Anvisa proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético
No início deste mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo após complicações geradas por um peeling de fenol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União.
No início deste mês, um jovem de 27 anos morreu em São Paulo após complicações geradas por um peeling de fenol. O rapaz fez o procedimento em uma clínica estética. A dona do local não tinha especialidade ou autorização para fazer esse tipo de peeling. A polícia investiga o caso como homicídio. A clínica foi interditada e multada.
Em nota, a Anvisa informou que a proibição tem como objetivo zelar pela saúde e pela integridade física da população, “uma vez que, até a presente data, não foram apresentados à agência estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto fenol para uso em tais procedimentos”.
“A determinação ficará vigente enquanto são conduzidas as investigações sobre os potenciais danos associados ao uso desta substância química, que vem sendo utilizada em diversos procedimentos invasivos”, completou a Anvisa.
Entenda
O peeling de fenol é um procedimento autorizado no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é indicado para tratar envelhecimento facial severo, caracterizado por rugas profundas e textura da pele consideravelmente comprometida.
A técnica – executada de forma correta e seguindo as orientações – traz resultados na produção de colágeno e redução significativa de rugas e manchas. A entidade, entretanto, considera o procedimento invasivo e agressivo e diz que a realização em toda a face demanda extrema cautela.
“É importante ressaltar que o procedimento apresenta riscos e tempo de recuperação prolongado, exigindo afastamento das atividades habituais por um período estendido”, explicou a Anvisa.
O Conselho Federal de Medicina (CFM) defende que procedimentos estéticos invasivos, como o peeling de fenol, sejam feitos apenas por médicos, preferencialmente com especialização em dermatologia ou cirurgia plástica, de forma a garantir ao paciente atendimento com competência técnica e segurança.
O CFM reitera ainda que, mesmo realizado por médicos, todo procedimento estético invasivo deve ser realizado em ambiente preparado, com obediência às normas sanitárias e com estrutura para imediata intervenção de suporte à vida em caso de intercorrências.
A entidade chegou a cobrar providências, por parte de outros órgãos de controle, para coibir abusos e irregularidades na área.
“A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o apoio das vigilâncias estaduais e municipais, deve reforçar a fiscalização aos estabelecimentos e profissionais que prestam esse tipo de serviço sem atenderem aos critérios definidos em lei e pelos órgãos de controle”.
Leia também:
Tratamentos de saúde mental aumentam reembolsos de planos
Vacinas da dengue a vencer devem ser redistribuídas
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono
Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Botox falsificado: Anvisa alerta perigo invisível que pode causar paralisia
Últimas Notícias

Guerreiro exalta cultura nas periferias e destaca programação pelos 476 anos de Salvador
Presidente da FGM fala sobre retomada do projeto Boca de Brasa e sua importância para descoberta de novos talentos

Eduardo Bolsonaro apresenta pedido formal de licença por 122 dias da Câmara
Deputado alega perseguição judicial, critica STF e busca apoio nos EUA para pressionar Alexandre de Moraes

Declaração polêmica de Lewandowski revolta policiais e gera convite inusitado ao ministro
Entidades criticam fala do ministro da Justiça e pedem reflexão sobre realidade policial

Prefeitura inicia obra de contenção em apenas 4 meses após desastre em Saramandaia
Prefeito destaca rapidez na resposta e autoriza reconstrução de casas afetadas por deslizamento de terra

Reviravolta: Blake Lively age rápido e desafia Justin Baldoni na justiça com apoio de nova lei
Atriz alega que legislação protege denunciantes de abuso de retaliações judiciais e busca indenização tripla pelos danos alegados

Mudança no crédito consignado: nova regra já vale e pode te dar acesso a ofertas em 24h; saiba como funciona
Governo federal libera empréstimo com menos juros para 47 milhões de brasileiros

Justiça congela R$ 640 mil de facção em Camaçari e revela esquema milionário
Grupo, que opera em Camaçari, é investigado por envolvimento em homicídios, tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo e furto

Delma conquista poder Marreta no BBB 25
Pernambucana poderá salvar uma das duas pessoas indicadas pelo Big Fone, que vai tocar no programa ao vivo no sábado (22)

Fernando Guerreiro afirma que relação entre FGM e Secult-BA é superficial: ‘há ausência de diálogo’
Presidente da FGM lamenta dificuldades na relação com Estado, elogia ministra da Cultura e critica gestão cultural de Bolsonaro

Live polêmica: Bolsonaro rebate denúncia no STF e movimenta leilão milionário com capacete autografado
Ex-presidente realizou, na última quinta-feira (20), transmissão ao vivo para celebrar seus 70 anos