Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)

O Bahia largou na frente na decisão do Campeonato Baiano ao vencer o Vitória por 2 a 0, na tarde deste domingo (16), na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Tricolor dominou a partida e construiu a vantagem ainda no primeiro tempo, com gols de Gabriel Xavier e Erick Pulga. Com o resultado, o Bahia pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir o título estadual de 2025.
A segunda e decisiva partida será disputada no próximo domingo (23), às 16h (de Brasília), no Barradão. Para reverter a desvantagem e conquistar o troféu, o Vitória precisará vencer por três gols de diferença. Caso vença por dois gols, a decisão irá para os pênaltis.
Antes da finalíssima, as duas equipes voltam suas atenções para a Copa do Nordeste. Pela 6ª rodada da fase de grupos, o Bahia enfrentará o CSA, na quarta-feira (19), às 19h, em Maceió. No mesmo dia, o Vitória receberá o Sport, às 21h30, no Barradão.
Bahia impõe ritmo forte e abre vantagem no primeiro tempo
Empurrado por sua torcida, o Bahia começou o Ba-Vi com intensidade e abriu o placar logo aos seis minutos. Em cobrança de falta ensaiada, Everton Ribeiro cruzou com precisão para Gabriel Xavier, que subiu mais alto que a defesa rubro-negra e cabeceou para o fundo das redes, sem chances para Lucas Arcanjo.
O Vitória, que iniciou a partida com uma postura mais defensiva, tentou reagir, mas encontrou dificuldades na criação de jogadas. O goleiro Marcos Felipe praticamente não foi exigido ao longo do primeiro tempo, já que o Leão não conseguiu finalizar com perigo.
Nos acréscimos da primeira etapa, aos 46 minutos, o Bahia ampliou a vantagem em um erro defensivo do Vitória. Neris tentou sair jogando e perdeu a bola para Erick Pulga. O atacante tricolor girou rápido dentro da área e bateu firme no canto, fazendo 2 a 0 para o time de Rogério Ceni.
Vitória pega pênalti, mas não consegue reagir
Na volta para o segundo tempo, o Bahia teve a chance de matar o jogo logo aos dois minutos. Após falta de Neris sobre Erick Pulga dentro da área, o árbitro marcou pênalti para o Tricolor. Lucho Rodríguez cobrou no canto, mas Lucas Arcanjo fez uma grande defesa, evitando o terceiro gol.
O técnico Thiago Carpini tentou mudar o cenário ao trocar Neris por Ronald, reforçando o setor ofensivo. O Vitória passou a ocupar mais o campo de ataque, mas continuou pecando na criação. As melhores jogadas saíram em investidas rápidas de Gustavo Silva, mas sem sucesso na finalização. O Bahia soube administrar a vantagem e manteve o controle da partida até o apito final, garantindo um resultado que o deixa muito próximo do título estadual.
Com a vitória no primeiro confronto, o Bahia tem a vantagem de decidir o título em condições favoráveis. O Vitória, por sua vez, precisará superar seus problemas ofensivos e fazer uma partida quase perfeita no Barradão se quiser conquistar o Campeonato Baiano de 2025.
Ficha técnica da partida
Bahia 2 x 0 Vitória
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Gols: Gabriel Xavier (6’1ºT), Erick Pulga (46’1ºT)
Cartões amarelos: Lucas Halter, Wellington Rato, Osvaldo e Carlinhos (Vitória); Kanu e Lucho Rodríguez (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Ramos Mingo; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (Erick), Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor) e Cauly (Michel Araújo); Erick Pulga (Luciano Juba) e Lucho Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Vitória: Lucas Arcanjo; Cáceres, Edu, Neris (Ronald), Lucas Halter e Jamerson; Willian Oliveira (Osvaldo), Gabriel Baralhas e Wellington Rato (Gustavo Silva); Fabri (Lucas Braga) e Janderson (Carlinhos). Técnico: Thiago Carpini.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias

BBB 25: Diego, Renata e Vitória disputam permanência em paredão decisivo nesta quinta
Emparedados utilizam Raio-X para refletir sobre jogo e pedir votos ao público

Salvador lidera ranking do IBGE com quase 1 milhão vivendo em ruas sem calçada
Quase metade da população vive em vias sem passeios adequados; capital baiana também tem índice crítico de arborização e infraestrutura viária

Wagner minimiza crise com PSD e volta a defender chapa ‘puro sangue’ com Jerônimo e Rui em 2026
Petista descarta rompimento com aliados e afirma que decisão sobre composição será tomada com diálogo

Agenda cultural: Barulhinho Bom, Julio Caldas, Renata Bastos, Zelito Miranda, CineSom e mais; confira no Portal M!
Confira principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer

Junior Marabá concede reajuste de 7% para servidores de Luís Eduardo Magalhães
Prefeito distribui 5 toneladas de peixe e 3,5 mil ovos na Páscoa solidária

RG animal gratuito já está disponível: veja como cadastrar seu pet e garantir castração e microchip
Governo lança programa inédito para promover bem-estar animal e combater abandono com base de dados unificada

Fim do jejum! Vitória vence primeira na série A com golaço e defesa ainda preocupante
Rubro-Negro conquista primeiro triunfo após sete jogos em noite marcada por falhas defensivas e acerto nas bolas paradas

Mais de 190 mil passageiros devem embarcar no ferry-boat e rodoviária de Salvador no feriadão; veja dicas para evitar filas
Expectativa é de movimento intenso tanto nas travessias marítimas quanto nas viagens intermunicipais; veja esquemas de transportes

Preço da Hora Bahia revela onde economizar até 57% nos itens da Semana Santa em Salvador
Alerta para quem vai às compras: peixe e feijão têm diferença de até R$ 12 no feriadão da Páscoa

Feriadão de Semana Santa e Tiradentes: veja o que abre e fecha em Salvador e RMS
Durante período, muitos estabelecimentos terão horários especiais e alguns serviços fechados