Pular para o conteúdo
Início » Orkestra Rumpilezz se apresenta com “Maria Fumaça” na Escadaria do Passo nesta sexta

Orkestra Rumpilezz se apresenta com “Maria Fumaça” na Escadaria do Passo nesta sexta

Orkestra Rumpilezz se apresenta com "Maria Fumaça" na Escadaria do Passo nesta sexta
O espetáculo, que é gratuito e aberto ao público, terá início às 19h

A Orkestra Rumpilezz volta ao Centro Histórico, nesta sexta-feira (6), para mais uma apresentação do projeto “Rumpilezz Funfun no Passo”. O espetáculo, que é gratuito e aberto ao público, começa às 19h, na Escadaria do Passo.

O evento é organizado pelo Instituto Rumpilezz, em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur). O intuito é aproximar a música instrumental das ruas e democratizar o acesso a esse estilo musical.

O secretário da Secult, Pedro Tourinho, ressalta a importância dessa parceria na valorização da identidade cultural de Salvador. “Uma celebração que atravessa a ancestralidade e a música negra, realizada sempre na primeira sexta-feira do mês, é algo exclusivo que só Salvador pode oferecer. Contar com a Orkestra Rumpilezz na Escadaria do Passo, mensalmente há quase um ano, fortalece nossa cultura e revitaliza o Centro Histórico”, afirma.

Homenagem

Nesta edição, a Orkestra substitui as composições autorais dos meses anteriores pelos arranjos do álbum Maria Fumaça, da Banda Black Rio. Este disco, um clássico da música brasileira e sucesso dos anos 1970, influenciou bastante o maestro Letieres Leite, fundador da Orkestra.

Guilherme Scott, trompetista e membro da Comissão Artística da Orkestra, deseja que o público aproveite o repertório com muita dança e diversão. “A música da Banda Black Rio nos permite conectar as culturas afro-americanas com a nossa afro-baiana. São canções que fazem o corpo se movimentar! Esperamos que o público seja envolvido pelos ritmos mais contagiantes”, conclui.

Projeto

O nome Rumpilezz faz alusão ao universo sagrado do Candomblé e seus três atabaques – Rum, Rumpi e Lé – cujas matrizes rítmicas se entrelaçam com o jazz, representado pelas duas letras “z” no final do nome. Com uma formação que combina instrumentos de sopro e percussão, a Orkestra se apresenta na primeira sexta-feira de cada mês desde outubro de 2023.

As sextas-feiras foram escolhidas para os concertos em homenagem aos orixás “funfun”, divindades ligadas à cor branca, que também aparece nos trajes tradicionais usados pelos músicos, em respeito às raízes iorubás.

Leia também:

Coala Festival: Afrocidade e Timbalada se unem em show histórico

Festival Estudantil de Artes Cênicas movimenta Salvador com produções estudantis e inclusão social

Parada LGBTQIAPN+ em Salvador destaca juventude e traz shows do Bloco das Montadas

Igor Santos/Secom PMS