Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Evento acontece, na próxima segunda-feira (27), na sede da Apae, no bairro Pituba
Salvador será palco, na próxima segunda-feira (27), do I Encontro de Capacitação dos Coordenadores e Professores do programa TEAtivo, que se estende até a quarta-feira (29). O evento, promovido pela Apae Brasil em parceria com o Ministério do Esporte (ME), será realizado na sede da instituição no bairro Pituba. O objetivo central da capacitação é aprimorar as práticas esportivas voltadas a crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista (TEA), oferecendo um ambiente inclusivo e de desenvolvimento integral.
TEAtivo: um programa transformador
O programa TEAtivo é uma iniciativa do Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Paradesporto (SNPAR), em parceria com a Apae Brasil. Seu principal propósito é democratizar o acesso ao esporte, à atividade física e ao lazer para crianças e adolescentes com TEA, contribuindo para seu desenvolvimento global e inclusão social.
Atualmente em andamento na Região Nordeste, o TEAtivo conta com núcleos em cidades como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e outras capitais nordestinas. O projeto atende jovens de 6 a 18 anos, garantindo que pelo menos metade dos beneficiados seja composta por meninas, promovendo igualdade de acesso ao esporte.
Modalidades e impacto no desenvolvimento
As atividades do TEAtivo incluem modalidades como atletismo, capoeira, futebol e natação, todas adaptadas para atender às necessidades específicas dos participantes. As práticas esportivas não apenas trabalham habilidades psicomotoras e cognitivas, mas também fomentam a socialização, a autonomia e a autoestima dos jovens com TEA.
De acordo com Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador, o impacto dessas atividades vai além do esporte. “As práticas esportivas e lúdicas do Projeto TEAtivo são planejadas para promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes com TEA, focando nos aspectos psicomotores, socioemocionais e cognitivos que estimulam a socialização, a afetividade, a autonomia e a regulação de seus corpos. Além disso, as atividades visam fortalecer laços afetivos e promover a comunicação e a interação social desses beneficiários com a comunidade”, afirmou.
Importância da capacitação
O encontro em Salvador reunirá coordenadores e professores das Apaes que participam do programa na Região Nordeste. Durante os três dias de evento, os profissionais passarão por treinamentos especializados para desenvolver métodos mais eficazes no atendimento a pessoas com TEA. A capacitação abordará técnicas específicas para adaptar modalidades esportivas às características de cada indivíduo, além de promover ações que contribuam para o fortalecimento de políticas paradesportivas no Brasil.
Entre os participantes confirmados estão Jarbas Feldner de Barros, presidente da Apae Brasil, Fabio Araújo, secretário nacional de Paradesporto, e lideranças regionais e nacionais do movimento apaeano.
Um cenário desafiador
Apesar da relevância do esporte como ferramenta de inclusão, dados do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva, da UFPR, mostram que 75,38% dos municípios brasileiros não oferecem programas esportivos voltados a pessoas com deficiência. Nesse contexto, o TEAtivo se apresenta como uma iniciativa para suprir essa lacuna e assegurar os direitos de pessoas com TEA.
Salvador emite 9 mil carteiras para pessoas com TEA
Desde junho de 2023, a Prefeitura de Salvador já emitiu mais de 9 mil Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal de Promoção Social (Sempre), busca facilitar o acesso de pessoas com autismo a serviços públicos e privados, promovendo inclusão e respeito, conforme a Lei Romeo Mion (13.977/2020). O documento, gratuito e válido em todo o Brasil, ajuda na identificação de pessoas com TEA, principalmente aquelas sem características visíveis do transtorno. Acompanhe a programação através do guia do evento.
Serviço
O quê: I Encontro de Capacitação dos Coordenadores e Professores do programa TEAtivo
Onde: Rua Rio Grande do Sul, 545, Pituba, Salvador (BA)
Quando: 27 a 29 de janeiro de 2024, a partir das 8h
Mais Lidas
Cidades
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Bahia estreia com goleada sobre Sampaio Corrêa na Copa do Nordeste
Inscrições para Prouni 2025 começam nesta sexta-feira
Últimas Notícias
Semana do BBB 25 traz Big Fone e paredão triplo com contragolpe
Tadeu Schmidt detalha regras da segunda semana, com imunidade e tensão na casa mais vigiada do Brasil
Oposição estuda pedir impeachment de Lula após irregularidade no ‘Pé-de-Meia’
Parlamentares acusam o governo de cometer também crime de responsabilidade
Noite da Aclamação celebra Gilberto Gil com participação de Rachel Reis e grandes nomes da música
Evento contará com show da banda Timbalada, além de participações especiais de Rachel, Margareth Menezes e Ivete Sangalo
Prefeitura de Salvador anuncia reativação de linhas de ônibus suspensas por integração com metrô
Semob sinalizou que vem realizando estudos para reativar linhas de ônibus com horários reduzidos, observando a adesão dos usuários
Jerônimo Rodrigues critica Coelba e diz que empresa é ‘freio no desenvolvimento’ da Bahia
Apesar de a renovação ser uma decisão que cabe à União, o governador revelou que demonstrou sua insatisfação ao presidente Lula com o serviço prestado na Bahia
MDB da Bahia declara apoio à reeleição de Adolfo Menezes na AL-BA
Decisão foi firmada após reuniões da Executiva Estadual do partido e diálogos com os deputados da legenda
Lavagem do Beco promete agitar Itaparica com tradição, música e cultura
Festa popular celebra tradição e aquece clima de carnaval na ilha com cortejo, lavagem simbólica e shows neste sábado
Presidente do México elogia Lula e fala sobre fortalecer laços com Brasil
Claudia Sheinbaum destaca cooperação bilateral e organizações regionais em conversa com petista
Academia Salvador: projeto gratuito beneficia quase 20 mil pessoas
Com 14 unidades em operação, iniciativa promove saúde e bem-estar com exercícios orientados e acessíveis para soteropolitanos
Capacitação em Salvador fortalece inclusão de jovens com TEA no esporte
Evento acontece, na próxima segunda-feira (27), na sede da Apae, no bairro Pituba