Projeto ‘Dembwa’ abre inscrições para residência artística em dança para jovens negros e LGBTQIAPN+
Inscrições vão até o dia 7 de novembro, por meio de formulário disponível no perfil do Instagram
Divulgação
O projeto “Dembwa – Mapear o Movimento: tempo, memória e ancestralidade” abriu inscrições para sua nova residência artística em dança, destinada a jovens artistas pretos/as e LGBTQIAPN+, a partir dos 16 anos. As inscrições vão até o dia 7 de novembro, por meio de formulário disponível no perfil do Instagram.
A residência, guiada pelos artistas e coreógrafos Marcos Ferreira e Ruan Wills, acontecerá no Centro Cultural Ensaio, em Salvador. Os encontros presenciais estão previstos para 20/11 (quinta-feira, das 14h às 18h), 21/11 (sexta-feira, das 8h às 12h), 22/11 (sábado, das 8h às 10h), 24/11 (segunda-feira, das 8h às 12h), 28/11 (sexta-feira, das 8h às 12h) e 29/11 (sábado, das 8h às 10h).
Serão selecionades dez participantes, que receberão um cachê de R$ 1.000,00. A residência contará com intérpretes de Libras, reforçando o compromisso do projeto com acessibilidade e ampliação da participação e troca entre os artistas.
Residência em dança busca desenvolver pesquisa e criação
O espaço de residência busca desenvolver pesquisa e criação compartilhada, compreendendo o corpo como documento, território e encruzilhada. A proposta investiga o movimento como expressão que atravessa o tempo, convoca a memória e se conecta à ancestralidade.

Crédito: Divulgação
“Convidamos bailarines, performers e artistas do corpo a mergulharem em uma pesquisa sensível sobre o gesto como linguagem de cura, resistência e afirmação. Buscamos criar um espaço de escuta e invenção onde o corpo, em sua pluralidade, possa dançar o que lembra e também o que quer lembrar”, explicou Marcos Ferreira.
A residência se expande a partir do espetáculo homônimo, criado e interpretado por Marcos e Ruan, que emerge de experiências autobiográficas. O intercâmbio é voltado a quem carrega danças de casa, de terreiro, de festa e de rua.
Após o período da residência, o projeto realiza temporada do espetáculo “Dembwa” no Teatro Gregório de Mattos, em dois finais de semana consecutivos, com apresentações de 21 a 30 de novembro — sextas-feiras, às 19h, e sábados e domingos, às 16h. A obra combina danças das religiões de matriz africana, pagode baiano, funk e manifestações populares.
O espetáculo se apoia nas memórias dos artistas como homens pretos, periféricos, afeminados e filhos de terreiro, propondo narrativa de cura e afirmação pelo movimento. A obra mistura dança contemporânea com linguagens das ruas de Salvador e Rio de Janeiro, criando diálogo entre tecnologia, ancestralidade, corpo e território.
“Dembwa é um espetáculo sankofa — um retorno ao passado para reexistir no presente. Dançamos nossos quintais, nossas dores e nossas alegrias como forma de resistência. Cada passo é um gesto de reconhecimento e de saudação aos nossos. É corpo que lembra, que resiste, que transforma. Corpo que, ao dançar, se torna memória viva”, afirma Ruan Wills.
Savannah Lima celebra ancestralidade com show no mês de novembro
A cantora Savannah Lima retorna aos palcos com o projeto artístico-musical “Oferendas”, em celebração ao Mês da Consciência Negra. O espetáculo terá duas apresentações em Salvador, no dia 15 de novembro (sábado), às 17h e 19h, seguidas de um bate-papo com a artista às 20h, no Espaço Cultural Alagados, na Cidade Baixa (Rua Direta do Uruguai). A entrada é gratuita.
Show celebra ancestralidade e mistura ritmos afro-brasileiros
Com forte influência percussiva dos terreiros de candomblé e arranjos modernos, Savannah Lima propõe um diálogo entre diferentes linguagens musicais, explorando gêneros como Afropop, Samba-Reggae, Soul, Blues e Funk Soul. As letras de suas canções misturam releituras de cânticos sagrados e músicas autorais, em um encontro entre o tradicional e o contemporâneo.
“Oferendas é um espetáculo muito especial na minha trajetória. Ele nasceu do desejo de unir a força ancestral dos toques sagrados do Candomblé com as sonoridades contemporâneas que também fazem parte da minha caminhada artística”, explicou Savannah Lima.
A artista estará acompanhada por uma banda composta por Rudnei Monteiro (violão, guitarra e direção musical), Kiko Souza (sax e flauta), Marcelo Rocha (baixo), Jorge Pita (percussão) e Eduane (percussão). Além das apresentações musicais, o projeto também inclui ações formativas, como uma oficina de percussão sobre os toques sagrados e um bate-papo interativo com o público, promovendo uma experiência que une arte, educação e comunidade.
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos