Justiça nega pedido de Caetano para retirar declaração de Lula usada na propaganda de Flávio
Em corte de entrevista, presidente afirmou que ‘Camaçari estava meio p* com Caetano’ durante mandato do petista em 1985
A Justiça Eleitoral negou o pedido do candidato à Prefeitura de Camaçari, Luiz Caetano (PT), de retirar as falas do presidente Lula (PT) que foram utilizadas na propaganda de rádio do vereador Flávio Matos (União Brasil), adversário do petista no 2º turno do município. No corte da entrevista, o petista critica um dos mandatos de Caetano à frente da cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Desse modo, Flávio se aproveitou das palavras do próprio presidente, que é forte cabo eleitoral do candidato, para condenar os governos do ex-prefeito em Camaçari. Na declaração completa, Lula afirma que Caetano não fez uma boa gestão entre 1985 e 1988.
“Talvez tenha sido a pior gestão dele. Eu lembro que quando eu vim a Camaçari naquele ano o povo estava meio p* com o Caetano. Mas depois ele ficou um tempo fora, voltou, se elegeu e foi um extraordinário prefeito. Eu acho ótimo. É esse Caetano bom que está voltando e é esse Caetano bom que eu vou apoiar hoje. Vou pedir ao povo de Camaçari que escolha Caetano no 2º turno”, disse Lula em entrevista à Rádio Metrópole na última quinta-feira (17).
Diante deste depoimento, a defesa de Caetano alegou que Flávio utilizou trecho de áudio de entrevista concedida pelo presidente, o que representaria afronta à legislação eleitoral, especificamente ao art. 54 da Lei nº 9.504/1997. Isso porque, o candidato do União Brasil teria cortado o contexto, colocando apenas a frase inicial.
Ainda assim, a juíza eleitoral Maria Claudia Salles Parente negou a liminar, ao argumentar que, “em uma análise do conteúdo impugnado, não vislumbro, nas teses jurídicas suscitadas pelo representante, a suficiente plausibilidade a ensejar o deferimento da concessão da liminar”.
Segundo a magistrada, a declaração de Lula não demonstra apoio a Flávio Matos, o que neste caso seria indevido, e não tem elementos suficientes para ser retirado do ar. “Não possui aptidão para sugerir demonstração de apoio político ao candidato representado, pertencente à coligação adversária”.
Camaçari
Desde a abertura das campanhas, Camaçari vive a corrida eleitoral mais disputada da Bahia e uma das mais acirradas do Brasil. Pela primeira vez na história, a cidade da RMS terá um 2º turno, que será definido no próximo domingo (27). O ex-prefeito liderou a apuração do 1º turno, com 49,52% (77.926) dos votos, e Flávio Matos ficou em segundo lugar, com 49,17% (77.367).
Por um lado, Caetano tenta o seu 4º mandato como prefeito, já que governou o município em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Por outro, Flávio quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos de comando do 4º maior colégio eleitoral da Bahia.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Justiça prorroga prazo para credores da 123milhas solicitarem ressarcimento
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Xuxa defende prisão de Ana Paula Minerato após falas racistas: ‘Não tem como perdoar’
Polêmica começou após o vazamento de um áudio de Ana Paula Minerato enviado ao cantor KT Gomez
Sindae protesta contra privatização da água em Eunápolis e cobra ações da Embasa
Ação cobrou que o presidente da Embasa autorize a adoção de medidas legais necessárias para barrar a entrega da estatal para a iniciativa privada
Bombeiros buscam menina desaparecida após cair em bueiro em Dias D’Ávila
Amanda, de 12 anos, desapareceu no início da tarde desta quarta, durante as fortes chuvas que atingiram a cidade
Quase 600 aves silvestres transportadas ilegalmente são resgatadas no norte da Bahia
Aves estavam amontoadas em gaiolas apertadas, sem água ou alimento
Lula reafirma intenção de concluir acordo Mercosul-UE até o fim do ano
Presidente minimizou a resistência francesa e reforçou a importância do agronegócio brasileiro no cenário global
Em pronunciamento, Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
A medida, segundo o ministro, será financiada por uma tributação maior para quem recebe acima de R$ 50 mil por mês, sem gerar impacto nas contas públicas
Barroso defende que julgamento de trama golpista seja na 1ª Turma do STF
Magistrado ressaltou que a decisão de levar o caso ao plenário cabe ao relator, o ministro Alexandre de Moraes, e à 1ª Turma
Campanha ‘Feminicídio Zero’ amplia atuação no Carnaval para combater violência
Tema foi discutido nesta quarta (27), em reunião entre a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, e as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres, e Margareth Menezes, da Cultura
Cosbat + BlueBay traz conceito internacional de luxo imobiliário a Salvador
Empreendimento promete unir marcas de luxo e sofisticação em um projeto inédito no estado
Projeto de lei garante inclusão de pessoas com TEA em grupos prioritários de vacinação
Félix Mendonça destacou a importância de garantir atenção especial às pessoas com TEA, devido às suas demandas específicas