Enem 2024: provas serão realizadas em 3 e 10 de novembro com segurança reforçada
Inep confirma mais de 5 milhões de inscritos e disponibiliza recursos de acessibilidade
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 3 e 10 de novembro, abrangendo 1.753 municípios em todo o Brasil. Com mais de 5 milhões de inscritos, o exame será realizado em cerca de 10 mil locais, incluindo escolas e faculdades, totalizando aproximadamente 140 mil salas de prova.
Os candidatos podem acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição na página do participante do Enem para consultar o local de prova. Para isso, é necessário fazer login no portal único de serviços digitais do governo federal, Gov.br.
Segurança
Em setembro, o Inep concluiu um ciclo de quatro reuniões técnicas regionais focadas na logística do Enem, com a finalidade de capacitar os envolvidos e alinhar as operações do exame. Para garantir a aplicação das provas nos dois dias, estão programadas 10 mil coordenações, com a participação de mais de 300 mil colaboradores. Entre esses profissionais, estão os aplicadores de provas, assistentes de aplicação, fiscais de banheiro, de corredor e portão, além de pessoal responsável por atender candidatos que necessitam de serviços especializados, como intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitores certificados de provas, especialmente para candidatos com deficiência visual.
Nesta edição do Enem, o Inep planeja oferecer aproximadamente 58 mil atendimentos especializados. Entre os recursos de acessibilidade disponíveis, mais de 78 mil itens incluem provas em Braille, provas com fonte ampliada, leitura labial, auxílio para transcrição, mobiliário acessível, salas de fácil acesso para pessoas com mobilidade reduzida e salas para lactantes.
Logística
A logística do Enem envolve a distribuição segura de cerca de 9 milhões de provas impressas, folhas de respostas e materiais de identificação para os locais de aplicação. Para a entrega dos 65 mil malotes de provas, o Inep traçou 10,8 mil rotas de transporte que atenderão os municípios das 27 unidades da federação. Serão utilizados aproximadamente 2,5 mil contêineres desmontáveis leves e 60 carretas transportadoras.
Os Correios são responsáveis pela operação logística de entrega das provas há mais de 15 anos, contabilizando mais de 300 milhões de páginas impressas. Após a aplicação das provas, a estatal também realiza a coleta dos cartões-resposta dos candidatos. Essa etapa, denominada logística reversa, leva todos os malotes com os documentos para os locais onde ocorrerão as correções.
Enem
O Enem, instituído em 1998, tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final do ensino médio. Os participantes que ainda não concluíram essa etapa podem se inscrever como treineiros, e os resultados servem apenas para autoavaliação.
As notas do Enem são utilizadas em processos seletivos coordenados pelo Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). O desempenho no exame também é considerado para o ingresso em instituições de educação superior de Portugal que mantêm acordos com o Inep, facilitando o acesso às notas dos estudantes brasileiros que desejam estudar no exterior.
Durante os dois dias de prova, os participantes responderão a questões de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, totalizando 180 questões objetivas. Além disso, será exigida a redação.
A política de acessibilidade e inclusão do Inep assegura atendimento especializado com diversos recursos, além do respeito ao nome social. Há também uma aplicação voltada para pessoas privadas de liberdade (PPL).
O edital do Enem 2024 está disponível no Diário Oficial da União para mais informações.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Corrida 21k Salvador estreia em 2025 com parceria da Olympikus
SSP-BA anuncia prisão de 92 líderes de facções e apreensão de 77 fuzis
Polícia Militar deflagra mais uma edição da operação Força Total Nacional
Últimas Notícias
Aumento nos juros básicos ameaça a recuperação econômica do país, afirmam CDL Salvador e FCDL Bahia
Entidades apontam que elevação deve aumentar os custos tanto para as famílias quanto para os consumidores que dependem de crédito
Carol Pereyr e Franco Setúval lançam single ‘Mais tanto amor’ em celebração ao Dia do Músico
Lançamento no gênero MPB romântico ocorre nesta sexta-feira (22), data que também marca o aniversário de Setúval
Éden Valadares diz que o mundo ‘olha para o Brasil assustado’ após indiciamento de Bolsonaro por golpe
Presidente do PT na Bahia considerou o indiciamento um primeiro passo importante, mas alertou para a necessidade de rigor nas etapas seguintes
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Pacote de cortes será definido em reunião com Lula. Haddad prevê economia de R$ 2 bilhões por ano
Governo federal pede desculpas pela escravidão e reforça compromisso com igualdade racial
Evento marcou um momento simbólico no reconhecimento histórico da dívida social do Estado brasileiro com a população negra
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
Decisão ocorreu após audiência de três horas, na qual o ministro avaliou que Cid esclareceu omissões e contradições em depoimento anterior
ViaBahia aguarda decisão do TCU em repactuação para novos investimentos rodoviários
Tribunal analisa as condições para a aprovação da repactuação de contratos
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos