Pôr do Som 2026 reúne multidão no Farol da Barra com Daniela Mercury, Ivete Sangalo e homenagem à Mãe Carmen

Evento gratuito no primeiro dia do ano reuniu milhares de pessoas e contou com participações especiais


Iago Bacelar
Iago Bacelar 02/01/2026 08:55 • Cultura
Pôr do Som 2026 reúne multidão no Farol da Barra com Daniela Mercury, Ivete Sangalo e homenagem à Mãe Carmen - Matheus Landim/GOVBA
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O primeiro dia de 2026 começou com música e encontro coletivo no Farol da Barra, em Salvador, onde centenas de pessoas acompanharam a 26ª edição do Pôr do Som, projeto idealizado por Daniela Mercury que se consolidou como um dos marcos da agenda cultural da capital baiana. O evento gratuito reuniu moradores e turistas no entardecer desta quinta-feira (1º), transformando o pôr do sol em um momento de celebração cultural e espiritual.

Promovido com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Cultura do Estado, o espetáculo marcou a abertura do ano com uma apresentação inédita que reuniu a Família Mercury e convidados como Ivete Sangalo, Geraldo Azevedo, Vânia Abreu e Samba Gringa, além da abertura comandada por Gabriel Mercury.

Homenagem a Mãe Carmen marca abertura do show

A apresentação de Daniela Mercury foi dedicada à ialorixá Mãe Carmen de Oxaguiã, do Terreiro do Gantois, que morreu na última sexta-feira (26), em decorrência de uma forte gripe. A cantora abriu o espetáculo com músicas que reverenciam os orixás, como Meu Pai Oxalá e É Terreiro, reforçando a dimensão simbólica do Pôr do Som como ritual coletivo de passagem e renovação.

“Maria Padilha abre o caminho, é uma música muito bonita, que eu ganhei de um compositor, e fala da força da mulher. É uma música forte, ela fala que Maria não chora por homem nenhum, ela é caminho, começo e fim de um. Ela é uma mulher poderosa e é assim que a gente começa o ano, falando da força da mulher, que é a maior mensagem desse Pôr do Som”, disse Daniela.

A artista também registrou a homenagem nas redes sociais ao escrever “Epa Babá, Mãe Carmen! 💙🤍”, reforçando o vínculo do evento com a ancestralidade e a religiosidade de matriz africana.

Estrutura aproxima artista e público no Farol da Barra

Para a edição de 2026, a produção montou uma estrutura pensada para integrar música e paisagem. O palco contou com 20 metros de largura, conceito aberto e vazado, além de painéis de LED de alta definição. Um dos destaques foi a passarela de 40 metros que ligou o palco ao Farol da Barra, permitindo maior proximidade entre Daniela Mercury e o público que ocupou um dos principais pontos turísticos de Salvador desde o início da tarde.

Criado no ano 2000, o Pôr do Som se consolidou como tradição do primeiro dia do ano e reforça Salvador como destino cultural durante o Réveillon, ao transformar o entardecer em um encontro coletivo de música e celebração.

Público destaca Pôr do Som como ‘pontapé’ do novo ano

Influenciadores, artistas e visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior acompanharam o espetáculo. O ator Samuel de Assis, que atua no bairro de Três Graças, esteve presente e destacou o simbolismo do evento para a cidade.

“O ano só começa, de verdade, depois que Daniela dá o pontapé, né? Convenhamos. Eu amo Daniela, isso não é segredo pra ninguém, mas também estou no lugar que eu mais amo no mundo, que é Salvador”, revelou o ator.

Bruno Monteiro ressalta importância do evento e destaca apoio estadual

O secretário da Cultura do Estado, Bruno Monteiro, destacou a importância do apoio institucional ao projeto e o significado de abrir o ano com um evento cultural de grande alcance. Segundo ele, promover o evento possui “um sentido muito grande” para o governo estadual.

“Nós estamos abrindo o ano afirmando a Bahia como um estado de alegria e nada melhor do que iniciar este dia com muita cultura, com muita arte, com a diversidade de públicos que vem aqui, para o Farol da Barra, ver este projeto, idealizado por Daniela Mercury, que é uma das artistas mais importantes da Bahia e também uma grande ativista da cultura, dos direitos humanos e da democracia”.

Quem foi Mãe Carmen de Oxaguiã

Nascida em 1926, Carmen Oliveira da Silva era a filha mais nova de Maria Escolástica de Conceição Nazaré, a Mãe Menininha do Gantois, e assumiu há 23 anos a responsabilidade de conduzir o Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase, conhecido como Terreiro do Gantois. Reconhecida como guardiã de um dos pilares da espiritualidade, cultura e ancestralidade negra do Brasil, Mãe Carmen teve atuação que ultrapassou o campo religioso.

Em maio de 2023, recebeu a comenda Maria Quitéria, honraria concedida a mulheres que se destacam em atividades em benefício de Salvador ou da Bahia. No âmbito cultural, desenvolveu ações voltadas à acessibilidade da memória da religiosidade de matriz africana, com cursos de ritmos, toques, dança e bordados tradicionais. Pelo trabalho em prol do diálogo inter-religioso, foi agraciada em 2010 com a Medalha dos 5 Continentes ou da Diversidade Cultural, concedida pela Unesco.

Iago Bacelar

Iago Bacelar

Formado em Jornalismo pela UniFTC, com cerca de 2 anos de experiência em veículos online e 1 ano em assessoria de imprensa. Apaixonado por cultura, entretenimento e iniciando na política.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

PF amplia ofensiva contra Banco Master, cumpre mandados na Bahia e mira Nelson Tanure -
Política 14/01/2026 às 10:34

PF amplia ofensiva contra Banco Master, cumpre mandados na Bahia e mira Nelson Tanure

Nova etapa da Operação Compliance Zero aprofunda apuração sobre fraudes financeiras e determina bloqueio bilionário


Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia -
Vixe 14/01/2026 às 09:58

Vixe! Eleição acirrada, os cenários de Coronel e a disputa na base. Jerônimo prega cautela e pragmatismo. Sodré na briga pelo Senado. E as dificuldades de Lula e os impactos na Bahia

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores


Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite -
BBB 26 14/01/2026 às 09:32

Resumo BBB 26 de quarta-feira (14/01): Prova de resistência estreia madrugada, briga entre sisters agita a casa e emoções marcam a noite

Primeira disputa pela liderança atravessa a madrugada, tem eliminações em sequência, clima tenso entre participantes, conversas de jogo e reflexos da apresentação prolongada dos Camarotes


Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão -
Esporte 14/01/2026 às 09:01

Em jogo de baixo rendimento, Vitória empata com Jacuipense e segue sem vencer no Baianão

Copinha 2026: mesmo com atuação valente contra Palmeiras, Rubro-negro é eliminado nos pênaltis em meio à polêmica de arbitragem


Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira -
Cidades 14/01/2026 às 08:30

Lavagem do Bonfim 2026 altera linhas de ônibus e terá operação especial em Salvador; confira

Semob ajusta linhas de ônibus, amplia horários e oferece opções gratuitas de ascensores durante o cortejo


Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações -
Esporte 14/01/2026 às 08:00

Bahia de Feira x Bahia: onde assistir, horário e prováveis escalações

Confronto acontece nesta quarta-feira (14), às 19h15, na Arena Cajueiro, pela segunda rodada do Campeonato Baiano 2026


57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança -
Artigos e afins 14/01/2026 às 07:55

57 Frases de Otimismo: mensagens para enxergar o lado bom da vida e manter a esperança

O otimismo é escolher enfrentar dificuldades com esperança, transformando a forma de viver e abrindo espaço para novas oportunidades.


Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar -
Cidades 14/01/2026 às 07:30

Simm oferece 513 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar

No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa -
Cidades 14/01/2026 às 07:00

Lavagem do Bonfim 2026 modifica trânsito em Salvador; confira vias interditadas e desvios na Cidade Baixa

Interdições, barreiras e mudanças de circulação serão adotadas até domingo (18) durante a festa religiosa


Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia -
Cidades 13/01/2026 às 23:00

Central de Outdoor lança ação solidária e apoia instituições sociais na Bahia

Iniciativa utiliza a força da mídia exterior para incentivar doações e apoiar instituições sociais na Bahia


Vixe