Pedro Tourinho destaca foco de ações na identidade negra e diz que novembro também se tornou ‘alta estação’
Calendário foi iniciado nesta sexta (1º) com a abertura da exposição ‘Ecos Malês’ na Casa das Histórias de Salvador (CHS)

O titular da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), Pedro Tourinho, destacou nesta sexta-feira (1º) as ações para o Novembro Salvador Capital Afro. O calendário, que foi iniciado com a abertura da exposição ‘Ecos Malês’ na Casa das Histórias de Salvador (CHS), contará com um mês inteiro dedicado à celebração e à valorização da cultura afrodiaspórica da cidade. Ao Portal M!, Tourinho enfatizou que as ações da Prefeitura estarão 100% focadas na identidade negra de Salvador.
“A gente entende que, todo mundo, qualquer pessoa, qualquer grupo é mais forte quando assume quem se é, quando usa sua identidade como bandeira. Então, na estratégia de fortalecer Salvador enquanto cidade, enquanto ponto turístico, enquanto população, a prefeitura de Salvador, nós decidimos focar realmente 100% na identidade negra, que é a identidade da maioria da população”, destacou.
Segundo ele, foi a partir deste movimento, não apenas institucional, mas também cultural e financeiro, de levar sua “identidade como bandeira”, que as coisas começaram a dar certo e se movimentar mais na capital baiana, inclusive a tornando o “destino mais desejado do país”. “Não é à toa que a gente tem hoje uma segunda alta estação, não é mais só o verão, novembro também é alta estação. Os hotéis que estão lotados nas próximas semanas. E isso é fruto de quê? De aceitar, de reforçar afirmativamente a identidade da cidade”, enfatizou.
Questionado sobre a estratégia adotada para os eventos em Salvador, Tourinho explicou que, diferente do ano passado, em que a programação mais intensa ocorreu no final do mês de novembro, em 2024, por conta do G20 da Cultura, que será realizado entre os dias 4 e 8 de novembro, a primeira semana concentrará a maior parte das ações.
“Para que o mundo pudesse, de fato, estar presente aqui entender nossa política pública de cultura, conhecer a nossa cidade, fazer conexões. Ano passado nós inauguramos uma exposição, ‘Um Defeito de Cor’, esse ano serão três exposições de arte. As artes aqui em Salvador estão indo muito bem, artes plásticas, Salvador está se tornando um grande centro de poder criativo nas artes plásticas e sendo valorizado mundialmente por isso”, apontou.
O titular da Secult também lembrou que diversas ações serão realizadas ao longo do mês, inclusive durante a Semana da Consciência Negra e no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. “Com o show dos blocos afros, com shows também, Luedji Luna vai fazer um show lindo, cantando Sade no Rio Vermelho, uma cantora nigeriana. Então, a gente consegue fazer essa conexão de Salvador com o mundo a partir de nossa raiz”.
Exposição ‘Ecos Malês’
A exposição “Ecos Malês” abre a programação do Novembro Salvador Capital Afro e pode ser visitada a partir desta sexta-feira (1º) na Casa das Histórias de Salvador (CHS). A mostra, que segue até maio, revisita o levante de 1835, liderado por africanos escravizados e libertos, considerado um dos mais marcantes da história do Brasil.
Na cerimônia de abertura, a vice-prefeita Ana Paula Matos e gestores municipais estiveram presentes, e a Prefeitura de Salvador formalizou um acordo de cooperação internacional com a República do Benin. O pacto visa a promover trocas culturais entre os dois povos e ampliar investimentos do Benin na Casa do Benin, um espaço cultural dedicado ao intercâmbio entre culturas africanas e brasileiras.
Ana Paula Matos reforçou a importância do posicionamento da Prefeitura em promover ações antirracistas e afirmou que, quanto mais a Prefeitura reconhecer os problemas da cidade e escutar, mais ela será antirracista. “Salvador só é o que é pela sua cultura, pela sua história e pela sua ancestralidade. O Novembro Salvador Capital Afro hoje está sendo falado, historiado e marcado como uma posição de cidade, mas Salvador é, sim, essa capital afro que tem que respeitar, reconhecer e ter políticas de combate ao racismo institucional e estrutural, tem que ser uma cidade antirracista, mas, sobretudo, que dá meios para que o nosso povo tenha construção econômica em posição”, disse.
Com curadoria de João Victor Guimarães e co-curadoria de Mirella Ferreira, “Ecos Malês” exibe 114 obras de 48 artistas, incluindo membros do coletivo Arquiteturas da Revolta. Os visitantes poderão conhecer trabalhos de Ventura Profana, Voltaire Fraga, Rose Aféfé, Karamujinho, Helen Salomão, Jasi Pereira, Malê Debalê, entre outros, que abordam movimentos históricos e contemporâneos protagonizados por personalidades negras em luta pela liberdade.
As obras estão expostas no 4º andar da Casa das Histórias e incluem esculturas, pinturas, fotografias, gravuras, site-specific em paredes de adobe, “macumbas pictóricas” de Cipriano, bandeiras, patuás e videoperformances. A exposição é dividida em três núcleos: Encontrar, Ruas da Revolta, e Inventar (Liberdade e Defesa).
Confira a entrevista com Pedro Tourinho:
Mais Lidas
Cultura
Outono em Salvador: cinco passeios imperdíveis para aproveitar a estação
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar