Governo anuncia antecipação do 13º do INSS; confira calendário e valores
Antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi

O 13º salário de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será antecipado para abril e maio. O decreto que estabelece a medida foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (3), durante o evento “Brasil Dando a Volta por Cima“, organizado pelo governo para destacar ações do atual mandato. As informações são da Agência Brasil.
De acordo com o decreto, a primeira parcela do benefício será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda será depositada entre 26 de maio e 6 de junho. A primeira parcela será depositada em abril e a segunda, em maio, anunciou a apresentação do evento.
“O objetivo dessa gestão é cuidar de aposentados e pensionistas do INSS“, disse o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
A antecipação do pagamento foi solicitada pelo ministro, e deve injetar R$ 73,3 bilhões na economia brasileira. “Esse dinheiro é de extrema importância para ajudar aposentados e pensionistas do INSS. São 34,2 milhões de pessoas que terão a metade do décimo terceiro para pagar suas contas, comprar remédio, comida, suprir necessidades básicas“, afirmou.
Com a decisão, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, solicitou à Dataprev, empresa de tecnologia do governo federal, que rode a folha de pagamento com o abono já para o final deste mês.
“Mais uma vez o presidente Lula e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com a sensibilidade que é peculiar a esse governo, promove o adiantamento do abono, mesmo não estando em situação de pandemia. O presidente Lula mantém o compromisso com a população, adiantando e aliviando um pouco esse dia a dia“, afirmou.
Sexto ano seguido de antecipação do 13º
Esta é a sexta vez consecutiva que o pagamento do 13º salário do INSS é antecipado para o primeiro semestre. O governo federal destaca que a medida não gera despesa extra, pois o benefício já estaria previsto para pagamento até o final do ano.
“Na hipótese de cessação programada do benefício antes de 31 de dezembro de 2025, o valor do abono anual será proporcional, bem como haverá o encontro de contas entre o valor recebido pelo beneficiário e o efetivamente pago, na hipótese da cessação antes da data programada para os benefícios temporários, ou antes de 31 de dezembro de 2025, para os benefícios permanentes“, diz o documento.
O 13º dos segurados do INSS segue o mesmo modelo da gratificação natalina paga a trabalhadores da ativa, sendo dividido em duas parcelas. Pela legislação, o valor pode ser quitado até o final de novembro e o restante até 20 de dezembro.
Nos governos petistas anteriores, a antecipação da primeira parcela do 13º do INSS passou a ser uma prática recorrente por meio de decreto presidencial. No governo de Jair Bolsonaro (PL), a medida foi adotada por meio de medida provisória (MP), com pagamento em agosto e novembro.
Durante a pandemia de Covid-19, o governo federal adiantou os pagamentos para o primeiro semestre em 2020 e 2021. Em 2022, ano eleitoral, a prática foi mantida. Sob Lula, o modelo foi repetido em 2023 e 2024 com o objetivo de movimentar a economia.
Calendário de pagamento do INSS
O pagamento do 13º do INSS ocorre conforme o número final do benefício, desconsiderando o dígito verificador. Quem recebe até um salário mínimo tem prioridade no cronograma, seguido por aqueles que ganham acima desse valor até o teto da Previdência Social. Confira o calendário completo:

Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar