Veja onde assistir Paixão de Cristo em Salvador e RMS: espetáculos gratuitos e ações solidárias
Eventos devem atrair centenas de pessoas nos dias que antecedem Semana Santa

O público da capital baiana e da Região Metropolitana terá a oportunidade de acompanhar diferentes encenações da Paixão de Cristo, que resgatam a história da morte e ressurreição de Jesus com abordagens artísticas, sociais e culturais distintas. As apresentações acontecem, a partir deste fim de semana, em Lauro de Freitas e Salvador, e devem atrair centenas de pessoas nos dias que antecedem a Semana Santa.
Apresentação em Lauro de Freitas
Em Lauro de Freitas, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), será realizada a 25ª edição da Paixão de Cristo da Bahia, uma das montagens mais tradicionais do Estado. Iniciada nesta nesta sexta-feira (11), as apresentações prosseguem neste sábado (12) e domingo (13), sempre às 19h, na Praça da Matriz, no Centro da cidade.
Para participar, o público deverá trocar 1 kg de alimento não perecível por ingresso. A troca será feita no próprio Centro Comunitário de Lauro de Freitas, localizado na praça, nos dias do evento. Todos os alimentos arrecadados serão destinados a instituições beneficentes da cidade e a famílias em situação de vulnerabilidade social, unindo fé e solidariedade em uma única iniciativa.
O espetáculo deste ano contará com mais de 200 artistas em cena. O ator Amós Heber interpretará Jesus Cristo, enquanto os papéis de Maria de Nazaré serão divididos entre Márcia Oliveira e Nathália Monteiro. Já o papel de rei Herodes será vivido pelo ator Lázaro Machado. A produção promete emocionar o público com uma montagem grandiosa e fiel à narrativa bíblica, envolvendo figurinos, iluminação e sonoplastia cuidadosamente preparados para impactar visualmente e espiritualmente.
Apresentação em Salvador
Em Salvador, os Salesianos Bahia também apresentarão sua tradicional encenação da Paixão de Cristo, com duas sessões abertas ao público. A primeira será realizada na segunda-feira (14), às 19h, no Colégio Salesiano Dom Bosco, na capital baiana. A segunda ocorrerá no dia seguinte, na terça (15), também às 19h, no Liceu Salesiano do Salvador. Os ingressos estão sendo vendidos diretamente nas instituições ao valor de R$ 20.
Todo o valor arrecadado será doado às Missionárias da Caridade, congregação fundada por Santa Teresa de Calcutá. Em Salvador, a entidade atua na comunidade dos Alagados, onde realiza atividades voltadas à assistência de crianças, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade, incluindo alimentação, cuidados básicos de saúde e apoio espiritual.
Dom Bosco
Cada escola salesiana trará uma proposta distinta para o espetáculo. No Colégio Salesiano Dom Bosco, a encenação dará ênfase à representatividade, com a identidade negra como elemento central da narrativa. “Ao romper com a tradicional imagem eurocêntrica de Jesus, essa encenação promove a descolonização da figura de Cristo e reafirma a identidade negra na história e na fé cristã”, explica Jeferson Albuquerque, supervisor do Departamento de Artes e Cultura da unidade.
Liceu
Já no Liceu Salesiano do Salvador, a montagem será apresentada em formato de musical. A trilha sonora, composta por sucessos de Gonzaguinha, homenageia o cantor e compositor que completaria 80 anos em 2025. Segundo Gustavo Nery, supervisor de Artes e Cultura da instituição, as músicas do artista dialogam com a jornada de Cristo. “A obra de Gonzaguinha reflete dor, resistência e esperança. Suas letras contribuem para reforçar a mensagem de fé, superação e amor que essa história representa”, destaca.
Com diferentes linguagens artísticas e iniciativas de impacto social, as montagens em Salvador e Lauro de Freitas mostram como a encenação da Paixão de Cristo continua sendo uma importante expressão cultural e religiosa, que resiste ao tempo e ganha novos significados a cada ano.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Cotado para papa, Dom Sérgio evita holofotes e emociona ao falar sobre legado de Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil integra grupo seleto que participará do Conclave; cerimônia de despedida ao pontífice reúne políticos

Associações de defensores públicos lançam campanha nacional por justiça climática em Salvador
Para presidenta da Anadep, Fernanda Fernandes, contato direto com população proporciona resposta mais eficiente

Vaticano divulga primeiras imagens do papa Francisco em seu caixão
Papa Francisco será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em cerimônia simples, em homenagem à sua vida de compromisso social

Hugo Motta foge de polêmica da anistia e mira nas três áreas que mais preocupam brasileiros
Presidente da Câmara afirma que tema divide a Casa e defende foco em pautas que impactam diretamente vida da população

Lula confirma ida ao velório do Papa Francisco e decreta luto oficial de 7 dias no Brasil
Viagem do presidente e da primeira-dama ao Vaticano depende do protocolo da Santa Sé; cerimônia será realizada em Roma

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita
Aos 97 anos, médium baiano enfrenta quadro crítico e já deixou preparativos prontos para sua passagem ao plano espiritual

Papa Francisco tem despedida neste sábado com sepultamento fora do Vaticano
Corpo do pontífice será sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo desejo registrado em testamento

Golpe de Estado: STF abre julgamento do núcleo 2 com proibição de celulares e segurança reforçada
Nova medida impõe lacre obrigatório de dispositivos móveis como forma de evitar registros não autorizados no plenário

Torcida LGBT do Bahia surpreende e entra no top 4 mundial com mais de 15 mil membros
Fundada em Salvador, LGBTricolor defende liderança mundial por sua atuação pioneira, inclusão e relação com clube

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino