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Ministério Público processa VirtusPay por falta de pagamento a consumidores

Ministério Público processa VirtusPay por falta de pagamento a consumidores
Empresa deixou de honrar contratos desde 2022, causando prejuízos a clientes que cederam limites de seus cartões de crédito

O Ministério Público da Bahia (MPBA) ajuizou uma ação civil pública contra a empresa VirtusPay, acusada de descumprir contratos e deixar de repassar valores referentes a faturas de cartões de crédito cedidos por consumidores. De acordo com o promotor de Justiça Saulo Mattos, responsável pela ação, a VirtusPay deixou de realizar os pagamentos aos clientes desde julho de 2022. Os cartões de crédito, que foram cedidos como empréstimos, eram utilizados pela empresa para oferecer parcelamentos online a clientes sem cartão.

Segundo o processo, os consumidores que disponibilizaram seus limites de crédito não conseguiram quitar as faturas e, além disso, foram prejudicados por perder benefícios como o acúmulo de milhas. “Em pesquisa realizada no site Reclame Aqui sobre ‘limite do cartão’, encontramos 59 reclamações contra a VirtusPay”, destacou o promotor Saulo Mattos.

Além da VirtusPay, a plataforma de pagamento PayU Brasil também foi acionada. A empresa fornecia o serviço para as transações comerciais realizadas pela VirtusPay nos cartões de crédito dos consumidores. Conforme o processo, a VirtusPay teria decidido interromper o serviço de parcelamento, mas a PayU negou o pedido de cancelamento das transações programadas.

A PayU alega que não tem envolvimento direto na relação entre a VirtusPay e os consumidores. Quanto à recusa em cancelar as transações, a empresa justificou que, até 21 de julho de 2022, não era possível cancelar as operações vencidas, pois a VirtusPay não havia realizado os pagamentos necessários para restituir os portadores dos cartões.

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Divulgação/MP-BA