econômico da cidade. Entre as propostas apresentadas está a isenção do IPTU para áreas de mezanino de shoppings, lojas e centros comerciais.
O plano de governo apresentado pelo pré-candidato inclui ações voltadas para microempreendedores (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), como a isenção de IPTU para imóveis comerciais, nos mesmos moldes do estabelecido atualmente para os residenciais. Também fazem parte do programa de governo incentivos fiscais como a isenção da Taxa de Licença de Locação (TLL) para micro e pequenas empresas, assim como a instituição de que a Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) seja fixa e reduzida para as duas categorias, de 30% para as EPP e 50% para as ME.
Leia também:
Geraldo Júnior e Fabya Reis recebem 15 propostas focadas no empoderamento feminino
Geraldo Júnior anuncia incorporação de projeto proposto por Otto Alencar em seu plano de governo
Penalva fala sobre expectativas do PDT e aposta em debate de alto nível entre Bruno e Geraldo
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Por unanimidade, deputados aprovam criação da Política Estadual Cultura Viva
Brasil registra 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024
Senado adia votação de projeto que legaliza bingos e cassinos no Brasil
Bolsonaro é autorizado a ir à missa de sétimo dia da mãe de Valdemar Costa Neto
Autorização foi necessária porque Bolsonaro e Costa Neto estão proibidos de manter comunicação devido a investigações da Polícia Federal
Fernando Haddad diz que solução para economia exige ação fiscal e monetária
Ministro destacou que a política fiscal precisa avançar paralelamente à monetária para garantir a estabilidade econômica
Lula rebate críticas ao Bolsa Família, anuncia pente-fino e defende ajuste em programas sociais
Presidente garantiu que o processo será feito com cautela
Popó visita Fundação Celsinho Cotrim e elogia trabalho realizado pela entidade
Durante a visita, o atleta conheceu as instalações da fundação, conversou com os presentes e pousou para fotos
Jerônimo critica Coelba e diz que problema de energia na Bahia é ‘dor de cabeça’
Segundo governador, distribuidora de energia elétrica não cumpriu responsabilidades
Rui Costa critica ‘ataque especulativo’ ao real e defende economia brasileira ante tensão no mercado
Na avaliação do ministro da Casa Civil, alta do dólar não encontra amparo na realidade
Senadores governistas pedem mais tempo e votação da PEC das Praias é adiada
Proposta ganhou mais visibilidade após manifestações de artistas
Senado aprova isenção de impostos para medicamentos importados
Texto inclui uma nova regra sobre a importação de veículos e autopeças estrangeiras
Após 20 anos na Band, Datena é contratado pelo SBT para comandar novo programa diário
Emissora divulgou a novidade por meio de um comunicado oficial
Spotify Wrapped 2024: Taylor Swift lidera lista dos mais ouvidos do ano
No Brasil, o sertanejo e o funk continuam dominando as paradas do Spotify. Artistas como Henrique & Juliano, MC Ryan SP e Ana Castela lideram as listas nacionais