4ª Edição do festival ‘Oxe é Jazz’ acontece nos dias 7 e 8 de fevereiro
Com apresentações gratuitas no Parque Costa Azul, evento traz grandes nomes do jazz e da música instrumental para Salvador

A Bahia se prepara para a 4ª edição do festival Oxe é Jazz, que acontecerá nos dias 7 e 8 de fevereiro, no Parque Costa Azul, em Salvador. O objetivo do evento é democratizar o acesso à música de qualidade e promover a inclusão da música instrumental no cotidiano dos baianos, abrindo espaço para um público diversificado. Com entrada gratuita, a programação contará com grandes nomes do jazz, blues, soul e rock, oferecendo um panorama plural da música brasileira e internacional.
Programação de Abertura do Festival
O festival começa com show do guitarrista, cantor e compositor soteropolitano Bruno Balbi, na próxima sexta-feira (7), a partir das 18h30. Ele sobe ao palco acompanhado da multi-instrumentista Candice Fiais, em uma apresentação que passeia por clássicos do blues e canções autorais, trazendo a vibração do blues de forma autêntica e envolvente.
Às 20h30, a programação segue com o guitarrista e curador do festival, Eric Assmar, que recebe o multi-instrumentista Chico Brown. Juntos, irão explorar as fronteiras do blues, rock, jazz e música brasileira, criando uma fusão sonora que promete atrair a atenção do público e mostrar as versatilidades desses dois músicos talentosos.
Homenagem para Miles Davis
O festival traz ao palco o artista Joatan Nascimento Quinteto, no sábado (8), a partir das 18h30, que fará uma homenagem ao legado do trompetista Miles Davis com o show “A música de Miles Davis”.
Para encerrar a 4ª edição do festival, a Banda Terráquea, liderada pelo guitarrista e cantor Lon Bové, se apresenta ao lado da cantora Janis Dominique. O show promete um encontro de ritmos e estilos, unindo blues, soul, jazz e funk.
Curadoria e história do festival
Sob a curadoria de Eric Assmar, o festival Oxe é Jazz já conquistou um público fiel ao longo de suas edições anteriores. A curadoria tem como objetivo apresentar uma programação diversificada, com artistas de diferentes estilos e origens, sempre buscando explorar as possibilidades do improviso e a fusão de ritmos.
“A curadoria busca sempre um panorama diverso, explorando diferentes formas de expressão e improvisação, além de refletir a pluralidade de perfis, grupos e segmentos. Nosso objetivo é levar música ao povo, quebrando barreiras e proporcionando encontros entre pessoas de todas as classes, idades e localidades”, explica Assmar.
Desde sua primeira edição em 2022, o festival tem cumprido sua missão de democratizar o acesso à música instrumental, reunindo mais de 12 mil pessoas em suas edições anteriores. O evento tem se destacado por sua capacidade de aliar qualidade artística à diversidade, criando um ambiente propício para o intercâmbio cultural e para a formação de novos públicos.
Além de Salvador, o festival Oxe é Jazz também levou sua programação para outras cidades baianas, como Itacaré, Lauro de Freitas e Lençóis.
Impacto cultural e social do evento
Segundo Eric Assmar, o festival Oxe é Jazz é um evento que fortalece a cena musical local, oferecendo oportunidades para artistas da região e promovendo a troca de experiências culturais. A iniciativa também visa tornar a música instrumental mais acessível às novas gerações, proporcionando o contato com diversos gêneros musicais que refletem a diversidade sonora da Bahia e de outras partes do mundo.
O Festival Oxe é Jazz conta com apoio do governo do estado da Bahia, através da Sufotur e a realização da Mais Ações Integradas.
Serviço:
- O quê: 4ª edição do Festival Oxe é Jazz
- Atrações: Bruno Balbi, Candice Fiais, Eric Assmar, Chico Brown, Joatan Nascimento Quinteto, Banda Terráquea, Janis Dominique
- Quando: 7 e 8 de fevereiro de 2025
- Onde: Parque Costa Azul, Salvador – BA
- Entrada: Gratuita
Mais Lidas
Cultura
Últimas Notícias

Estado de saúde de Divaldo Franco se agrava e preocupa comunidade espírita

Último adeus ao Papa Francisco reúne governador e prefeito na Catedral de Salvador
Cerimônia reuniu Jerônimo Rodrigues, Bruno Reis, fiéis e autoridades para celebrar legado do pontífice argentino

Bahia vence Ceará com gol nos acréscimos e respira fora da zona de rebaixamento
Triunfo na Fonte Nova garante primeiros três pontos do Tricolor na Série A do Brasileirão 2025

Dom Sérgio da Rocha representa Salvador no Conclave que define sucessor de Francisco
Antes do embarque, arcebispo primaz do Brasil celebra missa, nesta terça, às 17h, na Catedral Basílica de Salvador, em sufrágio da alma do pontífice

Resumo BBB 25 de segunda-feira (21/4): Finalistas assistem retrospectiva marcada por emoção, reencontros e conflitos
João Pedro confronta Renata sobre torcida contrária, enquanto Guilherme relembra desentendimentos com aliados durante exibição dos VTs

Salvador inicia aulas gratuitas sobre patrimônio histórico no Palacete Tira-Chapéu com Itamar Musse
Aula inaugural acontecerá, na quinta-feira (24), às 18h, com palestra do museólogo e marchand Itamar Musse

Lula libera R$ 27 milhões ao STF após ataque com explosivos
Medida provisória destina recursos para equipamentos de vigilância e obras estruturais; atentado de novembro reacendeu debate sobre proteção

SAC Salvador Shopping amplia horário a partir desta terça-feira para emissão da nova carteira de identidade
Medida tem como objetivo atender ao aumento na procura pela nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)

Oportunidade em Salvador: Simm oferece 68 vagas nesta terça-feira para quem busca emprego ou estágio
No caso das vagas que exigem experiência, o tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Alexandre Silveira discute expansão de veículos elétricos e baterias com gigantes chinesas
Visita à China faz parte de uma missão oficial cujo objetivo é atrair investimentos internacionais para o setor energético brasileiro

Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Medida faz parte do plano do Ministério da Saúde para ampliar acesso à telessaúde em territórios indígenas