Feira de São Joaquim passa por obras e oferece capacitação para feirantes
Obras incluem novos espaços e beneficiarão cerca de 500 feirantes até 2025
A tradicional Feira de São Joaquim, em Salvador, está passando por um amplo processo de requalificação, com o objetivo de melhorar a experiência dos visitantes e fortalecer sua relevância histórica e turística. Em paralelo às obras, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), lançou, nesta quarta-feira (25), um projeto de capacitação para os feirantes, visando aprimorar o atendimento e promover boas práticas de higiene e manipulação de alimentos. A iniciativa busca elevar a qualidade dos serviços prestados aos clientes locais e internacionais.
Entre os participantes do curso de capacitação está Dadá do Feijão, que há seis décadas trabalha na feira. Ela compartilhou seu entusiasmo com o projeto: “hoje em dia, o cliente está mais exigente, e é fundamental que a gente se capacite para oferecer um atendimento mais profissional. Estou animada com o projeto e acredito que vai melhorar muito o nosso dia a dia,” disse a feirante.
O Secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância da qualificação para fortalecer a feira. Segundo ele, “a Feira de São Joaquim é um símbolo da cultura baiana e um ponto de encontro tanto para soteropolitanos quanto para turistas de diversas partes do mundo. Com essa capacitação, queremos melhorar a experiência de quem visita o local, aumentando o reconhecimento da feira como um destino turístico de qualidade”.
Nilton Ávila Filho, o Gago da Feira, que preside o Sindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador, também comemorou a iniciativa: “é uma vitória para todos nós que vivemos da feira. Além de melhorar o atendimento, vai ajudar a organizar nosso espaço e valorizar o trabalho de cada feirante. Estou confiante de que isso vai trazer mais visitantes e mais oportunidades para todos”.
Projeto de capacitação para feirantes
Realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o projeto de capacitação está dividido em módulos variados. Os cursos ofertados incluem “Qualidade no Atendimento” (4 horas), “Técnicas de Exposição de Produtos e Merchandising Visual” (15 horas) e “Marketing Digital para Empreendedores” (8 horas). Além disso, capacitações específicas para o setor de gastronomia, como “Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos” (4 horas) e “Culinária Baiana” (16 horas), também estão disponíveis.
Carla Spínola, gerente de Educação Profissional do Senac, ressaltou a importância desse treinamento para os feirantes: “estamos oferecendo cinco cursos de qualificação profissional, com carga horária a partir de 16 horas, voltados para cerca de 120 feirantes. Esses cursos têm o objetivo de aprimorar o conhecimento dos trabalhadores, fortalecendo seu empreendedorismo e melhorando a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes”.
Inscrições e datas
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas presencialmente na Secretaria de Turismo ou no Senac, além da opção online. As aulas começam em outubro, com o primeiro módulo de “Qualidade no Atendimento” previsto para o dia 21.
Obras de requalificação
A requalificação da Feira de São Joaquim envolve a construção de um novo galpão para carnes e vísceras, além de 16 blocos comerciais, estacionamento e uma via perimetral com calçadão ao longo da Baía de Todos-os-Santos. A segunda fase das obras, com previsão de término no segundo semestre de 2025, deve durar 20 meses e contará com 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets renovados. Aproximadamente 500 feirantes serão beneficiados pela requalificação de mais de nove mil metros quadrados da área.
Os produtos tradicionais, como ervas, frutas, verduras, artigos religiosos, roupas, artesanatos e objetos de decoração, continuarão sendo comercializados, mas em uma estrutura mais moderna. O investimento nas obras ultrapassa R$ 41,2 milhões.
Leia também:
Juventudes pesqueiras e quilombolas se reúnem em Salvador para debater racismo ambiental e mudanças climáticas
Três pessoas ficam feridas após tentativa de assalto em frente ao Mercado Modelo
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento