Reviravolta: Blake Lively age rápido e desafia Justin Baldoni na justiça com apoio de nova lei
Atriz alega que legislação protege denunciantes de abuso de retaliações judiciais e busca indenização tripla pelos danos alegados

A disputa legal entre a atriz Blake Lively e o ator e diretor Justin Baldoni ganhou um novo capítulo. Isso porque ela entrou, nesta sexta-feira (21), com um pedido formal para que a Justiça arquive o processo de difamação movido por Baldoni. Em sua defesa, Lively fundamenta o pedido em uma mudança na legislação da Califórnia, que protege denunciantes de abuso sexual contra retaliações legais por parte dos acusados.
Legislação da Califórnia e defesa de Lively
Desde 2023, a legislação da Califórnia passou a dificultar a possibilidade de que acusados de assédio ou agressão sexual utilizem processos de difamação como represália contra denunciantes. Embora Baldoni tenha movido sua ação judicial em Nova York, a defesa de Lively argumenta que o caso deveria ser tratado pelas autoridades californianas, visto que tem relação direta com a produção do longa-metragem É assim que acaba, filme estrelado pelos dois.
A defesa ressaltou que o filme teve suas gravações realizadas no estado da Califórnia e, por isso, cabe à Justiça californiana julgar o caso, considerando que os crimes de abuso e assédio sexual dos quais Baldoni é acusado ocorreram nesse estado. Os advogados de Lively pediram ao tribunal que rejeite a ação com base na emenda que protege vítimas de abuso de processos judiciais retaliatórios.
De acordo com a revista The Hollywood Reporter, a equipe jurídica da atriz também busca uma ordem judicial para que Baldoni cubra os custos legais de Lively e pague uma indenização equivalente ao triplo dos danos alegados.
Envolvimento de Ryan Reynolds no caso
O pedido de arquivamento ocorre após Ryan Reynolds, marido de Lively, solicitar a remoção de seu nome da ação judicial movida por Baldoni. Nos documentos, a atriz reforça que, durante as filmagens de É assim que acaba, trabalhou como funcionária contratada da Wayfarer Studios, produtora de Baldoni, sediada na Califórnia.
Justin Baldoni chegou a fazer acusações de difamação contra Reynolds, alegando que ele e a esposa teriam orquestrado uma campanha contra o diretor. Em resposta a Baldoni, o astro de Deadpool e Wolverine chamou, por meio de seus representantes, o diretor de “predador”.
Acusações de difamação e retaliações
A tensão entre Lively e Baldoni se intensificou após o lançamento do filme baseado no best-seller de Colleen Hoover, que leva o mesmo nome da obra. Inicialmente, especulava-se um distanciamento entre os dois durante a campanha de divulgação. Poucos meses depois, a atriz formalizou uma queixa contra Baldoni, alegando assédio no set de filmagem e afirmando que o diretor contratou uma empresa de relações públicas para espalhar boatos sobre ela nas redes sociais.
Baldoni negou todas as acusações e contra-atacou com um processo de 400 milhões de dólares contra Lively e Reynolds, acusando-os de difamação, extorsão e invasão de privacidade. Ele também afirmou que o casal “sequestrou” a produção do filme, interferindo no roteiro e na direção criativa.
Disputa judicial vira documentário
A batalha legal entre os atores inspirou a produção de um documentário intitulado He Said, She Said: Blake Lively vs. Justin Baldoni. Com duração de 90 minutos, a produção será exibida no Channel 5, nos Estados Unidos, na próxima segunda-feira (24), e uma versão reduzida, de 60 minutos, será lançada na plataforma Max em 31 de março.
O documentário promete analisar minuciosamente as ações legais movidas por ambos os lados, além da repercussão do caso nas redes sociais. Entre os pontos abordados está a acusação de que Baldoni exibiu a Lively vídeos de mulheres nuas, discutiu com ela sobre um vício passado em pornografia e insistiu repetidamente em questões sobre seu peso e a morte de seu pai.
Redação
Mais Lidas
Coluna Ohh!
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados