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Projeto de construção da Ponte Salvador-Itaparica inicia sondagem em água profundas

Sondagem em água profundas tem início para construção da Ponte Salvador-Itaparica
Para essa etapa serão utilizados uma balsa e equipamento de alta tecnologia

A fase de sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica avançou para as águas profundas, nesta quarta-feira (3), com o início das perfurações em trechos da Baía de Todos-os-Santos que variam de 10 a 60 metros de profundidade, começando pelo lado de Salvador, na região da Praia da Boa Viagem, na Cidade Baixa.

Para esta etapa crucial, está em uso uma balsa de grande porte, com 75 metros de comprimento e um convés de aproximadamente dois mil metros quadrados. Montada sobre essa balsa está uma perfuratriz vinda da China especificamente para as operações de sondagem da ponte, marcando o início de um intercâmbio tecnológico Brasil-China facilitado pelo projeto.

A perfuratriz utiliza uma tecnologia inovadora chamada “Sistema de Compensação de Ondas”, essencial para garantir a precisão na coleta das amostras do solo marinho, mesmo diante das oscilações naturais da balsa devido às ondulações e ao tempo chuvoso

Além da perfuratriz, a balsa em águas profundas abriga 15 contêineres que funcionam como um canteiro de obras avançado, com equipes operacionais, suporte técnico, administrativo e almoxarifado.

Claudio Villas Boas, CEO da Concessionária Ponte Salvador-Itaparica, destaca o compromisso com a segurança e a excelência nos trabalhos. “Este investimento não apenas traz tecnologia de ponta, mas também promove um intercâmbio valioso entre profissionais brasileiros e chineses envolvidos no projeto. Além disso, estamos priorizando a contratação de trabalhadores locais e empresas baianas, gerando até agora 300 empregos diretos e indiretos, e contratando 17 empresas da região para participarem dessa fase de sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões”.

Reprodução Kiko Silva

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Reprodução Kiko Silva