Salvador atualiza Plano Climático e reforça compromisso com neutralidade de carbono até 2049
De acordo com prefeito Bruno Reis, revisão marca continuidade de uma política ambiental baseada em evidências e metas de longo prazo
Jefferson Peixoto / PMS
A Prefeitura de Salvador apresentou, nesta sexta-feira (7), o cronograma de atualização do Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMAMC), instrumento de planejamento climático da cidade. O plano foi elaborado em 2020 e a nova versão vai incorporar dados do 3º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa e diretrizes alinhadas ao Climate Action Planning Framework do C40.
Durante o evento, o prefeito Bruno Reis (União Brasil), afirmou que a revisão do PMAMC marca a continuidade de uma política ambiental baseada em evidências e metas de longo prazo. Segundo ele, a cidade busca fortalecer a capacidade de resposta às mudanças climáticas e consolidar a transição para uma economia de baixo carbono.
“Mais uma vez, trazemos ações que já foram implementadas e iniciativas que vamos desenvolver com o objetivo de obter uma Salvador mais resistente, mais resiliente, mais sustentável, mais adaptada às mudanças climáticas. Uma cidade que tem compromisso com a causa ambiental”, afirmou.
Salvador é destaque internacional em sustentabilidade
O prefeito destacou que, nesta semana, Salvador foi reconhecida pela Bloomberg Philanthropies e pela C40 Cities com o Prêmio de Soluções Sustentáveis para Resíduos, concedido pelo programa Recicla Capital. A cidade também foi listada entre as 11 que mais reduziram emissões de gases de efeito estufa no mundo, sendo a única da América Latina com queda superior a 30%.
“Isso deve-se, também, à decisão acertada que tomamos em 2020 de fazer o PMAMC. Agora, estamos contratando a atualização deste plano, cinco anos depois, e o ICLEI vai ficar responsável por este trabalho. Também nele, consta a realização do 4º inventário de emissão dos gases do efeito estufa. Isso mostra o nosso monitoramento permanente para que a gente cumpra a meta de até 2049 neutralizar a emissão de gases”, acrescentou o gestor.

Crédito: Jefferson Peixoto / PMS
O secretário de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), Ivan Euler, ressaltou que o novo plano será baseado em dados atualizados e evidências científicas.
“A atualização do nosso plano climático é uma oportunidade de olhar para o futuro com base em evidências, dados e inovação. Estamos fortalecendo a governança climática da cidade e garantindo que Salvador continue liderando pelo exemplo, com ações concretas e resultados mensuráveis”, disse.
Além da revisão técnica do PMAMC, o encontro marcou o anúncio de parcerias estratégicas voltadas à inovação e ao enfrentamento da crise climática. Entre elas está o projeto Google Air View+, desenvolvido em cooperação entre ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Google e Aurassure Brasil, que vai implantar uma rede hiperlocal de monitoramento da qualidade do ar.
Plano Climático prevê monitoramento ambiental e novas tecnologias
A iniciativa prevê a coleta de dados em tempo real sobre poluentes atmosféricos, oferecendo base científica para políticas públicas de saúde, mobilidade e meio ambiente. O projeto está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3, 11 e 13 da Agenda 2030 da ONU, voltados à saúde, cidades sustentáveis e ação climática.
De acordo com Ivan Euler, a tecnologia é um instrumento essencial para a gestão ambiental. “A cooperação com o ICLEI e o Google é um exemplo de como a tecnologia pode servir à gestão pública e à qualidade de vida. Com informações precisas sobre a qualidade do ar, poderemos planejar melhor nossas ações de mobilidade, saúde e meio ambiente”, afirmou.
Durante o evento, também foi regulamentado o Fundo Municipal de Recursos para o Meio Ambiente (FMMA), que passa a adotar novo modelo de gestão e fiscalização. O fundo tem a finalidade de captar e aplicar recursos em projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas, além de iniciativas de educação ambiental e recuperação de áreas degradadas.
A Prefeitura instituiu ainda o Grupo de Trabalho Intersetorial de Soluções Baseadas na Natureza (GT-SbN), que será responsável por coordenar ações integradas de infraestrutura verde em áreas públicas e territórios vulneráveis de Salvador.
O GT-SbN contará com representantes de órgãos municipais como Secis, Transalvador, Codesal, Seman, Desal, Seinfra, Sucop e Sedur. O grupo terá a missão de propor soluções sustentáveis que integrem mobilidade, drenagem urbana e gestão de riscos, com foco na redução de ilhas de calor e na ampliação da resiliência urbana.
O plano estabelece metas para alcançar a neutralidade de carbono até 2049, ano em que Salvador completará 500 anos. Com eixos voltados à mitigação e adaptação, o PMAMC orienta políticas de energia, transporte, resíduos, recursos hídricos e saúde pública, priorizando ações que reduzam desigualdades socioambientais e promovam justiça climática.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas