Historiadora criticada após dança erótica em federal diz que será ministra da Educação
Caso ocorreu durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão

A historiadora e artista piauiense Tertuliana Lustosa, vocalista da banda A Travestis, foi alvo de críticas após a divulgação de um vídeo polêmico que circulou nas redes sociais. O caso ocorreu durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em que Lustosa expôs as nádegas como parte de uma performance artística. O fato gerou ampla repercussão na internet, suscitando debates sobre liberdade de expressão no ambiente acadêmico. A informação é do colunista Igor Gadelha, do site “Metrópoles”.
Em resposta às críticas, Lustosa usou suas redes sociais para ironizar a situação. A artista publicou um vídeo dançando de maiô e afirmou, de maneira provocativa: “Ainda serei ministra da Educação, bebê”. Na legenda do vídeo, ela escreveu: “Já que vocês pediram tanto um pronunciamento”.
Durante o vídeo, Lustosa provocou os críticos ao som de uma música, com trechos direcionados: “Para os fascistas que me odeiam, só um recadinho: eu ainda vou ser sua ministra da Educação, bebê”. A performance finalizou com a artista rebolando diante da câmera, em confronto às reações negativas.
A Universidade Federal do Maranhão se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido, informando que está “averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis”. No comunicado, a instituição afirmou que irá escutar todas as partes envolvidas e destacou seu compromisso com um ambiente acadêmico plural, respeitoso e inclusivo.
A palestra de Lustosa fazia parte da mesa-redonda intitulada “Dissidências de gênero e sexualidades”, promovida pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (GAEP). A UFMA destacou que a performance da artista foi considerada inadequada para o contexto do evento, pois não contribuía de forma construtiva para o debate acadêmico.
No posicionamento, a UFMA reforçou o valor da liberdade de expressão dentro da academia, mas destacou a necessidade de se preservar o respeito mútuo entre todos os membros da comunidade acadêmica. A instituição também reafirmou seu compromisso com um espaço harmônico, no qual o diálogo é fundamental para o desenvolvimento de ideias e teorias científicas.
A Universidade disse ainda que, como um espaço de múltiplas formas de conhecimento, reconhece a autonomia dos cursos para discutir diversos temas. No entanto, afirmou que não compactua com atitudes que possam desrespeitar os princípios e valores institucionais.
Ainda segundo a UFMA, todas as medidas adotadas pela instituição visam manter um ambiente acadêmico que promova a inclusão e o respeito à diversidade. Por fim, a UFMA reiterou sua “missão de construir uma sociedade mais justa e inclusiva, comprometida com a pluralidade de saberes e o fortalecimento do ensino público e gratuito”.
Confira o trecho da dança
Confira o pronunciamento após críticas
Redação
Mais Lidas
Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase
Coluna Ohh!
Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase
Val Kilmer, astro de ‘Top Gun’ e ‘Batman’, morre aos 65 anos nos EUA
Últimas Notícias

Vinícius faz apelo à Bahia e ao Nordeste para escapar do paredão acirrado contra Renata
Quer ajudar o baiano ficar no BBB 25? Vote em Renata; resultado acontece neste domingo (13)

Restaurante Universitário da UFBA reabre na segunda após suspensão por falta de repasse
Segundo nota oficial da universidade, dificuldades orçamentárias têm origem na aprovação tardia da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025

Mianmar volta a ser sacudida por forte tremor enquanto país ainda lida com tragédia anterior
Abalo sísmico de 5,5 graus ocorre na mesma região atingida por terremoto devastador de março, com milhares de mortos

Ataque russo em cidade ucraniana no Domingo de Ramos deixa 32 mortos e gera revolta mundial
Bombardeio com mísseis balísticos atinge cidade de Sumy durante celebração religiosa e amplia tensão internacional

CFMV propõe novas regras para veterinários a domicílio e recebe sugestões até 7 de maio
Participação da sociedade visa garantir mais segurança e qualidade no cuidado de pets fora de clínicas

Mais de 90 mil pessoas vão viajar no feriado da Semana Santa; operação especial começa neste domingo
Rodoviária de Salvador terá 600 horários extras no feriadão; veja dias de maior movimento

Equador decide futuro em eleição tensa marcada por violência e crise sem precedentes
Segundo turno entre Daniel Noboa e Luisa González ocorre sob estado de exceção, com disputa apertada entre direita e esquerda

Papa Francisco reaparece no Domingo de Ramos e emociona fiéis após grave pneumonia
Recuperação do líder da Igreja Católica emociona fiéis e marca início da Semana Santa com esperança e fé na Praça de São Pedro

Aniversário de Dário Meira tem presente duplo: inauguração de escola e anúncios em saúde e infraestrutura
Governador entregou equipamentos, autorizou intervenções e reforçou ações do Novo PAC no município que completou 63 anos

Cirurgia de emergência: Bolsonaro passa por operação delicada no intestino em Brasília
Ex-presidente passa por procedimento para desobstruir intestino e reconstruir parede abdominal