Jerônimo diz ter ‘coragem’ de romper contrato com chineses, mas aponta ‘firmeza’ do consórcio da ponte Salvador x Itaparica

Governador disse ter mediado um ‘bom ajuste’ com empresários durante reunião no Palácio do Planalto


Vixe d-flex me-2
Bruno Brito 05/07/2024 01:07 Política
Jerônimo diz ter ‘coragem’ de romper contrato com chineses, mas aponta ‘firmeza’ do consórcio da ponte Salvador x Itaparica -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta quinta-feira (4), ao ser questionado sobre um possível incômodo com o ritmo lento da construção da ponte Salvador x Itaparica, que tem “coragem” de romper o contrato com o consórcio chinês responsável pela obra, assim como ocorreu com o VLT. Apesar da afirmativa, o petista disse ter sentido “firmeza” nos responsáveis pela construção durante reunião realizada, nesta última quarta-feira (3), no Palácio da Planalto.

“O que é que eu imaginei? Se a ponte continuar também nesse perfil, eu terei a coragem de fazer assim [romper]. Só que retomou-se. A ida do ministro Rui, do ministro Geraldo Alckmin à China, gerou uma reunião com o staff do governo Xi Jinping. Isso fez com que nós tivéssemos a presença das empresas com mais calor aqui. Vocês já viram e estão acompanhando, já tem balsas maiores, já começando a fazer sondagem de média a alta profundidade“, afirmou durante o lançamento do plano Safra, no Parque de Exposições, em Salvador.

Conforme Jerônimo, a reunião envolveu os chineses e a Casa Civil, além do governo baiano. “Nós mediamos um bom ajuste”, adiantou o petista.

Segundo ele, nos próximos 30 ou 40 dias, haverá uma resposta sobre a demanda do consórcio ao governo estadual. “Uma resposta sobre o desdobramento do que eles demandam para a gente e do que nós podemos fazer. Já senti uma firmeza melhor no posicionamento dos chineses em relação ao interesse de fazer a ponte. O presidente da CCCC, que é o líder do Consórcio, chegou a registrar ontem que o tempo maior que ele está usando, é na ponte de Salvador x Itaparica, e que ele tem ordem, não disse de quem, para poder cuidar de que a ponte saia”, afirmou o governador.

O gestor estadual lembrou ainda que no mês de novembro, o G20 será realizado em Salvador, e que seria “ruim” que o presidente chinês, Xi Jinping, não visse andamento na construção da ponte. “Em novembro, o encontro do G20 acontecerá e o Xi Jinping vai estar aqui. O Lula teve lá duas vezes e pediu a ele que ajudasse a gente a fazer a ponte. Vai ficar ruim se o Xi Jinping vier a Salvador, por exemplo, e não ver nada da ponte”.

O petista também ressaltou que tem trabalho em prol do compromisso firmado com os chineses e reiterou que os mesmos possuem “responsabilidade com a Bahia”. “Primeiro é isso, tem um contrato assinado. Eles têm responsabilidade com a Bahia, assinaram um contrato e estão pedindo correções por conta da pandemia. E é justo que eles pedem. Não tá errado, só queremos saber que valor é, que tamanho é. Tenho fé que a gente vai resolver isso”.

VLT

Ao comentar a questão envolvendo a ponte, Jerônimo também se recordou das tratativas envolvendo o VLT. Ele lembrou que não havia percebido andamentos na obra, e foi realizada uma nova licitação.

“Ontem, inclusive, nós assinamos, perante o TCU, assinamos um acordo de compras dos trens, possivelmente uma parte de trilhos, para que a gente possa ganhar tempo. Para quando os trilhos estiverem instalados, se a gente fosse licitar novos trens, seriam mais dois, três anos. Nós já temos os trens, com fé em Deus, ano que vem aqui. Então nós ganhamos tempo, economizamos, acompanhado pelo TCU, pelo TCE, pelas procuradorias gerais de estado, do Mato Grosso e da Bahia. E o TCU subscrevendo tudo”.

Confira a declaração na íntegra:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

Leia também:

Isaac alimenta desejo de ser pré-candidato da base de Jerônimo em Juazeiro

Jerônimo revela conversa com Lula para “trazer o governo brasileiro para a Bahia” no 2 de Julho

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para o governo em 2026 -
Política 09/02/2025 às 19:40

Rogério Carvalho defende Haddad e aponta desafios para o governo em 2026

Líder do PT no Senado destaca a importância das conquistas econômicas, minimiza críticas ao ministro da Fazenda e alerta sobre preparação para cenário eleitoral futuro


Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza -
Internacional 09/02/2025 às 18:50

Hamas anuncia retirada do exército Israelense do corredor Netzarim em Gaza

Em meio à trégua frágil, movimento islamita retira tropas de região estratégica e facilita circulação de civis


Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU -
Internacional 09/02/2025 às 18:00

Entenda papel do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Órgão enfrenta desafios com saída dos EUA e Israel, mas continua com sua missão global


Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão -
Coluna Ohh! 09/02/2025 às 17:10

Ex-apresentadora da GloboNews, Cecilia Flesch revela salário e detalhes de sua demissão

Em entrevista recente, jornalista compartilha bastidores da sua trajetória na TV e o que levou ao fim de sua longa carreira de mais de 10 anos na GloboNews


Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados -
Internacional 09/02/2025 às 16:20

Terremoto de magnitude 7,6 atinge o mar do Caribe; alertas para tsunami foram cancelados

Tremor causou preocupações, mas alertas de tsunami foram cancelados nas regiões afetadas, incluindo Porto Rico e República Dominicana


Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes -
Política 09/02/2025 às 15:30

Governo do Estado regulamenta uso de celulares nas escolas estaduais com novas diretrizes

Medida busca equilibrar tecnologia e aprendizado para melhorar a concentração dos alunos


Falha no motor está entre principais causas de acidentes aéreos no Brasil -
Cidades 09/02/2025 às 14:40

Falha no motor está entre principais causas de acidentes aéreos no Brasil

Dados do Cenipa revelam que Brasil registrou, desde 2015, 1.580 acidentes aéreos


BBB 25: Novo paredão será formado neste domingo (9/2); Confira como ocorrerá e quem está na mira -
BBB 25 09/02/2025 às 13:50

BBB 25: Novo paredão será formado neste domingo (9/2); Confira como ocorrerá e quem está na mira

Líder de semana, João Gabriel define Aline como seu alvo, e casa conversa sobre votar em Diogo Almeida


‘Ainda Estou Aqui’ vence o Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol -
Cultura 09/02/2025 às 13:00

‘Ainda Estou Aqui’ vence o Prêmio Goya, o Oscar do cinema espanhol

Longa de Walter Salles conquista a categoria de Melhor Filme Ibero-americano, tornando-se a primeira produção brasileira a vencer a premiação


Haja hit: Artistas disputam preferência do público e o título de música do Carnaval 2025 -
Carnaval 09/02/2025 às 12:10

Haja hit: Artistas disputam preferência do público e o título de música do Carnaval 2025

Já sabe o que promete bombar nas ruas de Salvador? Confira as apostas de Léo Santana, Ivete, Daniela e Claudia Leitte