Pedro Tourinho destaca foco de ações na identidade negra e diz que novembro também se tornou ‘alta estação’
Calendário foi iniciado nesta sexta (1º) com a abertura da exposição ‘Ecos Malês’ na Casa das Histórias de Salvador (CHS)
Instagram/@pedrotourinho
O titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pedro Tourinho, destacou nesta sexta-feira (1º) as ações para o Novembro Salvador Capital Afro. O calendário, que foi iniciado com a abertura da exposição ‘Ecos Malês’ na Casa das Histórias de Salvador (CHS), contará com um mês inteiro dedicado à celebração e à valorização da cultura afrodiaspórica da cidade. Ao Portal M!, Tourinho enfatizou que as ações da Prefeitura estarão 100% focadas na identidade negra de Salvador.
“A gente entende que, todo mundo, qualquer pessoa, qualquer grupo é mais forte quando assume quem se é, quando usa sua identidade como bandeira. Então, na estratégia de fortalecer Salvador enquanto cidade, enquanto ponto turístico, enquanto população, a prefeitura de Salvador, nós decidimos focar realmente 100% na identidade negra, que é a identidade da maioria da população”, destacou.
Segundo ele, foi a partir deste movimento, não apenas institucional, mas também cultural e financeiro, de levar sua “identidade como bandeira”, que as coisas começaram a dar certo e se movimentar mais na capital baiana, inclusive a tornando o “destino mais desejado do país”. “Não é à toa que a gente tem hoje uma segunda alta estação, não é mais só o verão, novembro também é alta estação. Os hotéis que estão lotados nas próximas semanas. E isso é fruto de quê? De aceitar, de reforçar afirmativamente a identidade da cidade”, enfatizou.
Questionado sobre a estratégia adotada para os eventos em Salvador, Tourinho explicou que, diferente do ano passado, em que a programação mais intensa ocorreu no final do mês de novembro, em 2024, por conta do G20 da Cultura, que será realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, a primeira semana concentrará a maior parte das ações.
“Para que o mundo pudesse, de fato, estar presente aqui entender nossa política pública de cultura, conhecer a nossa cidade, fazer conexões. Ano passado nós inauguramos uma exposição, ‘Um Defeito de Cor’, esse ano serão três exposições de arte. As artes aqui em Salvador estão indo muito bem, artes plásticas, Salvador está se tornando um grande centro de poder criativo nas artes plásticas e sendo valorizado mundialmente por isso”, apontou.
O titular da Secult também lembrou que diversas ações serão realizadas ao longo do mês, inclusive durante a Semana da Consciência Negra e no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. “Com o show dos blocos afros, com shows também, Luedji Luna vai fazer um show lindo, cantando Sade no Rio Vermelho, uma cantora nigeriana. Então, a gente consegue fazer essa conexão de Salvador com o mundo a partir de nossa raiz”.
Exposição ‘Ecos Malês’
A exposição “Ecos Malês” abre a programação do Novembro Salvador Capital Afro e pode ser visitada a partir desta sexta-feira (1º) na Casa das Histórias de Salvador (CHS). A mostra, que segue até maio, revisita o levante de 1835, liderado por africanos escravizados e libertos, considerado um dos mais marcantes da história do Brasil.
Na cerimônia de abertura, a vice-prefeita Ana Paula Matos e gestores municipais estiveram presentes, e a Prefeitura de Salvador formalizou um acordo de cooperação internacional com a República do Benin. O pacto visa a promover trocas culturais entre os dois povos e ampliar investimentos do Benin na Casa do Benin, um espaço cultural dedicado ao intercâmbio entre culturas africanas e brasileiras.
Ana Paula Matos reforçou a importância do posicionamento da Prefeitura em promover ações antirracistas e afirmou que, quanto mais a Prefeitura reconhecer os problemas da cidade e escutar, mais ela será antirracista. “Salvador só é o que é pela sua cultura, pela sua história e pela sua ancestralidade. O Novembro Salvador Capital Afro hoje está sendo falado, historiado e marcado como uma posição de cidade, mas Salvador é, sim, essa capital afro que tem que respeitar, reconhecer e ter políticas de combate ao racismo institucional e estrutural, tem que ser uma cidade antirracista, mas, sobretudo, que dá meios para que o nosso povo tenha construção econômica em posição”, disse.
Com curadoria de João Victor Guimarães e co-curadoria de Mirella Ferreira, “Ecos Malês” exibe 114 obras de 48 artistas, incluindo membros do coletivo Arquiteturas da Revolta. Os visitantes poderão conhecer trabalhos de Ventura Profana, Voltaire Fraga, Rose Aféfé, Karamujinho, Helen Salomão, Jasi Pereira, Malê Debalê, entre outros, que abordam movimentos históricos e contemporâneos protagonizados por personalidades negras em luta pela liberdade.
As obras estão expostas no 4º andar da Casa das Histórias e incluem esculturas, pinturas, fotografias, gravuras, site-specific em paredes de adobe, “macumbas pictóricas” de Cipriano, bandeiras, patuás e videoperformances. A exposição é dividida em três núcleos: Encontrar, Ruas da Revolta, e Inventar (Liberdade e Defesa).
Confira a entrevista com Pedro Tourinho:
Mais Lidas
Cultura
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Alcione inicia turnê nacional com show lotado e homenagens ao samba raiz
Últimas Notícias
Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real