Final do Baianão: PM-BA faz reunião crucial para garantir segurança no BAxVI deste domingo
Bahia e Vitória disputam título do Campeonato Baiano, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) promove, nesta sexta-feira (21), às 11 horas, uma reunião estratégica para alinhar medidas de segurança no jogo entre Bahia e Vitória, que disputam o título do Campeonato Baiano. O clássico BAxVI acontece, no próximo domingo (23), às 16 horas, no Estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador, e deve reunir milhares de torcedores.
O encontro será realizado no auditório do Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), no Largo dos Aflitos, no Centro, e contará com a presença de representantes das polícias militar e civil, Transalvador, Ministério Público da Bahia (MP-BA), Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Guarda Civil Municipal (GCM), Federação Baiana de Futebol (FBF), CCR Metrô Bahia e dos dois clubes envolvidos na partida. O objetivo é definir estratégias que garantam a segurança de torcedores, atletas, comissões técnicas e moradores da região do estádio, além de otimizar o fluxo no trânsito da capital baiana.
Planejamento busca evitar conflitos
A realização de reuniões prévias para jogos de grande porte tem sido uma estratégia eficaz adotada pela PM-BA. No último BAxVI, ocorrido no domingo (16), não foram registradas ocorrências de confrontos entre torcidas organizadas. Segundo o tenente-coronel Francisco Menezes, o alinhamento entre os órgãos envolvidos no evento busca reforçar ações como escoltas, fiscalização do cumprimento de medidas judiciais, controle de acesso ao estádio e estratégias para coibir tumultos antes, durante e após a partida.
“No último clássico, ocorrido no domingo passado (16), não registramos qualquer ocorrência de brigas de torcidas. Nesse mesmo dia, dez indivíduos que haviam sido flagrados em atos de violência, torcedores de ambos os times, estiveram cumprindo medidas de afastamento dos estádios na sede do Bepe”, afirmou o oficial.
Tricolor pode até perder por um gol de diferença
Após garantir a liderança do Grupo B da Copa do Nordeste com a vitória por 2 a 1 sobre o CSA, o técnico Rogério Ceni agora volta suas atenções para a decisão do Campeonato Baiano. No próximo domingo, o Bahia enfrenta o Vitória, no Barradão, pelo segundo jogo da final estadual. Com a vantagem do triunfo por 2 a 0 na primeira partida, o Tricolor pode até perder por um gol de diferença para conquistar o 51º título da competição.
Segundo Ceni, “vai ser um jogo dificílimo, como sempre é no Barradão”, mas reforçou que sua equipe não irá apenas se defender. O treinador garantiu que o Bahia buscará o gol para consolidar a conquista do estadual.
“Gramado diferente, apoio do torcedor. Temos maturidade suficiente para encarar o jogo, não entrar em provocações e estarmos preparados. Descansamos dez jogadores, 11 se contar com o Marcos Felipe. Seguramos um time, temos opções aqui que podemos usar. Temos que lutar até o fim para manter o resultado e jogar em função do gol, o que sabemos fazer. Nosso time não joga defensivamente em lugar nenhum. O gol nos aproxima de um título. A comissão treina amanhã [quinta-feira] com os jogadores que ficaram, os de hoje [na última quarta] vão descansar. Sexta volta o grupo todo. Objetivo único nessa semana é ser campeão”, afirmou Ceni.
O elenco tricolor segue sua preparação para a final com treinos nesta sexta-feira, reunindo todos os jogadores. A comissão técnica busca o equilíbrio entre descanso e ajustes táticos para garantir que a equipe entre em campo no domingo com força máxima.
Carpini projeta segundo jogo da final e mostra confiança pro Ba-Vi
Após vencer o Sport por 1 a 0 e reassumir a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste, o Vitória agora também volta sua atenção para a final do Campeonato Baiano. Thiago Carpini, técnico do Rubro-Negro, usou a vitória sobre o Sport para ajustar sua equipe e já pensa no segundo jogo da decisão estadual, marcado para este domingo, no Barradão.
O Vitória agora tem um desafio ainda maior pela frente. No domingo, o Rubro-Negro recebe o Bahia no Barradão, no segundo jogo da final do Campeonato Baiano. A equipe perdeu o primeiro confronto por 2 a 0 e, para levar a disputa para as cobranças de pênaltis, precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença. Carpini está confiante e afirmou que o time está se preparando para dar tudo de si no clássico.
“A gente quer muito esse jogo de domingo, queremos o Bahia aqui, estamos esperando ele. O futebol mostra que é possível o tempo todo, a gente já passou por isso. Sabemos que enfrentamos uma equipe de maior investimento, com bom treinador, mas no clássico muita coisa fica igual. Acho que o erro do Bahia foi não ter matado o terceiro gol quando perderam o pênalti. O jogo aqui vai ser bom”, destacou Carpini.
Mais Lidas
Cidades
Governo da Bahia abre 100 vagas para estágio em programas de pós-graduação
Motofaixa na Bonocô reduz quase 60% dos acidentes com motos em apenas 30 dias
Bahia reforça segurança com 328 novos peritos
Últimas Notícias

China reage e eleva tarifa para até 84% contra produtos dos EUA após ataque de Trump
Governo chinês também restringe 18 empresas americanas e critica postura de Washington como unilateral e prejudicial à ordem econômica global

Jerônimo envia à AL-BA pedido de empréstimo de R$ 600 milhões para obras de mobilidade e infraestrutura
Pedido enviado ao Legislativo também solicita que proposta tramite em regime de urgência

Timbalada é confirmada no Arrastão da Micareta de Feira 2025; veja data, atrações e novidades do evento
Evento contará com mais de 27 atrações e tema que celebra as quatro décadas do axé music

Conselho de Ética da Câmara aprova cassação de Glauber Braga após episódio com militante do MBL
Em resposta ao avanço do processo, deputado iniciou uma greve de fome

Dan Hudson estreia novo livro com trama musical ambientada em Porto Seguro e festival de lambada
Autor baiano apresenta ficção 'Lambaporto', com trama que une dança, memória e tradições locais

Fala polêmica de deputado do PL contra Lula motiva ação do PT e pedido de investigação na PGR
Parlamentares também apresentarão representação contra Gilvan da Federal ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Justiça suspende reunião do Comcar e determina nova eleição para coordenação do Carnaval de Salvador
Com liminar em vigor, reunião do Comcar só poderá ocorrer após realização de nova eleição, marcada para 15 de maio

CCJ do Senado adia votação da PEC que propõe fim da reeleição para presidente, governadores e prefeitos
Proposta prevê mandato único de cinco anos para cargos do Executivo e unificação das eleições gerais e municipais

Capitão Alden critica PEC da Segurança e diz que autonomia dos Estados está ameaçada
Segundo parlamentar, na prática, projeto centraliza decisões através do governo federal

BBB 25: Vinícius se emociona ao relembrar formatura no chão de bar: ‘Me dói muito’
Brother compara sentimento de estar no Paredão à frustração de colar grau trabalhando em um bar