Pular para o conteúdo
Início » Festival Estudantil de Artes Cênicas movimenta Salvador com produções estudantis e inclusão social

Festival Estudantil de Artes Cênicas movimenta Salvador com produções estudantis e inclusão social

Festival Estudantil de Artes Cênicas movimenta Salvador com produções estudantis e inclusão social
Com programação diversa e acessível, FESTAC - Ano 6 leva obras de estudantes para diversos pontos da cidade

A conexão entre corpo e território, que transcende limites físicos, sociais e culturais, é o ponto de partida para o tema Defina sua cidade, escolhido para a sexta edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC). De 16 a 22 de setembro, o festival ocupará 10 espaços culturais de Salvador, com uma programação que inclui 14 espetáculos, 5 cenas curtas e 4 filmes. Os trabalhos são produzidos por estudantes da educação básica, cursos livres de artes cênicas e escolas de ensino superior.

O FESTAC – Ano 6 traz ao público uma programação que conecta obras de diversas regiões da Bahia (como Salvador e Lauro de Freitas), de outros estados do Brasil (como Ceará, Curitiba e São Paulo), além de produções internacionais (México). O evento é idealizado pelos coletivos COATO e COOXIA, e conta com a produção da Transformação Projetos Culturais. O festival também se destaca por garantir acessibilidade, com interpretação em Libras e audiodescrição em suas apresentações. A programação completa pode ser conferida no perfil oficial @festacbahia.

Abertura no Teatro Martim Gonçalves

O festival começa no dia 16 de setembro, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, com uma cerimônia de abertura que inclui falas institucionais e a apresentação de cinco cenas curtas selecionadas por chamada pública. Entre as cenas estão “A Sombra Assombra”, “Elis e os corações partidos”, “Marias”, “Homens e meninos sob o mesmo céu” e “Guerra de Acarajé”. A noite também contará com a “Mostra Cine Festac”, exibindo as videodanças “E no final, quem fica?”, de Samuel Dompierry (UFBA), e “D.R.F.”, da dançarina mexicana Valéria Lastra.

Espaços e diversidade cultural

O FESTAC ocupará diferentes locais culturais, desde o centro de Salvador até o subúrbio e orla, em horários variados, buscando alcançar um público diverso. De acordo com os gestores do festival, Marcus Lobo, Guilherme Hunder e Luiz Antônio Sena Jr., as obras selecionadas refletem o contexto das cidades dos criadores, oferecendo ao público uma oportunidade de repensar o que define uma cidade. Salvador, uma cidade rica em diversidade geográfica, política e cultural, será o cenário ideal para essa reflexão.

Além das apresentações, o festival desenvolve um trabalho de mediação cultural com escolas municipais e estaduais, ampliando o acesso dos estudantes ao universo das artes cênicas. Segundo os organizadores, o objetivo é que os jovens se identifiquem tanto com as obras quanto com os artistas no palco, permitindo que eles se vejam representados e sintam pertencimento ao evento.

Destaques da programação

No dia 17 de setembro, o Centro Cultural Plataforma recebe a montagem “O Pregador – teatro-fórum antirracista”, da Cia de Teatro da UFBA, às 9h. No mesmo dia, o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° será palco do espetáculo infantil “O bicho de duas patas”, com acessibilidade em Libras e Audiodescrição, às 15h. À noite, o Teatro SESI Rio Vermelho exibe os curtas-metragens “Más Allá Del Miedo” (México) e “E no final quem fica?”, seguidos do espetáculo “Dois pensamentos uma voz”, com direção de Victor Hugo Sá.

A programação prossegue no dia 18 de setembro, com destaque para o espetáculo infantil “A menina que roubava lixo”, no Espaço Xisto Bahia, e a peça “Jacinto Morto”, da Cia Acerola, no Teatro Gregório de Mattos, às 19h. No dia 19, as atividades incluem apresentações de teatro e circo, seguidas de debates sobre experiências artísticas infantojuvenis.

Espaço para novas criações

O FESTAC também é uma plataforma de intercâmbio e formação, promovendo o protagonismo estudantil nas artes cênicas. Segundo os organizadores, o festival é uma oportunidade de formação crítica e artística para novos profissionais e visa sensibilizar os estudantes para o valor da arte em suas trajetórias pessoais e profissionais.

Encerramento com reflexão e celebração

O encerramento do FESTAC – Ano 6 será no dia 22 de setembro, com um bate-papo entre grupos teatrais e uma feijoada de confraternização.

O projeto foi viabilizado através do edital Gregórios – Ano III, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Prefeitura de Salvador e Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal.

Serviço

O quê – Festival Estudantil de Artes Cênicas – Festac ano 6
Quando – 16 a 22 de setembro
Onde – Salvador
Ingressos e mais informações – perfil do Instagram @festacbahia

Leia também:

Parada LGBTQIAPN+ em Salvador destaca juventude e traz shows do Bloco das Montadas

O que fazer em Salvador? Natiruts, Legião Urbana, Alceu Valença, Jau e mais; confira na agenda cultural do Portal M!

Divulgação